Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 15 de agosto de 2011

    A proteção das boas pagadoras de dividendos


    Um dos posts mais acessados deste blog e que desde que a crise mundial se agravou tem tido um aumento de procura é este que fala sobre "As maiores pagadoras de dividendos de 2011". Todos sabemos que nas épocas de crise o aumento por esses papéis aumenta muito, e será o estudo deste comportamento de mercado o objeto deste post.

    Já está claro que apesar dos poucos exemplos na literatura financeira, é possível SIM viver de dividendos. Eu já publiquei um post sobre este assunto e você pode acessar aqui. Como escrevi no início do post, em épocas como a que estamos passando, em que a bolsa vem apresentando resultados pouco satisfatórios (até hoje, dia 15/08 já acumula perdas de -22.84%), muito investidores migram seus investimentos para ações que geram bons dividendos.

    Mas porque ocorre este comportamento? 

    Estas empresas, geralmente são representadas por elétricas, empresas de telefonia etc., ou seja, empresas ligadas ao mercado interno, que não dependem da compra de seus mercadorias por outros países. Empresas como Eletropaulo, Coelce, Telesp etc. dependem única e exclusivamente do consumo interno. Apesar de possuírem investidores externos, para manterem suas vendas não necessitam do consumo externo. Além disto, mesmo que a crise se instale em nosso pais, as pessoas não irão parar de usar energia elétrica, ou de telefonar. Podem diminuir o uso, mas não irão parar. Por isso estas empresas sofrem menos com a crise.

    Outro aspecto a ser observado, é que estas empresas já tem sua estrutura montada. A Eletropaulo e a Coelce, já tem suas linhas de transmissão instaladas, portanto os investimentos são feitos apenas para manutenção desta linha.
    O contrário ocorre com empresas como a Vale, que dependem muito da compra de seus produtos por outros países. Com a crise instalada, os investimentos por exemplo em infra-estrutura diminuem, por conseqüência a compra de aço e seus derivados diminui bastante o que pode afetar o balanço da empresa e portanto a cotação de sua ação na Bolsa.

    Como gosto sempre de dar exemplos práticos, enquando a Petrobras e a Vale perderam desde o inicio do ano -23,5% e -17,7% no valor de suas cotações respectivamente, Eletropaulo e Coelce ainda mantém um resultado positivo em suas cotações, apresentando crescimentos de +7,1% e +26,9%, respectivamente. Nada mal não?
    Deve ficar claro, que quando a Bolsa apresenta forte crescimento, esses papéis bons pagadores de dividendos geralmente não apresentam os mesmos ganhos em valor que outros papéis, que podem subir muito mais. Porém, para aqueles investidores que não querem correr tantos riscos na Bolsa e estão focados em dividendos, esse tipo de ação é muito interessante e devem ser observadas por todos.

    * Este post não deve ser interpretado como uma sugestão de compra ou venda, apenas representa a opinião pessoal de seu autor, que é investidor na Eletropaulo.

    Um grande abraço a todos e uma ótima semana!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net




    LEIA TAMBÉM


    Carteira dividendos: vale a pena?
    Como ficar milionário investindo R$ 300,00 ao mês Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    3 comentários:

    1. Otimo post Rafael! Boa semana Uiliam

      ResponderExcluir
    2. estou querendo investir na bolsa, mas queria saber se os dividendos são pagos mensalmente,trimeste..... ou anualmente?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Os dividendos podem ser pagos mensalmente, por trimestre, semestralmente ou mesmo anualmente sendo que a forma de pagamento depende da política de dividendos da empresa. Por exemplo: alguns bancos como o Bradesco, paga dividendos mensalmente. A Eletropaulo paga geralmente a cada semestre, já a Coelce tem por política o pagamento anual. Assim vale a pena dar uma olhada nas proventos pagos nos outros anos da empresa que você deseja investir para assim ter uma idéia da forma que ela distribui os dividendos. Um grande abraço!

        Excluir