Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

    Leitura recomendada: Faça fortuna com ações antes que seja tarde

    Hoje o blog Rico por Acaso traz mais uma dica de leitura: o livro "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" do jornalista e investidor Décio Bazin. Eu já falei bastante deste livro no blog, mas só agora me senti confortável para escrever sobre ele. São idéias simples, mas que se bem aplicadas podem levar ao sucesso financeiro na Bolsa de Valores. Vamos à resenha!

    Sabe aquele livro que você termina de ler e pensa: porque eu não havia pensado nisso antes? E ainda fica aquela sensação de agradecimento ao autor?

    O livro "Faça fortuna com ações antes que seja tarde" é um desses livros e no meu caso também foi um divisor de águas. Escrito pelo jornalista e investidor Décio Bazin (que foi durante muito tempo colunista do jornal Gazeta Mercantil) traz de forma clara e muito didática o conceito de que o "investimento vale pela remuneração que ele traz". Se não ficou claro, o autor nos ensina que a ação tem seu valor pelo retorno em dividendos que ela traz e diz que comprar empresas que não remuneram bem o investidor é investir através de especulação. Seria o mesmo que comprar um imóvel que não remunera um aluguel justo. Para Décio como sócios (mesmo que minoritários) da empresa em que estamos investindo temos o direito de receber uma remuneração justa pelo investimento. E é deste conceito que surgiu o investimento em dividendos em que muitos de nós nos dedicamos hoje. Ele não foi inventado pelo autor, mas foi "traduzido" de forma objetiva ao leitor.

    Além disso o livro é bem divertido pois mostra toda a experiência do autor no mercado de capitais e as "figuras" que ele encontrava e tinha contato na Bolsa tanto de São Paulo como da extinta Bolsa do Rio  de Janeiro.

    O autor, Décio Bazin infelizmente já faleceu (segundo minhas pesquisas na internet, me corrijam se eu estiver errado!) mas o livro ainda hoje é muito comentado e gera muitas discussões, inclusive sendo citado como um dos achados do mega investidor Lirio Parisotto que até hoje em suas palestras  e em seus investimentos privilegia o famoso "faz me rir", ou seja, os dividendos pagos ao investidor.

    Ainda assim o livro é um pouco criticado por conter alguns dados que hoje não são mais aplicáveis (e isso é verdade pois os tempos são outros) mas que em nada tiram o brilhantismo da ideia central do livro. 

    Além disso o apêndice traz uma das explicações mais simples e fáceis sobre o mercado de opções (que o autor não gostava, mas não poderia deixar de explicar). 

    Para finalizar trago alguns alertas preciosos do autor que o leitor se depara logo nas primeiras páginas do livro: 

    "- Preços não sobem nem descem na bolsa de valores
    - Na bolsa, como no amor, é melhor esquecer os maus momentos
    - Ter dinheiro e perdê-lo é pior do que nunca tê-lo tido
    - Há duas coisas que incomodam na bolsa: os prejuízos da gente e os lucros dos outros
    - O futuro recompensa os que têm paciência com ele"


    LIVRO ALTAMENTE RECOMENDADO!



    E você leitor já teve contato com este livro? O que achou? Deixe sua mensagem!





    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    12 comentários:

    1. Esse é o livro!!!!

      Foi um divisor de águas para mim!
      Quem não leu e investi no longo prazo (dividendos), é quase que uma obrigação ler este livro.
      Parabéns pela resenha!

      Abços

      ITM

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com você ITM, todos devem ler! Uma ótima semana!

        Excluir
    2. Em falar nisso, e a sua carteira de dividendos?
      Abç Rudi

      ResponderExcluir
    3. Olá Rudi, provavelmente no final do mês irei fazer um post para iniciar o acompanhamento de carteira. Um abraço!

      ResponderExcluir
    4. bacana Rafael, a proposito, dentro do que vc esta vendo, tem alguma recomendaçao alem de ELPL4?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudi, ainda eu continuo com as elétricas, como COCE5, CMIG3 e algumas como ETER3 e BBAS3 estão bem interessantes na atual conjuntura. Um abraço!

        Excluir
    5. Esse livro está na minha lista de compras , será o próximo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Com certeza será uma leitura muito importante na sua caminhada como investidor! Um abraço e obrigado pelo comentário!

        Excluir
    6. Adorei o livro. Inclusive, controlo meus investimentos em RV (FII e ações) mediante a planilha de dividendos distribuídos anualmente versus o valor das compras dos respectivos papéis, como indicado na obra.
      Marcelo - SP

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcelo! Obrigado pelo comentário! Para mim é um livro de cabeceira! Um abraço!

        Excluir
    7. O jornalista, professor e acredito investidor Décio Bazin é um porto seguro para quem quer aprender a investir e ter ganho com operações em bolsa.

      É didático e tem profundos conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados.

      Com ele você aprende a ser investidor. Sim! Somente os investidores tem sucesso no mercado.

      Jogador um dia perderá tudo. Por mais que tenha sucesso no curto prazo, a máxima que vale é que o mercado toma tudo aquilo que lhe dá rapidamente.

      No cassino quem ganha é sempre a "Banca".

      Tive sorte! Este livro e as matérias publicas pelo autor na extinta Gazeta Mercantil, e na extinta revista Balanço Financeiro foram a fonte onde fui buscar conhecimento no inicio da minha trajetória.

      Quem tiver a sorte de ler este livro, estará bem encaminhado para trilhar um caminho de sucesso no mundo bolsistico e das finanças.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Roberto! Que bom saber que o livro foi importante para você também! Um grande abraço e obrigado pela participação no blog!

        Excluir