Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

    Os melhores investimentos para 2014

    O ano de 2014 não deve ser um ano fácil para os investidores, mas ainda assim aqueles que estiverem atentos às oportunidades poderão auferir bons lucros durante o ano. Neste post o blog Rico por Acaso apresenta um panorama dos melhores investimentos para 2014.


    Renda Fixa

    Observando o movimento do governo e do Banco Central nos últimos meses fica claro que o combate a inflação deve ser um assunto de grande foco em 2014. E qual a "arma" mais utilizada quando o governo deseja controlar a inflação? O aumento da taxa básica de juros. O ano de 2013 já terminou com seguidos aumentos na taxa, sendo um cenário que deve permanecer em 2014. Se não houverem grandes alterações na taxa de juros, ela pelo menos se manterá perto do patamar atual.

    Desse modo ganham destaque os investimentos que estão atrelados à inflação (e que se beneficiam da alta da SELIC), notadamente os NTN-B (papéis do tesouro nacional), considerados um investimento bastante seguro.



    Fundos imobiliários

    Os fundos imobiliários tiveram grande destaque em 2012, auferindo grande valorização e tornando-os super-valorizados. Em 2013 estes fundos acabaram por decepcionar os investidores, pois em muitos casos deram prejuízo, como resultado principalmente de uma correção (natural) de preços.

    Em relação aos fundos imobiliários, recomenda-se cautela em 2014. Deve-se procurar fundos em que o valor de compra de cada cota fique abaixo ou pelo menos regulado com o valor patrimonial do fundo.



    Bolsa de Valores

    Os últimos anos tem sido particularmente difíceis para a bolsa de valores brasileira, mas isso não quer dizer que não dá para ganhar dinheiro no mercado de ações.

    A crescente valorização do dólar (que segundo especialistas deve continuar ocorrendo em 2014) irá favorecer as empresas que trabalham com exportações, como por exemplo a Vale.

    O setor interno e de consumo, com empresas como por exemplo Ambev, Cielo e os bancos devem continuar entregando bons resultados para o investidor. Algumas dessas empresas podem ser consideradas caras, mas podem crescer ainda mais.

    As empresas do setor elétrico parecem ensaiar uma retomada dos resultados após o "susto" regulatório, o que pode favorecer o recebimento de dividendos.



    Conclusão

    Como já foi escrito acima, 2014 não será um ano fácil, mas as oportunidades para ganhar dinheiro estarão ai, basta ficarmos atentos e principalmente, estar sempre estudando o mercado para deste modo realizarmos investimentos acertados e com consciência.

    Crédito da imagem: freedigitalphotos.net

    O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    9 comentários:

    1. Olá Rafael, Está está escrito: "Desse modo ganham destaque os investimentos que estão atrelados à taxa básica de juros, notadamente os NTN-B" o correto não seria LFT?
      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Na verdade eu queria escrever "títulos atrelados à inflação", visto que os resultados são inversamente proporcionais. Deste modo, já acertei o texto e lhe agradeço pela correção ;) Um grande abraço!

        Excluir
    2. Concordo que 2014 deve ser difícil. Melhor manter dinheiro em caixa, atrelado ao CDI (por exemplo, fundo DI, LCI, LCA, LFT).
      Diante de eventuais crises na renda variável, desaceleração da economia, vacância nos imóveis, eleições e oscilações do dólar, podem surgir ótimas oportunidades em títulos públicos prefixados (NTN-F e NTN-B) -- oportunidade de comprar com juros altos e prazos longos.
      Da mesma forma, eventualmente encontraremos ações e FII em oferta.
      Quem tiver liquidez e boa estratégia pode se surpreender positivamente em 2014: pagar "barato" para colher bons dividendos e juros no futuro.
      Lembra de novembro de 2008?
      Grande abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcelo! Muito bom seu comentário. Oportunidades de ganhar dinheiro sempre existem, mesmo nas crises, basta estar atento à elas. Um grande abraço e obrigado por participar do blog!

        Excluir
    3. Rafael,
      Ja virou rotina na Bolsa.... todo ano todo mundo diz que vai ser um ano dificl. Surpresa seria se falasse que teríamos um ano cheio de prosperidade. ...

      ResponderExcluir
    4. "Deve-se procurar fundos em que o valor de compra de cada cota fique abaixo ou pelo menos regulado com o valor patrimonial do fundo."

      Rafael, 35 dos 45 FII do IFIX (dados que analisei em 08/01) estavam com valor de mercado menor que o valor patrimonial.

      Ou seja, esse indicador está com menor relevância. Agora é preciso olhar o quanto está abaixo do valor patrimonial.

      São dois os fatores que mais prejudicando os FII:

      1) Excesso de oferta de imóveis, o que vem aumentando as taxas de vacância (bolha estourando!? ou esvaziando !?);
      2) Elevação da SELIC, o que torna os Yelds dos fundos menos atrativos.

      Agora, vejo que se abrem boas oportunidades para compra.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Kleber! Obrigado por sua participação e complemento ao post. Assim como o mercado de ações, os fundos imobiliários não são um mercado "fácil", mas que com muito estudo pode-se obter bons resultados. Um grande abraço!

        Excluir
    5. Olá, poderia me dizer como investir em ativos com pouco dinheiro para começar? Obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Sandro! Dê uma olhada no post do endereço abaixo:

        Onde investir quando se tem pouco dinheiro?

        http://www.ricoporacaso.com/2013/08/onde-investir-quando-se-tem-pouco.html

        Um abraço!

        Excluir