Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 8 de abril de 2013

    Como montar uma carteira de investimentos

    Se você decidiu investir, parabéns! Você tomou uma das decisões mais importantes da sua vida. Agora você precisa montar sua carteira de investimentos. Este é um assunto bastante extenso, sendo que neste post vamos entender as primeiras escolhas que o investidor deve fazer ao montar seu portfólio.




    Quais são os seus objetivos?

    A primeira coisa que o investidor deve saber é qual o foco que ele deseja que seus investimentos tomem. Existem diversos caminhos e é importante que o individuo decida com clareza qual o caminho que ele deseja trilhar, pois isto é muito importante para que o investidor não se desvie do foco durante os anos.

    • Foco no crescimento do patrimônio: os investidores que desejam investir com foco no aumento do patrimônio se concentram na compra de empresas com grande diferencial competitivo e que possuam grandes possibilidades de crescimento futuro. Porque isto? Crescimento leva a aumento das receitas e dos lucros e teoricamente à um maior interesse dos investidores na empresa. Assim, o preço das ações tende a crescer ao longo dos meses e anos o que consequentemente leva a um aumento considerável do patrimônio do investidor. Este é o caminho utilizado por Warren Buffett, que procura sempre ações de empresas boas, com grande diferencial competitivo e que se encontram momentaneamente sendo vendidas à um preço abaixo do que elas realmente valem (ou deveriam valer nos cálculos dos analistas de mercado). Simplificando: Se os analistas de Warren verificam que cada ação da empresa X vale intrinsecamente 10 dólares e elas estão sendo vendidas a 1 dólar cada e esta empresa tem um grande diferencial que irá mante-la no mercado por bastante tempo, ele não perde tempo e compra uma grande participação na companhia.


    • Foco em dividendos: quem deseja focar em dividendos, procura empresas que distribuem grande parte de seus lucros na forma de proventos, gerando renda quase que constante à seus investidores. Geralmente as empresas boas pagadoras de dividendos não tem um crescimento do valor de suas ações tão expressivo quando comparadas com as empresas com foco em crescimento, mas isso não é uma regra, pois existem diversos exemplos de empresas boas pagadoras de dividendos que também geram grande aumento do patrimônio de seus investidores.



    • Foco em patrimônio e posteriormente em dividendos: existem aqueles que utilizam a alocação de ativos para seus investimentos e ao longo do tempo mudam seu perfil de investimento. Começam focando em ações de crescimento, geram um aumento do patrimônio ao longo dos anos e com o tempo - e a necessidade de maior proteção da carteira - vão mudando para ativos que geram maior renda passiva, como as ações boas pagadoras de dividendos, os fundos imobiliários etc.


    Entender qual o seu "momento" financeiro

    O investidor deve entender qual sua fase financeira. Por exemplo, aquele investidor que é jovem e ainda mora com os pais pode tranquilamente investir uma maior parcela de sua renda mensal (50% ou mais) e focar em ativos de maior risco.

    Já o individuo que se encontra além dos 50 anos, deve focar em ativos de maior segurança. Ele pode investir em ativos de maior risco, mas esta deve ser a menor parcela de sua carteira. Por que isto? Aquele que tem 20 anos de idade, se perder grande parte de seu patrônimo - teoricamente - ainda tem um grande horizonte de tempo para recuperar seu dinheiro. O investidor com uma maior idade também pode recuperar o patrimônio, mas devido à algumas características, como por exemplo, uma família para cuidar, sua força ou potencial de investimento pode estar bastante diminuído.

    Qual o seu perfil como investidor?

    Entender qual o seu perfil como investidor é muito importante e está ligado ao exemplo anterior. Se você é jovem e "aguenta" fortes emoções (como ver seu patrimônio variar ao longo dos anos) não tem porque ficar investindo somente em títulos públicos sendo que você pode obter ganhos maiores em um mercado de risco (como o de ações). Ao mesmo tempo, se você não tem "nervos de aço", perder noites pensando na situação dos seus investimentos realmente não compensa.

    Qual o valor para começar a investir?

    Eu entendo que mais importante que o valor que você investe, é inverter o comportamento consumista e criar o comportamento de investir. Se você investe R$ 100,00 mensais na poupança, você já está na frente daquele que não investe nada.

    É claro que um investimento muito baixo na bolsa de valores - pode no inicio não gerar grandes ganhos e muitas vezes este ganhos são suplantados pelas taxas cobradas pelas corretoras. Ainda assim, acredito que o longo prazo pode trazer grandes benefícios ao investidor. Você pode ainda juntar certa quantia por alguns meses e depois investir uma quantia maior, diminuindo assim o efeito das taxas cobradas pelas corretoras de valores.

    Diversificar é preciso

    Ao escolher os ativos que você vai investir lembre-se sempre de diversificar, seja entre ações ou entre produtos financeiros diversos (fundos imobiliários, ETF's etc.) pois nunca é desejável colocar "todos os ovos em uma mesma cesta".

    Particularmente (e esta é uma questão que gera muita divergência) prefiro uma diversificação moderada, com por exemplo, aproximadamente 12 ações em uma carteira. Existem investidores que tem em carteira mais de 30 empresas o que gera grande proteção do portfólio, mas dilui os resultados.

    Curto ou longo prazo?

    Prefira sempre o longo prazo. Estudos (e a prática) demonstram que boas empresas no longo prazo "entregam" valor e lucro aos seus acionistas. Crises vem e vão, mas empresas com grande diferencial competitivo teoricamente não deixam de entregar lucro aos investidores no longo prazo.

    Acompanhar, acompanhar e acompanhar...

    É necessário sempre acompanhar os investimentos, porém não se esquecendo do planejamento realizado. Por que isto?

    Durante o longo prazo (que pode ser 10, 15, 20 anos ou mais) pode ser necessário vender sua participação em algumas empresas ou se desfazer de algum outro produto financeiro, pois o mercado  e a economia mudam constante e consideravelmente durante os anos e o investidor não deve titubear ao tomar suas decisões, fazendo projeções que podem ser infundadas. Porém, problemas também podem ser passageiros e o investidor deve ficar atento ao planejamento e ao foco do seu investimento para não tomar decisões precitadas (vender uma empresa boa que passa por problemas temporários).

    Como escrevi, este é um assunto deveras longo e um post apenas não irá esgotar todo o assunto referente à montagem de uma carteira de investimentos. Se você leitor, lembrar de algum tópico que não foi abordado, comente! No blog Rico por Acaso todos nós aprendemos!



    Um grande abraço à todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Não deixa de ser engraçado, mas estou preparando dois textos: um relacionado à minha estratégia de investimento e outro sobre a importância do hábito de economizar hehehe

      Com relação aos caminhos sugeridos por você, posso dizer que meu foco estão nos dividendos. As justificativas colocarei no texto que está quase pronto. Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Longe do Limite! E como escrevi, decidido o foco, não podemos deixar de acompanhar os ativos. Um abraço!

        Excluir