Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 5 de julho de 2012

    Quanto as empresas de telefonia pagam em dividendos?

    Na semana passada eu iniciei uma série de post's informando aos leitores do blog quanto alguns setores da economia pagam em dividendos. O primeiro setor foi o financeiro e você pode ler esta matéria clicando aqui. Nesta semana, falaremos do setor de telefonia móvel e fixa.






    O setor de telefonia é considerado um bom pagador de dividendos. Quando comparamos com outros setores - como as elétricas - seu desempenho fica abaixo do esperado, mas mesmo assim para aqueles que querem diversificar a carteira não deixa de ser uma boa opção. Não são muitas as empresas listadas na bolsa, mas os grandes do mercado estão lá.


    Movimentado por recentes alterações societárias as chamadas "telefônicas" se beneficiam do aumento do poder de compra da população que cada vez mais compra aparelhos sofisticados (que não é uma fonte de renda das operadoras) e gasta com serviços como internet 3G, planos pós-pagos etc. (estes sim fontes de renda) gerando excelentes resultados financeiros.

    Apesar de regulado, o setor pode perder um pouco no futuro pela acirrada concorrência entre as empresas. Basta lembrarmos o preço que era pago há muito pouco tempo para se ter a internet 3G em um celular: era um absurdo e poucos tinham acesso. Já hoje em dia por apenas R$ 0,50 ao dia (olha a jogada de marketing!) muita gente tem acesso a essa tecnologia e é comum ver as pessoas no ônibus acessando a internet. Não que isso seja ruim: é muito bom para o consumidor pois a concorrência diminui os preços e melhora os serviços (ou pelo menos era para ser assim). Porém ocorre também uma diminuição nas margens operacionais. Com a diminuição do preço dos serviços o número de assinantes tende a aumentar o que pode diminuir os efeitos desta possível diminuição das margens.

    Abaixo preparei uma tabela com algumas empresas do setor e seus dados fundamentalistas:

    * Dados de 05/07/2012

    Eu particularmente não invisto em nenhuma destas empresas. E você amigo leitor, investe em alguma empresa de telefonia? Qual sua visão do setor?

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    15 comentários:

    1. Ainda não tenho...
      Por enquanto só tenho bbas e elpl4, mas tenho interesse de fazer um mix, comprar uma eter, elet..
      Inté

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Muito obrigado por sua participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Eu tenho interesse na Oi... mas acho que as empresas de Tele tem um PL muito alto.

      Seria mais para diverificar mesmo.

      [ ]'

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! Concordo com você. A unica que estaria viável (pensando em dividendos) seria a Oi mesmo. Muito obrigado por sua participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Respostas
      1. Olá Anônimo! Muito obrigado por sua participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir
    4. Montei minha carteira em fev/12 e investi em OIBR4 (à época BRTO4), mas apostando na fusão administrativa de BRTO, TNLP, TNCP e TMAR para a redução de custos operacionais.

      Uma das metas da Oi é a de manter o DY na casa dos 10% e se tornar mais atraente para os investidores, além de mudanças nos pacotes ofertados, etc.. etc...

      Para quem ainda está em dúvida, os resultados do 2T2012 saem dia 31/07 e este período é muito importante para verificar (confirmar) se realmente receita e margens estão subindo.

      Quem comprou o papel em maio a 7,20 pegou uma ótima promoção, pois já está a 9,40.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano! Como escrevi acima a Oi parece ser a mais viável para diversificar com "telefônicas". Muito obrigado por sua participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir
      2. Agora eu estou no fluxo inverso: Preciso diversificar minha carteira com outro setor e, concerteza será uma da carteira Rico Por Acaso. Só não sei qual ainda.

        Ainda mais porque meu aporte é na casa de 300 ao mês e precisaria guardar por 7 meses até conseguir comprar um lotinho de ELPL ou PETR... e eu não gostaria de mexer com fracionário.

        Excluir
      3. Olá Adriano! É isso ai, mantenha sua estratégia e o foco que os resultados aparecerão! Um grande abraço!

        Excluir
    5. O que vocês acham da VIVT4. Ela parece ter bons dividendos e não foge muito do P/L da Oi. Obrigado - Mateus.

      ResponderExcluir
    6. RPA,

      Desculpa estar fugindo do foco deste post, mas me dá uma dica... estou querendo reforçar minha carteira no setor bancário. Atualmente só tenho BBAS3, mas gostaria de ter outro banco.

      Andei dando uma olhada e me interessei por Banrisul, mas foi só uma olhada por alto mesmo.

      Então me fala: se você tivesse que investir em alguma empresa do setor bancário que não fosse BBAS3, em qual você investiria? Banrisul poderia ser uma possibilidade?

      Atenciosamente e Obrigado!

      Bruno

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bruno! No momento não investiria em nenhum outro banco a não ser o Banco do Brasil, visto estar em minha carteira. Um grande abraço!

        Excluir
    7. Rafael,

      Você deu uma lida na política de dividendos que Oi pretende implantar até 2015?

      Comecei a acompanhar OIBR4. Não dá pra esperar ela começar a pagar altos dividendos pra começar a comprar. Aí vem a mandada toda e o papel dispara.

      Nem cogita comprar?

      Abs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme! Sim já li a proposta de dividendos e você está certo quando menciona o "efeito manada". Porém, particularmente, no momento pretendo focar apenas nas seis ações que atualmente tenho em carteira. Um grande abraço!

        Excluir