Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sábado, 4 de junho de 2011

    Cartão de crédito: novas regras entram em vigor





    Entrou em vigor no último dia 1º de junho a Resolução nº 3.919 do Conselho Monetário Nacional (CMN) que dita novas regras para o gerenciamento e pagamento dos cartões de crédito. 
    Entre as novidades, temos:

    -Existirão dois 'tipos' de cartão: um básico, que permitirá os pagamentos como ocorrem normalmente e com uma anuidade que não poderá ser maior que a anuidade do cartão diferenciado. O outro cartão, dito diferenciado, além dos pagamentos já comuns, poderá estar associado à programas de pontos e benefícios.
    -Em relação as tarifas, tanto no cartão básico, como no diferenciado poderão ser cobradas apenas cinco: anuidade, emissão de segunda via, avaliação emergencial do limite de crédito, saque e pagamento de contas. * Essas mesmas tarifas poderão ser revistas à cada seis meses.
    -O pagamento mínimo sobe para 15% e em dezembro irá para 20%. (antes o mínimo para pagamento era de 10%)

    -A operadora de cartão fica obrigada a oferecer os dois tipos de cartão ao cliente.
    Usar o cartão de crédito é um bom negócio ????


    Sim e não. Na minha humilde opinião, ter cartão de crédito é para quem pode e não para quem quer, e acredito que muitos concordam comigo.
    Ele não deve ser visto como crédito fácil como muitos o enxergam. Ele não é empréstimo. Quem encara o cartão de crédito desta maneira sempre está na pindaíba. Quem não conhece alguém que já se enrolou ou está com problemas com o pagamento do cartão? 
    Não tem jeito, no final do mês, a fatura sempre estará a nossa espera, tenhamos dinheiro ou não.
    Quem tem comércio como eu, verifica todos os dias o que as pessoas fazem com o cartão. Você vê que as pessoas tem três, quatro, cinco cartões na carteira e sempre usam o limite inteiro - de todos. E quando vão pagar a fatura, pagam somente o valor mínimo e vão jogando a dívida para frente com nossos caridosos juros de mais de 230% ao ano. 
    A opção de pagamento mínimo - até por uma questão de bom senso - não deveria nem existir. É claro que existem percalços, as pessoas passam por problemas, mas a grande maioria usa este "crédito" rotativo como meio de vida.

    Uso consciente

    Para aqueles que já estão enrolados, por mais difícil que seja, a minha sugestão é que QUEBREM O CARTÃO DE CRÉDITO e acertam a vida.

    Para aqueles que estão coma vida controlada, usar um só cartão é o necessário. Deixá-lo em casa ao invés de levar para as compras evita em muito as compras desnecessárias. E mais uma vez, adiar o consumo é a maneira mais fácil de refletir sobre a real necessidade de uma compra.
    Este post é quase que um desabafo sobre o que eu vejo no dia-a-dia. Acredito que a nova regra não melhora quase nada. Deveria ser mais rígida.

    E você como vê/usa o cartão de crédito?

    Crédito da imagem: http://www.freedigitalphotos.net


    LEIA TAMBÉM

    Porque é tão difícil guardar dinheiro?
    O brasileiro e o hábito de guardar dinheiro
    Psicologia da riqueza Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    3 comentários:

    1. rafael, também acho que não melhora muito...tenho dois cartões na carteira e estou pagando um para me desfazer dele.

      ResponderExcluir
    2. Vejo o cartão de crédito como uma ferramenta de planejamento financeiro muito útil. Contudo só deveria ser usada por quem jáz fez o dever de casa, isto é, gasta menos que ganha e já consegue poupar regularmente. Procuro usar o cartão apenas em compras não recorrentes, isto é, compras que não se repetem. Caso vá comprar um celular, por exemplo e não consigo desconto à vista após muito pesquisar posso parcelar no cartão mas nunca uso para supermercado pois este tipo de compra pode se sobrepor mês a mês. Quem está precisando de crédito deve repensar seus hábitos de consumo e se mesmo assim necessitar de crédito deveria procurar outra forma de obtê-lo pois todos sabem que o crédito via cartão é o mais caro existente.

      ResponderExcluir
    3. @LeonardoComo eu postei Leonardo, as pessoas estão usando o cartão de crédito como 'meio de vida' e ai mora o perigo.

      ResponderExcluir