Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 25 de maio de 2011

    Porque é tão difícil guardar dinheiro?

    Olhando o título do post com certeza alguém já respondeu: É difícil guardar dinheiro porque o povo não tem dinheiro! Na minha opinião, sim e não.



    Eu não seria hipócrita de escrever no blog que todos tem condições de guardar dinheiro todo mês, pois sei que existem pessoas que passam grandes dificuldades e praticamente não sobra nada no fim do mês sequer para comida ou outras necessidades básicas.

    Porém existe um grande número de pessoas que tem condições de guardar uma certa quantia todo mês e não guarda, claramente devido à psicologia de consumo.
    Joachim de Posada, conferencista e estudioso do tema, em seu celebre estudo "Don´t eat the marshmellow yet" (Não coma o marshmellow ainda) aborda de maneira magnífica o problema da psicologia de consumo. A grande conclusão deste estudo não poderia ser mais clara: grande parte da população não consegue adiar o consumo. E com a nossa exposição à mídia de consumo, praticamente o dia inteiro na televisão, jornais, internet etc. este comportamento tende sempre a ser reforçado.

    No experimento de Joachim de Posada, realizado na Europa e na América Latina, ele dava um marshmellow para um numero variado de crianças e dizia a elas que iria sair e se nestes quinze minutos que ficasse fora eles não comessem o marshmellow eles ganhariam outro marshmellow como prêmio. Não preciso nem falar o resultado não? Após quinze minutos, ao retornar, Joachim percebeu que um numero grande das crianças já havia comido o primeiro marshmellow, ou seja, preferiram o prazer do momento à adiar o consumo e se beneficiar de mais um doce se aguardassem um pouco mais.

    Isso acontece com muitos de nós (inclusive acontecia comigo mesmo!). Preferimos sempre um carro novo, melhor e sempre acabamos entrando em roubadas, como financiamentos à longo prazo que acabam prejudicando a nossa renda, sempre em nome do prazer imediato.

    O conceito de "pagar a si mesmo primeiro" encontrado em muitos livros e muito bem exposto no "Homem mais rico da Babilônia" é uma importante forma de mudança de pensamento. Pagando a si mesmo primeiro e utilizando este dinheiro como forma de investimento é o primeiro passo para começar a guardar dinheiro.

    Adiar o consumo não é ser murruga/sovina ou viver uma vida sem lazer. É apenas pensar um pouco sobre a real necessidade de um bem no atual momento. Deixar para comprar outro dia um determinado bem pode ser uma importante estratégia para se pensar na real necessidade do bem e decidir sobre a compra. O dinheiro investido (desde que seja bem investido, diga-se de passagem), apos se adiar o consumo, se torna um ativo e gera o prêmio de um rendimento futuro. Ai entra a necessidade de uma nova programação do nosso consumo.

    Se você tiver alguns minutos, não deixe de assistir um vídeo sobre o estudo de Joachim de Posada no TED neste link. Logo abaixo do vídeo existe uma pequena caixa de diálogo onde você pode colocar as legendas em português. E você consegue adiar o consumo?

    Um abraço a todos!


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. Excelente post Rafael! Realmente existem muitas pessoas que não conseguem sair deste ciclo de consumo. abç

      ResponderExcluir