Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

    Pergunta do leitor: vale a pena investir em fundos de dividendos?



    Nosso terceiro post relacionado às perguntas dos leitores traz a seguinte pergunta: vale a pena investir em fundos de dividendos?


    A primeira coisa para se entender neste caso é algo óbvio mas não menos importante: os fundos de dividendos são iguais aos outros fundos, possuindo gestores, cotas, risco, taxas de manutenção e sobre os ganhos, se diferenciando dos outros fundos apenas por focar seus investimentos em empresas boas pagadoras de dividendos que são aquelas que tem bom DY, geram fluxo constante de caixa, estando portanto consolidadas no mercado. Geralmente essas empresas são geradoras e distribuidoras de energia elétrica (como Eletropaulo, Cemig, Coelce, Equatorial etc.), telefônicas (Vivo) e atualmente até alguns bancos (como o Banco do Brasil por exemplo) e siderúrgicas.

    Como escrevi acima, estes fundos funcionam através de cotas e os dividendos geralmente são re-investidos porém, devido a grande procura já surgem alguns fundos que depositam os dividendos relativos a sua cota diretamente na conta do investidor, geralmente de forma trimestral o que eu acho algo bem legal, funcionando algo como um salário.

    Porém deve-se atentar que tais fundos possuem taxas que muitas vezes podem corroer boa parte da rentabilidade do investidor. Por isso, particularmente acredito que os fundos são mais indicados para aqueles investidores que não possuem um minimo de tempo para estudar e acompanhar regularmente o mercado. Além disso apesar de possuírem gestores especializados os fundos também tem riscos e estes devem ser observados.

    Por lei os fundos devem divulgar a composição de sua carteira (geralmente disponível no prospecto do fundo). Deste modo se você gostou de algum portifólio, você pode "copiar" a composição do fundo e formar sua carteira diretamente no homebroker fugindo das taxas de manutenção e sobre o ganho do fundo, podendo assim maximizar os ganhos. 

    Para finalizar, vale lembrar que como todo investimento em ações o investimento em fundos de dividendos deve ser planejado para o longo prazo.

    E você leitor, investe em fundos de dividendos? Conte para nós sua experiencia!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net

    O livro do blog Rico por Acaso - Viver de dividendos é possível!

    O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    15 comentários:

    1. Primeiramente parabens pelo blog! Otimo nivel!
      Sempre fui averso a analise fundamentalista ,opero no mercado de forex a pouco tempo mas tenho um bom conhecimento na analise tecnica.
      Porem estou comecando a me interessar , e pretendo iniciar uma carteia visando a aposentadoria. Tenho 25 anos , e com a ajuda de Deus , quero fazer aportes mensais de pelo menos 4 mil reais durante 10 anos , em empresas com bom fundamento e um DY "alto/crescente" .
      Tenho varias perguntas sobre o assunto , se vcs amigos puderem me ajudar.
      1) Como checo os fundamentos da empresa? Nos sites fundamentus.com.br e guiainvest.com , ate se acha alguma coisa mas nao vao tipo 3 ou 5 anos atras. POr ex , L/P , PE , DY...seria interessante ver nao somente dos ultimos 12 mess.Principalmente o crescimento dos lucros e dividendos.
      2)A ELPL4 esta pagando/pagou base de 20% ao ano em dividendos. Isso eh algo fora do comum ? Eh algo sustentavel ao longo por ex de 10 anos? Sei que nao se pode levar em conta o passado e tal...mas tbm nao queria investir em empresas ( visando dividendos ) e essas me pagarem 6% ao ano. Ficaria na poupanca...rs
      3)Mesmo visando o longo prazo ( 10 anos ) ...seria inteligente unir a analise tecnica na minha carteira ? Especialmente na hora de vender em topos ... ( pergunto por causa que muitos nao vendem...veem sua acoes despencarem 30% ...por medo de pagarem 15% de IR sobre o lucro. Eu acho que ate hj nao entendi esse conceito..rs
      5)Se o setor de eletricas / telefonia pagam dividendos tao altos ...pq nao investir soh nelas ? Se meu foco eh dividendos , pq investir em um Banco do Brasil da vida ...( por ex ) que paga +/- 6% apenas ?

      Me perdoem pelo post um tanto qto extenso.
      Apenas quero aprender com vcs , e quem sabe de alguma forma poder contribuir.

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anderson! Primeiramente muito obrigado por sua contribuição com o blog! Seus questionamentos com certeza irão ajudar a muitos investidores. Vamos por partes:

        1.Realmente é muito difícil encontrar dados fundamentalistas referentes a um período maior que 12 meses. Acabamos ficando dependentes de estudos particulares. Recomendo fortemente este estudo do Instituto Nacional dos Investidores (http://blogdoini2011.wordpress.com/2011/10/07/indices-precolucro-e-dividend-yield-atualizados-ate-04102011/)

        2.Em relação à Eletropaulo acredito que esta distribuição de dividendos na faixa de 20% não é sustentável para os próximos 2 anos, devido à toda aquela novela da revisão tarifária já conhecida de todos. Mesmo assim entendo que do DY não deve chegar aos 6%, mas ficar em aproximadamente 10%. Ademais, acho que uma diminuição no DY pode ser benéfica pois pode diminuir momentaneamente o interesse de muitos investidores pelo papel o que pode diminuir o preço e abrir uma janela interessante de compra.

        3.Utilizar a análise técnica eu não vejo problemas, principalmente para detectar um melhor ponto de entrada no papel. Mas mesmo assim, não uso e não vendo meus papéis, somente se eles perderem em algum momento os fundamentos ou ficarem com um DY muito abaixo do esperado.

        4.Existem diversos investidores que só tem boas pagadoras de dividendos na carteira e eu acho válido. Tenho em minha carteira Vale e Banco do Brasil visto que o cenário no ano passado estava muito propício para a compra visando dividendos e valorização. Quando estes papéis estiverem com P/L e/ou DY fora da minha estratégia posso pensar em vende-los para investir nas outras boas pagadoras de dividendos como posso mantê-los também e voltar a comprar somente quando as características para compra estiverem de acordo com minha estratégia. Mas mesmo assim minha carteira esta alocada 60% em boas pagadoras de dividendos. Acho que em certas épocas balancear um pouco a carteira com papéis para valorização/dividendos não faz mal a ninguém.

        Um grande abraço e mais uma vez obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
    2. Ola amigo,
      O que acha da compra de CTSA3 para 10 anos. Preço muito baixo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Camaleão, olhando BEM por cima a empresa parece ter bons fundamentos, mas sinceramente não posso lhe falar nada sobre possibilidades de crescimento principalmente no setor de tecidos. Além disso se formos pensar em investimento em dividendos esta ação não é para isso. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Boa tarde amigos, tenho acompanhado o blog desde o inicio do ano e dou os parabéns pelo ótimo trabalho, esta me auxiliando a clarear muitos pontos, vamos a mais uma traca de idéias.

      Estou iniciando no mercado de ações e pretendo manter 80% em dividendos e 20% para valorização, estou de olho na ELPL4, porém o preço esta muito alto e se elevando hj qse quebrando ponto de alta na casa dos 37,00. Qual a opinião sobre a compra? na data EX, esperar queda de preços ou ir comprando e mantendo e com o tempo caso caia o preço ir baixando o meu PM?

      Eu entendo que embora o DY e o preço das ações da Eletropaulo venham a cair em cerca de 2 anos, temos que ver que se trata de uma empresa estatal e do ramo de energia, ou seja lucro reinvestidos na própria empresa eu entendo que são memores, sobrando mais $$ para se dividir os lucros e energia dificilmente vai deixar de ser utilizada.

      Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gustavo! Obrigado por sua contribuição com o blog! Eu particularmente sou da opinião de comprar sempre para formar um preço médio. É claro que uma empresa com P/L de 20 por exemplo não vai se enquadrar nesta linha de pensamento pois esta efetivamente cara. Porém enquanto a ELPL4 manter um P/L em torno de 5-8 não vejo problemas em continuar os aportes. Lógico que para manter tal P/L o preço deve acompanhar os lucros, ou seja, a distribuição de dividendos deve ser relativamente boa, não necessariamente os 20% que estamos "acostumados" rsrsrs. Em relação a destinação dos lucros, por ser uma empresa já estabelecida a distribuição dos lucros da Eletropaulo é maior, ao contrario da Petrobras que demanda maiores investimentos apesar de ninguém também viver sem petroleo. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Muito obrigado pela resposta anterior !!

      Vc disse que nao utiliza a analise tecninca para entrar/sair nas suas posicoes. Porem seria interessante se fazer uma analise/estudo a LONGO prazo , entre essas duas variaveis: Da pessoa que nao vende suas acoes em momentos de queda , para nao ter que arcar com os 15% do IR , ou o contrario , vendendo as acoes no "topo" ( pq topo eh algo subjetivo ) , pagando os 15% , e recomprando as acoes em um preco inferior. Levando em consideracao , que no caso seria utilizados graficos diarios e/ou semanais , ou seja , eu nao iria ficar vendendo e comprando toda hora. Mas por exemplo a queda de 2008..se eu vesse um baita candle de baixa em um grafico semanal ou mensal ..e nao vender...sendo que poderia realizar meu lucro e recomprar elas mais baratas...
      Sei que isso deve se enquadrar no MEU estilo..e por se haver estilos diferentes eh que se existe MERCADO...caso contrarios nem mercado de sardinhas existiriam. Porem em questao de RENTABILIDADE seria legal se existisse algum estudo feito sobre isso...pagar o IR ou nao e aguentar a queda.

      2)Uma segunda pergunta se me permite , rs , vamos supor que eu escolha a opcao de se comprar e vender ...algo nada mto frequente com disse antes...se baseando em graficos semanais ou mensais...entao um ou outro trade a cada tres meses...pra facilitar o exemplo. Ate que ponto isso me prejudicaria no recebimento de dividendos ? Parece que existe uma data EX dividendo ou coisa assim ...eu estando comprado nessa acao ateh essa data eh o q me importa?

      Obrigado e desculpa pelo extenso post novamente!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anderson! Realmente um estudo baseado nestas duas visões (permanência em carteira e/ou vendas) seria interessante. Em relação a data "ex-dividendos" é isso mesmo que você escreveu, quem possuir ações até esta data tem direito aos dividendos mesmo se vender as ações no dia posterior à esta data e é exatamente isso que muitos fazem, as ações sobem - por exemplo - pela expectativa de bons dividendos, muitos compram, o investidor garante os dividendos e no próximo dia útil à data ex-dividendos vende os papeis e muitas vezes ainda realiza lucro. Um grande abraço e uma excelente semana!

        Excluir
    5. Caro Rafael,
      Em princípio pensei em aplicar em um fundo de índice focado em dividendos (idiv), mas duas coisas me desanimaram:
      1. A taxa de administração, como você mesmo disse, que apesar de ser baixa nesse fundo eu mesmo poderia criar uma carteira com as mesmas ações listadas nele.
      2. O incentivo fiscal. Teria que pagar 15% de imposto de renda sobre o lucro independente de quanto resgatasse no mês. Se aplicasse por conta própria poderia sacar até R$ 20 mil e ficaria isento.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente Enteu, os fundos não deixam de ser importantes, mas o são principalmente para aqueles que não tem o mínimo de tempo disponível para acompanhar o mercado e montar uma carteira. Se você tiver tempo, estude e monte sua própria carteira. Um grande abraço e obrigado pela participação no blog!

        Excluir
    6. Bom dia Rafael, sigo novamente com outra duvida.
      Em relação a recebimento de dividendos, caso eu compre ou mantenha as ações na data "com" e as venda no dia seguinte, data "Ex" eu irei receber normalmente os dividendos? ou devo guardar as ações até a data de pagamento propriamente dita?
      Não sei se este assunto foi abordado em outro tópico, tentei achá-lo em seu blog mas não encontrei, sorry caso esteja solicitando que o mesmo assunto seja repetido.


      Thx!!

      Abraço e um ótimo fds

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Gustavo, este assunto foi tratado no seguinte post: http://www.ricoporacaso.com/2012/01/pergunta-do-leitor-comprar-acoes-apos.html. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Thx!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Excluir
    7. Gustavo,

      http://www.ricoporacaso.com/2012/01/pergunta-do-leitor-comprar-acoes-apos.html

      ResponderExcluir