Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 1 de agosto de 2011

    Entendendo o aluguel de ações


    Com o IBovespa acumulando uma queda em 2011 de 15,79% (que nem as noticias sobre o acordo da dívida nos EUA consegue segurar) o investidor tende a procurar outras formas de melhorar a rentabilidade de sua carteira, visto que na grande maioria das vezes este não é o momento certo de vender as ações.
    Entre as opções para se melhorar a rentabilidade dos investimentos, temos a diversificação (como alocar uma porcentagem dos investimentos em renda fixa - particularmente no Tesouro Direto) ou começar a alugar suas ações.
    Assim, seria importante que todos conhecessem esta importante ferramente que a Bolsa nos oferece e é isto que iremos apresentar nas próximas linhas.


    O aluguel de ações, de forma simples, seria comparável ao aluguel de uma casa, por exemplo. A casa é sua, porém o inquilino usa, podendo até ganhar dinheiro com ela através da montagem de um negócio próprio, mas você recebe o aluguel pelo uso e a casa continua sendo sua.
    Com o aluguel de ações acontece a mesma coisa. Você cede suas ações para um outro investidor utilizá-la, este investidor depois de um tempo determinado devolve as ações pagando uma taxa pré-determinada como pagamento pelo uso das ações. Porém, apesar do uso, suas ações continuam sendo suas, inclusive os dividendos continuam sendo seus por direito.
    O "tomador", ou seja, aquele que está pegando emprestado as ações, compra as mesmas acreditando na queda. Assim ele vende essas ações e recompra depois mais barato.
    Para aquele que toma emprestado as ações esta é uma operação de alto risco, pois pode acontecer de o papel não cair e ele tem a obrigação de recomprar os papeis mesmo que obtenha prejuízo.
    Já para o "doador", as vantagens são inúmeras. Além de obter maior rentabilidade na carteira - sem que suas ações sejam vendidas - ele possui segurança, pois esta operação é garantida pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), continua recebendo os proventos, bonificações etc., e além do aluguel, ainda recebe 0,05% sobre o valor financeiro do empréstimo.
    Desta maneira, podemos verificar que emprestar ações é uma operação de alto risco, recomendada apenas para quem tem um perfil agressivo de investimentos e muito, mas muito conhecimento do mercado. Por outro lado, o aluguel é ideal para investidores conservadores e que desejam garantir uma maior rentabilidade para seu investimento.
    Geralmente o aluguel é feito através das corretoras e se você ficou interessado, basta entrar em contato com sua corretora e obter maiores informações.

    E você amigo leitor, aluga ou já alugou suas ações?

    Uma ótima semana para todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/


    LEIA TAMBÉM


    Investindo no Tesouro Direto
    Investindo em imóveis Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. Olá Rafael, eu ainda não tinha conhecimento desta ferramenta, vou me informar hoje mesmo com minha corretora! Paty

      ResponderExcluir
    2. Olá Rafael, tudo bem!?
      Gosto muito de sua didática com seus investimentos, seus textos e sei o quanto é difícil agradar a gregos e troianos. Estou sempre acompanhando seus posts.
      Peço humildemente e, sempre que possível, incluir o blog Finanças Forever na sua lista de blogs interessantes, já que o seu sempre esteve na minha lista de blogs que acompanho e recomendo, des do inicio de minhas postagens no meu blog.
      Abraços ao amigo e sucesso!

      ResponderExcluir
    3. @Everton RicardoAmigo Everton, obrigado pelos comentários. Lhe peço sinceras desculpas, pois já devia ter colocado teu blog na lista dos blogs interessantes e acabou passando, mas já está lá! Um grande abraço e sucesso!

      ResponderExcluir
    4. Queda de 15% só ate o mês de agosto!! Está definitivamente aberta a temporada de compra. hehehehe.

      ResponderExcluir
    5. Estamos juntos. Estou enviando recursos pra minha corretora hoje via TED.
      Ficou na dúvida de comprar ETFs ou ações individuais?
      O que vc acha Rafael?
      Nesse momento seria melhor ETFs para aproveitar a média do mercado?, quando voltar a subir.
      Que não sabemos quando vá subir, mas sabermos que sim, que um dia sobe..rsrsrs.
      Abraços!

      ResponderExcluir
    6. @RaphaelEscolhendo empresas com boa governança - e quando o mercado se recuperar - com certeza o investidor irá colher bons frutos.

      ResponderExcluir
    7. @evertonricAmigo Everton, a história do mercado mostra que ele sempre se recupera. Agora, quando irá se recuperar, é a grande incógnita. Eu continuo comprando ações individuais, principalmente das boas pagadoras de dividendos, que estão gerando bons preços para aumentar a participação. Um abraço!

      ResponderExcluir