Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 8 de agosto de 2011

    O que é o "Grau de Investimento" (e o que fazer nesta crise)


    Nos últimos dias, seja na televisão, nos jornais ou em qualquer meio de comunicação só se fala no rebaixamento do Grau de Investimento dos Estados Unidos.
    O que é este Grau de Investimento? O que representa? Quais as consequências de um aumento ou rebaixamento de Grau? É isto que iremos ver neste post.


    O Grau de Investimento é uma nota dada a um determinado país por uma agência de crédito. As mais destacadas hoje em dia são: Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's. Através de uma análise da capacidade do país honrar seus títulos de curto e longo prazo essas agências determinam qual se o país irá receber o Grau de Investimento ou o Grau Especulativo, que nada mais é que a segurança que o investidor tem em investir seu dinheiro nos mercados daquela nação. Aqueles países que não possuem o Grau de Investimento, ou seja, não são considerados seguros para se investir ganham são denominados de Grau de Especulativo, posição que até pouco tempo atrás o Brasil ocupava.
    Vamos ao caso mais recente: os Estados Unidos da América possuíam a classificação AAA há mais de 70 anos. Integrava um seleto grupo (que ainda contém Grã-Bretanha, Alemanha, França e Canadá) que são considerados os mais seguros para investimentos. Devido à todo o problema da dívida americana, que ainda por cima, foi parcialmente resolvida após um longo teatro dos congressistas americanos que durou mais de uma semana, os EUA acabaram tendo seu Grau de Investimento rebaixado pela Standard & Poor's. 
    O rebaixamento dos EUA para o Grau de Investimentos AA+, tem certamente uma importância econômica marcante, porém carrega um significado histórico e intrínseco mais profundo, que abala não só uma economia acostumada a mandar nos mercados, mas o mundo inteiro, que infelizmente (ou ainda) depende da economia americana.
    Os EUA ainda estão situados em um Grau de Investimentos muito acima da grande maioria dos países - inclusive do Brasil - que desponta como potência em meio ao BRIC e está constantemente nas manchetes internacionais, porém ainda sendo classificado pela FitchRatings como Grau de Investimento BBB.
    O rebaixamento ou um aumento na classificação de um país tem grande importância para os mercados internos. Com o rebaixamento dos EUA em plena sexta-feira, após o fechamento dos mercados, era de se esperar uma reação negativa dos mercados, talvez não tão grande como ocorreu nesta segunda-feira, onde o índice Bovespa chegou a cair quase 10%. Quando em 2008 o Brasil ganhou o Grau de Investimento o Índice Bovespa fechou o pregão com uma alta de 6,33%.

    ______________________________________


    (Índice Bovespa atingindo os 47.000 pontos)

    Eu não poderia deixar de escrever algo sobre a situação do mercado, que se agravou nesta semana. A grande pergunta que muitos pequenos investidores estão fazendo hoje é: o que fazer?
    Se você não está precisando do dinheiro investido, o momento é de se acalmar e aguardar. A história mostra que sempre depois de um boom, vem uma queda, que geralmente se reverte para uma nova alta. Isto aconteceu em 2008 e em outras épocas do passado. Vai acontecer de novo? Não sei, mas a história mostra que os mercado tendem sempre a se recuperar.
    Se você se desesperou e vendeu alguns de seus papéis, está é a hora de refletir. Erros acontecem. Eu já vendi na baixa e tomei um fumo. Vários investidores já fizeram isso. E a gente só aprende levando um fumo.
    Se você tem dinheiro para investir, talvez esta seja uma oportunidade de melhorar sua posição em papéis de empresas boas e que estão/estarão em pechincha. Invista aos poucos, pois ninguém sabe quando será o fim do poço.
    * Que fique claro que esta não é uma recomendação de compra ou venda. É apenas minha percepção do mercado. Como escreveu Décio Bazin, o investidor tem que arcar com as consequências de suas próprias escolhas.


    E você leitor, como está sendo seu inicio de semana? Qual sua percepção, seus sentimentos com tudo o que está acontecendo?


    Uma ótima semana para todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net


    LEIA TAMBÉM




    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. É Rafael...a semana está difícil...vamos ver o que vem pela frente! Paty

      ResponderExcluir
    2. @AnônimoA semana só começou Paty! Estamos de olho! ;)

      ResponderExcluir