Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 11 de julho de 2011

    Índice Bovespa: um dos piores do mundo?


    A imprensa tem noticiado nos últimos dias que a bolsa de valores brasileira tem apresentado um dos piores - senão o pior - desempenho dos países ditos desenvolvidos ou em desenvolvimento.
    Países que tem sofrido com problemas econômicos sérios, crises que parecem intermináveis, acumulam até o presente momento um saldo positivo nos seus índices.

    O que justifica este resultado da Bovespa?


    Em diversos tópicos, eu já fiz algumas considerações sobre o atual momento do IBovespa (Bolsa de Valores: o que esperar do segundo semestre / Bolsa em baixa: é hora de encher o carrinho?). Mas os números não mentem (até 11/07/2011):

    • Dow Jones: + 8,02%
    • Nasdaq: +5,64
    • S&P500: 4,92%
    • DAX 30 (Alemanha): 4,57%
    • FTSE 500 (Inglaterra): 0,50%
    • IBEX 35 (Espanha): -1,91%
    • NIKKEY225: -1,56%
    • SHANGHAI: -0,19%
    • IBovespa: -13,10%
    Podemos observar que países extremamente afetados pela crise européia, como a Espanha acumularam até o presente momento pequena queda, quase empatando os ganhos/perdas. O próprio índice Nikkey, até o inicio da semana, somava um resultado positivo, mesmo com toda a repercussão financeira dos desastres relacionados aos tsunami, a diminuição da produção industrial etc.
    Esses números são realmente incompreensíveis para o investidor, visto que apesar de toda a crise mundial, só se observa na mídia a exaltação da pujança financeira do Brasil, repercutindo aos quatro ventos que o país ainda deve manter um ritmo de crescimento elevado este ano.
    Acredito que com todo o potencial que o mercado brasileiro tem, ele está se mostrando também mais complexo e sendo um mercado em expansão, está antecipando o movimento futuro dos mercados externos. Enquanto estamos derrapando desde meados de 2010, acredito que quando a "bomba" estourar (crise em outros países da europa, possível moratória até dos EUA) será muito pior para os outros mercados que podem perder muito dinheiro em muito pouco tempo. Esta euforia dos mercados externos até me lembra a euforia do IBovespa antes da queda de 2008.
    Como já disse em outros tópicos, prever o futuro, principalmente no mercado financeiro é praticamente impossível, restando a nós esperar e assistir os próximos capítulos.
    Ao mesmo tempo que gostaria de ver a situação melhorar, reconheço que tenho uma pontinha de vontade de ver o mercado caindo ainda mais para aproveitarmos os preços baixos de algumas ações para realizar lucros como em 2008.

    E você leitor, qual a sua percepção do mercado mundial?


    Um grande abraço para todos!


    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/ 
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Também quero que caia um pouco! rsrrs

      Principalmente. ELPL, GRND, EZTC, Bancos! rs

      ResponderExcluir
    2. @CONTRA GOSTOrsrsrsrs....também estou de olho em aumentar minha participação em ELPL4 e AMBEV. São ações que em uma possível queda drástica do índice bovespa não devem perder muito, mas devem abrir chance de uma entrada maior. Um abraço!

      ResponderExcluir