Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 25 de julho de 2011

    Como organizar seus investimentos em ações


    Organização é uma qualidade que deve nortear todos os aspectos de nossa vida. Sem organização não podemos ter uma empresa sadia, um casamento saudável e muito menos uma carteira de investimentos próspera.
    Ter uma tabela com seus investimentos e suas variáveis é de extrema importância, pois somente através de uma visualização clara é que podemos tomar decisões acertadas e evitar erros, que a desorganização pode fatalmente nos levar.

    Mas como organizar os investimentos em ações?


    Com toda certeza existem muitos "investidores" que ainda mantém seus investimentos de forma desorganizada, muitas vezes sem saber ao certo a rentabilidade que tem conseguido ao longo dos meses/anos ou mesmo sem observar qual a real situação financeira da empresa em que está alocando seu dinheiro.
    Uma das vantagens que eu vejo em organizar uma tabela com as variáveis de seus investimentos é a possibilidade de ser ter em mãos - e de forma organizada - todas as informações que podem afetar diretamente seus investimentos. Ao "alimentar" a tabela, você invariavelmente observa com mais atenção os dados, estuda suas consequências e pode chegar a conclusões que uma simples "olhada" em sites ou fóruns pode passar despercebida.
    Um exemplo de tabela que eu comumente uso é esta abaixo:

    (* Esta é uma carteira simulada e de forma alguma representa uma indicação de investimentos, servindo apenas como demonstração *)

    A primeira variante a ser observada é a cotação atual do papel. Devemos observar também o preço médio que temos pago no papel em questão. Quem é Buy & Holder, deve ter estes dados em mãos, pois a formação de um preço médio é uma das formas de valorização da carteira no longo prazo. O preço médio, comparado com a cotação atual pode nos dar uma idéia se o preço atual da ação está atrativo ou não, porém não é conclusivo para indicação de compra ou venda.
    Em seguida vem o índice P/L, ou seja, preço/lucro, que nada mais é que uma divisão do preço atual do papel pelo lucro que cada ação realiza. É um bom índice para se verificar se o preço pago pela empresa está caro ou não. Quanto maior o P/L mais cara está a empresa, porém este índice também não é conclusivo.
    Depois temos que analisar o DY, sigla para Dividend Yield, que é a porcentagem do valor da ação que retorna na forma de dividendos para o acionista. Claro que quanto maior o DY, melhor é para o acionista. Se você tem uma carteira focada em dividendos, suas empresas devem apresentar um DY alto, ou pelo menos a média dos DY's de sua carteira devem ser superiores à rentabilidade da renda fixa.
    Outro índice que deve ser analisado é o crescimento nos últimos 5 anos. Também neste caso, quanto maior a porcentagem, melhor é para o investidor, pois mostra que a empresa tem capacidade de apresentar crescimento em um período médio. Nestes 5 anos podem ter ocorrido crises, baixas na Bolsa e se a empresa mostra um crescimento recorrente é um bom indicio de boa governança coorporativa.
    O LPA, ou lucro por ação também é um índice que deve ser analisado. Quanto maior o lucro, melhor o papel.
    A margem liquida é um importante índice, pois mostra o quanto a empresa tem de lucro em seus produtos/serviços, já descontados os impostos e os custos de produção. Quando maior a margem, maior a segurança do investimento. A medida que a margem diminui, diminuem-se os lucros e pode ser um indício de uma maior concorrência no setor, pois a empresa pode estar diminuindo as margens para ser mais competitiva. Além disso quanto menor a margem, mais a empresa tem que vender para manter o caixa pujante.
    O ROE, que significa em português, retorno sobre o patrimônio liquido demonstra a capacidade da empresa em agregar valor a ela mesma utilizando seus próprios recursos. Portanto, quanto maior o ROE mais capacidade tem a empresa de gerar lucros para o acionista.
    A liquidez corrente demonstra a capacidade da empresa pagar suas dívidas no curto prazo. Este índice deve pelo menos ser sempre maior que 1. Pois se for menor, demonstra que a empresa tem pouco caixa para honrar suas dívidas e no caso da necessidade urgente de dinheiro terá que contrair empréstimos, o que para qualquer empresa ou para os acionistas não é um bom negócio.
    Conhecer a valorização de cada empresa comprada é muito importante, pois demonstra a situação de seus investimentos e o que a empresa está representando no conjunto de sua carteira de investimentos. Ter também noção da valorização anual do papel também é importante para comparar suas ações com o mercado.
    Na ultima linha da tabela eu costumo calcular o DY médio, a valorização total da carteira e valorização do IBovespa no ano, para assim ter uma real demonstração do valor da carteira comparada com o mercado. Na tabela que fica logo abaixo você pode organizar as ações que você quer acompanhar para compras futuras.
    É claro que esta é uma tabela que atende as minhas necessidades e você pode facilmente adicionar novos índices que atendam as suas análises.
    Alguns valores podem ser facilmente encontrados em sites de referência como o Fundamentus e o InfoMoney.
    O mais importante é manter seus investimentos organizados, para sempre que necessário poder tirar conclusões e tomar decisões acertadas sobre a venda e compra de ativos.

    E você amigo leitor, como organiza seus investimentos?

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net


    LEIA TAMBÉM


    O que é melhor previdência privada, investimento em ações ou renda fixa?
    Índice Bovespa: um dos piores do mundo?
    Comunidade "Buy and Hold" - Orkut Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    12 comentários:

    1. Olá Rafael, muito bom o post! Eu organizo meus investimentos através de um software. Mas como você disse, não importa o modo, o que não deve ser negligenciada é a organização. Boa semana, Paulo - Catanduva-SP

      ResponderExcluir
    2. @AnônimoOlá Paulo, sem organização não dá para chegar a lugar nenhum! Um abraço e uma ótima semana!

      ResponderExcluir
    3. Rafael, só me tira algumas dúvidas quanto a essa tabela: vc faz um dessa cada vez que compra novas ações ou só atualiza os valores dela ??


      Porque eu estava pensando no seguinte: se fosse uma tabela a cada vez que se comprasse novas ações, voce poderia ter um historico dos principais indicadores naquela data, alem do valor da cotação e de quantas ações foram compradas, e ai seria feito uma outra tabela com o total das ações compradas de cada pra se ter uma noção de quanto se ganharia ao vender todas as ações naquele dia, e isso tambem ajudaria a montar o preço médio.

      Essa já é outra pergunta: como voce calcula o preço médio ?? Pega todas as cotações anteriores somadas + cotação atual e divide pelo numero de cotações ??? Pq se for desse jeito precisaria realmente armazenar o historico de compras como falei na pergunta acima.

      E a valorização você pega de algum lugar (site) ou calcula baseado no valor de compra das ações compradas anteriormente ???

      ResponderExcluir
    4. @RaphaelFala Raphael! Tudo bom? Em relação a tabela que utilizo eu a atualizo uma vez por mês, visto que faço meus investimentos rigorosamente uma vez ao mês. Atualizando esta tabela posso ter uma visão do papel que está mais interessante para compra no momento. Mas como escrevi no post essa tabela ou qualquer outra deve antes se adaptar ao seu modo de acompanhamento. Com relação ao preço médio eu sempre mantive um histórico de compras para montar o preço médio, porém uso um aplicativo para Iphone que me dá o preço médio de forma automática. Sobre a valorização da carteira eu calculo em relação ao valor comprado e o valor atual das ações. Um abraço e uma ótima semana!

      ResponderExcluir
    5. Voce poderia me indicar o preço medio de algumas ações tendo como base que vc ja compra a algum tempo?
      Passar uma tabela ja preenchida?
      Pois ando estudando e acompanhando o mercado e seguindo investindo todo mes, mas as vezes fico em duvida sobre o valor medio da açao.
      grato
      Eduardo

      ResponderExcluir
    6. @EduardoOlá Eduardo! Com relação ao preço médio isso é muito pessoal, pois este valor varia muito de acordo com os períodos das compras que eu fiz. Pode ocorrer facilmente de meu preço médio ser um e a realidade do mercado (barato/caro) ser outra. Recomendo que você se atenha principalmente ao P/L que é um indicador confiável (mas não o ultimo!) para saber se o preço da ação está bom ou não. Quanto menor o P/L mais atrativo está o preço. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    7. E qual seria um PL desejavel para açoes de dividendos?

      ResponderExcluir
    8. Possuo uma outra duvida.
      Em varios livros que li de autoria do Cerbasi e do Marcos Silvestre os mesmos recomendam investimento em tesouro direto, contudo andei vendo que a LTN despencou de quase 13% de agosto desse ano para menos de 11%.
      Recomenda alguma outra forma de investimento no prazo de 02 anos e 02 meses?

      ResponderExcluir
    9. @EduardoOlá Eduardo! Em minha carteira eu procuro sempre manter papéis com P/L em torno de 5 a 8. Um abraço!

      ResponderExcluir
    10. @EduardoOlá Eduardo! Alguns títulos podem no curto prazo apresentar uma certa desvalorização devido a conjuntura econômica, porém se você acessar a Tabela de Rentabilidade do Tesouro Direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp) verá por exemplo que o NTN-B com vencimento em 15/05/2013 acumula ganhos de 16,55% em 12 meses. Os títulos públicos ainda são uma das melhores alternativas de investimento na renda fixa. Um abraço!

      ResponderExcluir
    11. Fico tremendamente grato pela celeridade e disposiçao em atender as minha duvidas.
      Fui bastante auxiliado.
      Grato e me perdoe o trbalho.

      ResponderExcluir
    12. @EduardoEu é que agradeço a participação nas discussões do meu blog! Nós dois aprendemos! ;)

      ResponderExcluir