Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 8 de outubro de 2013

    5 papéis para comprar, esquecer e garantir sua aposentadoria


    Investir em ações e se aposentar através dos dividendos é um sonho possível, mas que não acontece "da noite para o dia" e requer estudo e dedicação. Neste post vamos analisar uma recente matéria do portal Infomoney que apresenta boas empresas para garantir a sua aposentadoria.


    Em recente matéria publicada no dia 26 de setembro de 2013 (assinada por Arthur Ordones e que você pode acessar clicando aqui), o portal Infomoney listou cinco papéis com foco na aposentadoria e recebimento de dividendos, escolhidos por Allan Soares analista de uma corretora de valores.

    Antes de analisarmos os papéis em si, devemos nos recordar de alguns pontos importantes quando focamos a aposentadoria com ações:

    • Esqueça o curto prazo, as ações (principalmente para quem não tem tempo para acompanhar o mercado) é um investimento de longo prazo (15 - 20 anos);
    • Sendo um investimento de longo prazo, esqueça as flutuações do mercado. Se a empresa é boa (e não apresentar realmente nenhum problema grave ao longo dos anos), no longo prazo ela irá entregar um bom resultado ao investidor - a despeito das recorrentes crises do mercado acionário.
    • Comece o quanto antes: quanto mais cedo você começar a investir, mais seu patrimônio tende a crescer e quem sabe você não consegue se aposentar antes do planejado?

    As ações

    Na matéria em questão, o analista citou cinco empresas de diferentes setores, que iremos analisar logo a seguir:

    BRFoods (BRFS3)

    O ativo vem crescendo consideravelmente em valor, sendo que nos últimos doze meses obteve uma valorização maior que 50% (só em 2013 foram mais de 30%). Este é um setor bastante emblemático, que já foi citado como alvo de Warren Buffett e o velhinho de Omaha não deixa de ter razão.

    A demanda por alimentos só tende a crescer em todo o mundo: a população só tende a crescer e as áreas cultiváveis vem diminuindo ano a ano, o que por consequência tem levado os antigos agricultores a migrarem para as cidades, o que por consequência diminui ainda mais a produção agrícola mundial.

    Deste modo, os países e empresas que derem foco à produção de alimentos tendem a ganhar muito dinheiro no futuro (aliás, já estão ganhando).

    Ambev (AMBV3)

    Administração excelente e respeito aos investidores fazem parte da receita de sucesso da Ambev. Muito criticada por ser um ativo caro e que talvez esteja perto de atingir seu pico de consumo - ao meu ver - é uma empresa que continua (e continuará) em alta. A despeito das criticas e à exemplo da BRFoods, a Ambev tem tudo para crescer nos próximos anos impulsionada pelo aumento da renda dos brasileiros e pela diversificação de suas marcas.


    Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4)

    Apesar de todas as ultimas mudanças no setor bancário, estas empresas continuam gerando bons resultados. Além das companhias acima citadas, acredito que o Itaú não poderia ficar fora da lista, completando uma carteira de investimentos com os três grandes "players" nacionais do setor bancário.


    AES Tiete (GETI4)

    Outro setor que sofreu grande intervenção do governo e que gerou bastante controvérsia foi o setor elétrico, mas apesar de muitas companhias terem sofrido grandes perdas financeiras, outras ainda apresentam resultados satisfatórios como é o caso da AES Tiete.

    Dividendo$, dividendo$, dividendo$...


    O que estas empresas tem em comum? Todas elas tem apresentado bons resultados nos últimos anos e são boas (senão excelentes) pagadoras de dividendos. Muitas vezes os dividendos podem não acompanhar o crescimento do valor da ação e o papel apresentar um DY baixo durante um certo período de tempo, porém acredito que em muitos casos esta é uma situação pontual e que o mercado acabará equalizando com o tempo.

    Um ponto importante: durante a formação do patrimônio é importantíssimo que todo o dividendo recebido seja reinvestido, visto que o número de ações e de dividendos recebidos tende a crescer exponencialmente com o passar dos anos, sendo este período considerado como de "maturação" do investimento.

    Conclusão

    Todas as empresas que foram citadas na referida matéria são na minha particular percepção companhias sólidas e que tendem a crescer mais no futuro, de acordo com as justificativas acima descritas em cada tópico.

    Então, posso investir nelas e ficar tranquilo? Como gosto de frisar, não é bem por ai....antes de investir estude as empresas e tome suas próprias decisões de investimento, diversificando os ativos e sem se esquecer de reavaliar periodicamente as companhias, pois apesar dos bons ventos projetados para estes ativos, muita coisa pode mudar e seu patrimônio não deve ser deixado de lado.

    E você amigo leitor, investe em alguma destas empresas? Qual sua visão para o futuro delas? Comente! Aqui todos aprendemos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    Fonte: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2969724/papeis-para-comprar-esquecer-garantir-sua-aposentadoria

    O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. A BRFS3 é uma que não me agrada nem um pouco. Gera 28 milhões e meio de receita líquida e apresenta um lucro de 820 mil. Com essas margens to fora!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Sovina! Este é um porém da BRFoods - um lucro líquido de aproximadamente 4%. Evidente que isto é algo que deve ser trabalhado pela companhia, mas que ainda assim não tira o potencial de crescimento para o longo prazo. Um abraço!

        Excluir
    2. Isso é asneira. Ckmo assim comprar um troco e esquecer por trinta anos? Ta doido?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Anônimo"! O título do post, onde se encontra a palavra "esquecer" se refere ao título da matéria do portal InfoMoney analisada neste post. Vale frisar que ao final deste mesmo texto escrevi:

        "...antes de investir estude as empresas e tome suas próprias decisões de investimento, diversificando os ativos e sem se esquecer de reavaliar periodicamente as companhias, pois apesar dos bons ventos projetados para estes ativos, muita coisa pode mudar e seu patrimônio não deve ser deixado de lado."

        Assim, infere-se que não estou sugerindo aos leitores que esqueçam os seus investimentos (muito pelo contrário!) sendo que esta foi sugestão da matéria analisada no post.

        Um grande abraço!

        Excluir
    3. O "anonimo" leu só o título e quer vir dar palpite

      ResponderExcluir
    4. Para formar patrimônio em ações e esquecer é melhor investir em ETF's com uma boa estratégia de Alocação de Ativos.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Kleber! Os ETF's oferecem boa diversificação, mas ainda assim, não podemos simplesmente esquecer o ativo. Um abraço!

        Excluir