Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 11 de junho de 2012

    As maiores pagadoras de dividendos em 2012 (até o momento!)

    Como já estamos no meio do ano e muitas empresas já pagaram pelo menos a primeira parcela de seus dividendos para o ano de 2012, podemos ter uma noção das empresas que estão com as maiores dividend yield (DY) na bolsa.

    Como já era de se esperar a lista é composta em sua grande maioria por empresas concessionárias tanto de energia elétrica como de telefonia. O destaque fica com a VALE5 (que atua em um setor que demanda grandes investimentos e geralmente paga dividendos intermediários) que devido à grande queda do valor de suas ações acabou por registrar um DY atraente.

    Devido à queda expressiva da bolsa de valores brasileira podemos ver grandes revistas e portais da internet que tratam de investimentos direcionar grande espaço para a análise de empresas tradicionalmente boas pagadoras de dividendos. Além disso, muitas corretoras tem realizado a composição de suas carteiras recomendadas baseadas em dividendos. Como já sabemos este é um movimento natural e que visa proteger o patrimônio dos investidores pois enquanto as blue-chips sofrem bastante com as crises, as boas pagadoras de dividendos - principalmente aquelas relacionadas com serviços em concessão - muitas vezes se valorizam e se caem, perdem pouco.

    Segue a lista das maiores pagadoras de dividendos até o mês de junho de 2012:



    Fonte: Infomoney - Proventos (http://www.infomoney.com.br/proventos)

    Ainda temos o segundo semestre pela frente e muitas empresas que pagam dividendos semestrais ou mesmo trimestrais irão fazer outras distribuições, o que até o final do ano podem gerar grandes mudanças nesta lista. De qualquer maneira, fica a dica!

    Um grande abraço e uma excelente semana à todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    15 comentários:

    1. Caro Rafael!
      É bom ficar antenado com as maiores pagadoras de dividendos. O que acha de, no futuro, aumentar a lista para as 15 ou 20 maiores pagadoras de dividendos? Estou abusando, né - rs.
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Vou preparar uma lista maior e com um acompanhamento diferenciado para os próximos post's! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Ola Rafael, o que acha da Monark BMKS3 ?
      Abraço
      Mávia

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Mávia! Sinceramente não acompanho este papel e não posso dar uma opinião concreta sobre o mesmo. Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
      2. ON não tem liquidez, PN não tem Tag Along e o Free Float é de apenas 11%. Esquece esta empresa!

        Excluir
    3. RPA,

      Gostaria de dar um opinião acerca de investimentos pensando em dividendos.

      Acho que é público e notório a grande diferença entre o DY das empresas do setor elétrico em relação às demais.

      Entretanto, é necessário procuremos e até mesmo abramos mão de um dividendo maior em prol da diversificação e menor exposição ao risco.

      Em minha carteira de investimento, vou procurar colocar no máximo 30% da grana no setor elétrico e garimpar empresas de outros setores os mais diversos possível para pulverizar os riscos.

      É sempre bom lembrar que todas as nossas análises são meramente suposições ou crenças. Não custa lembrar que, nenhum indicador fundamentalista apontou que o Banco Panamericano ia ter o rombo que teve. A sorte é que o BTG Pactual comprou.

      Por isso, diversificar é necessário. Da mesma forma que não é legal colocarmos todos os nosso suados dinheiros em uma mesma empresa, creio que devamos pensar desta forma também no que tange ao setor da economia. Portanto, não devemos colocar todo o dinheiro ou a grande maioria dele em um mesmo setor da economia. Se o setor entrar em crise, a sua carteira toda entra também.

      Bom... foi só uma opinião. Obrigado por nos dar este espaço.

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alfredo! Primeiramente muito obrigado pelo seu comentário. Muito pertinente e lúcido. Também compartilho de suas idéias. Acredito que nossa carteira não deve ser alocada somente em empresas do setor elétrico. Muito pelo contrário, acho que deve haver um balanceamento entre empresas de diversos setores mesmo que tenham um DY mais baixo. Também acho importante termos empresas para crescimento em valor. Diversificar realmente é muito necessário. Só não concordo muito quando falamos em pequeno investidor ter 20-30 empresas em uma carteira. Acredito que até 12 empresas seja o ideal. Ter muitas empresas se torna difícil acompanhar além de diluir muito o resultado. Diversificar demais é mais seguro mas o resultado ao meu ver é muito diluído. Um grande abraço e muito obrigado por expor sua opinião. Apareça sempre!

        Excluir
      2. Têm toda razão amigo. Tenho váááááários milhares de reis presos pela desvalorização do ELPL4. Mas sou jovem e então terei de esperar e muito!

        Excluir
    4. RPA,

      o que vc acha do ETF DIVO11?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Os ETF's (e o DIVO11 está incluído nesta categoria) são muito bons para diversificar a carteira e para quem não tem tempo de acompanhar o mercado. Particularmente não uso, mas tem tido bons resultados ultimamente. Um grande abraço!

        Excluir
    5. boa noite,
      vale apena pegar emprestimo para montar uma carteira de ação?
      parabens pelo site
      abçs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Depende muito João. Pela pergunta qualquer pessoa responderia "NÂO" o calculo que você deve fazer é, Os juros ganho na bolsa vão superar os juros perdido para o banco? mais iformação me conta no traderfinanceiro
        Bom post Alfredo, podemos conversar?

        Excluir
      2. Olá João! O amigo "Anônimo" acima escreveu bem. A principio não vale a pena pegar um empréstimo para investir. Porém, em casos como o da crise de 2008 quem investiu um bom dinheiro em empresas boas que estavam descontadas pode ter tido um excelente resultado nos anos seguintes. O grande problema é comprar bem e saber quando comprar. Um erro qualquer e se perde dinheiro facilmente. Assim, pegar dinheiro emprestado para investir pode ser uma grande jogada em épocas de crises mas EXTREMAMENTE arriscado e eu geralmente não recomendo. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Boa tarde amigo!
      Excelente o seu blog, parabens pela iniciativa!

      Ja possuo papeis de algumas empresas do setor eletrico na minha carteira de dividendos, mas estou querendo diversificar. O que acha da Eternit e Whirlpool ?

      Obrigado.
      Grande abraco!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Anônimo"! Tenho especial "apreço" pela Eternit que inclusive adicionei ao meu portfólio em junho. Um grande abraço e obrigado por seu comentário!

        Excluir