Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 8 de junho de 2011

    E se minha corretora quebrar?


    Alguns amigos que estão iniciando nos investimentos em Bolsa de Valores tem me perguntado: o que acontece se minha corretora quebrar?
    Este é um questionamento justo, visto que a medida que vamos aumentando nosso investimento, é proporcional nossa preocupação em mantê-lo livre de problemas.

    A corretora é uma intermediária

    Quando estamos investindo em ações, o primeiro passo é transferir o dinheiro a ser investido para a conta da corretora para assim podermos comprar os papéis. Toda compra de ações deve ser feita por intermédio de uma corretora, portanto, ela pode ser vista como uma intermediária.
    Com a ação comprada, ela fica registrada na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), ficando em seu nome e não da corretora. 
    Assim, se sua corretora falir, sumir do mapa etc...as ações são suas, estarão em seu nome, sendo que você poderá posteriormente transferi-las para outra corretora.

    O problema é o saldo


    O que pode dar maiores problemas é o valor que não está investido, ou seja, aquele valor que está na conta da corretora e não foi utilizado para compra de ações. Este sim, em uma possível falência, pode até ser recuperado, mas demanda um processo que pode dar alguma dor de cabeça, como ocorre com toda empresa que decreta falência.

    Acredito que o risco maior, hoje em dia, não é da corretora falir, e sim o investimento que você fez. Escolher boas empresas é fundamental para proteger seu investimento, principalmente para aqueles adeptos do Buy&Hold. Ainda sim, é sempre bom pesquisar diversas corretoras e verificar qual atende melhor suas necessidades.

    E você, qual corretora utiliza? Ela atende suas necessidades? O que pode melhorar?





    LEIA TAMBÉM


    O pequeno investidor

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário