Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

    Projeção: Boas pagadoras de dividendos para 2013


    O ano de 2013 ainda deve ser marcado por grande volatilidade do mercado acionário, causada principalmente pelos problemas que a economia mundial ainda deve passar. Devido à este cenário, diversos especialistas tem indicado o investimento em empresas voltadas para o mercado interno. Neste post vamos analisar alguns papéis para investimento com esta característica.

    Banco do Brasil

    Setor: Financeiro
    P/L: 6,38
    DY: 5,93%

    Os bancos ainda devem sofrer bastante em 2013, mas as recentes quedas da cotação deste ativo tornaram a distribuição de proventos do Banco do Brasil bastante atraente para os investidores.

    Ambev

    Setor: Consumo não-cíclico
    P/L: 28,11
    DY: 2,06%

    Endividamento baixo, crescimento recorrente e excelente governança corporativa fazem da Ambev uma excelente opção de investimento. O aumento do poder de compra da população pode beneficiar esta empresa que atualmente é considerada defensiva por possuir uma demanda bastante estável.

    CCR

    Setor: Transportes / Infraestrutura
    P/L: 31,19
    DY: 2,93%

    Estando em um setor de crescimento e com tarifas protegidas da inflação, a CCR se apresenta como uma grande opção às elétricas. O crescimento da economia e da frota de caminhões e carros pode beneficiar as operações desta empresa. Além disso sua receita é diversificada, sendo que não depende somente das rodovias.

    Cemig

    Setor: Elétrico
    P/L: 6,86
    DY: 8,10 %

    Apesar de ter sido afetada pela MP 579 e ter recusado a renovação antecipada de algumas concessões, a Cemig é uma empresa bastante diversificada possuindo operações em diversos estados brasileiros e também no exterior.

    Sobre o setor elétrico você poderá gostar de ler: Renovar ou não renovar: eis a questão!

    Cielo

    Setor: Financeiro
    P/L: 16,22
    DY: 4,26%

    Com o fechamento do capital da Redecard, a Cielo se tornou  a única opção na bolsa para investimentos neste subsetor. Com uma base sólida de clientes, crescimento recorrente e boas perspectivas de crescimento do consumo interno a Cielo se apresenta como uma boa alternativa para investimentos.

    Coelce

    Setor: Elétrico
    P/L: 8,29
    DY: 7,99%

    Responsável pelo fornecimento de energia de uma região em franco crescimento econômico, a Coelce vem mantendo um excelente histórico de crescimento e de distribuição de proventos. Existe, porém, indicações que ela pretende fechar seu capital.

    Grendene

    Setor: Consumo cíclico
    P/L: 12,6
    DY: 5,84

    Apresenta bom histórico de pagamento de proventos e boa expectativa de crescimento devido ao aquecimento do mercado interno. Tudo isso aliado à um crescimento recorrente tantos dos lucros como das receitas e um caixa equilibrado com uma divida baixa.


    Lojas Renner

    Setor: Consumo Cíclico
    P/L: 30,37
    DY: 2,38%

    Boa geração de caixa e receita diversificada são os atrativos deste ativo. 

    Sabesp

    Setor: Água e Saneamento
    P/L: 12,04
    DY: 2,09%

    Devido às grandes perdas apresentadas pelas elétricas em 2012, muitos investidores tem procurado outras "concessionárias" para investir. Com receita garantida e bom histórico de pagamento de proventos, a empresa tem recebido muitas indicações de investimento por parte das corretoras o que tem feito com que seu papel registre boa valorização na bolsa de valores.

    Taesa

    Setor: Elétrico
    P/L: 10,43
    DY: 29,56% (?)

    Esta é uma das elétricas menos afetadas por todo o terremoto causado pela MP 579. Com geração de caixa estável, tem apresentado crescimento recorrente e margens muito boas.

    Vivo

    Setor: Telecomunicações
    P/L: 12,16
    DY: 5,87%

    O comportamento defensivo desta ação alia-se a grandes possibilidades de crescimento do mercado consumidor.

    Tractebel

    Setor: Elétrico
    P/L: 14,46
    DY: 6,75

    Com grande parte de suas concessões vencendo em 2028, a empresa apresenta boa margem e crescimento recorrente com um plano de negócios direcionado à criação de valor ao acionista.

    Vale

    Setor: Mineração
    P/L: 8,97
    DY: 5,7%

    A Vale atualmente já apresenta uma distribuição de proventos bastante atrativa. As previsões de uma possível recuperação da economia (principalmente do crescimento na China) reforçam este cenário positivo que  pode trazer grandes alegrias para seus investidores.


    Conclusão

    Se estas ações irão trazer bons resultados na forma de dividendos - só o tempo dirá - mas o fato é que estas ações estão na mira de grandes corretoras e sempre vale a pena ficar de olho e acompanhar seus resultados.

    * Os dados utilizados neste post são referentes ao dia 16/01/2013.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    41 comentários:

    1. Senti falta de OIBR4 nesta lista...

      Carlos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! Realmente a OI tem figurado como uma boa pagadora de dividendos. dimarcinho: a Eternit também é uma boa pagadora e não a inclui devido à situação do amianto que ainda não foi resolvida. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Botar ambev e renner como boas pagadoras de dividendos eh brincadeira ne? 2%... e com P/L nas alturas ainda. Irresponsabilidade colocar isso aí!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Primeiramente deve ficar claro o título da postagem: PROJEÇÕES. Essas duas empresas que você citou ATUALMENTE pagam menos dividendos quando comparadas com outras? Sim, mas projeta-se crescimento da sua receita e lucros o que PODE significar mais dividendos no futuro. Além disso, o P/L apesar de ser um indicar muito importante (na minha opinião) não deve ser analisado individualmente. Um P/L alto sem olhar o resto da empresa não significa absolutamente NADA. Vejamos o exemplo da AMBEV. É uma excelente empresa que paga dividendos intermediários e tem um P/L próximo de 30. Está cara? Depende. Ela pode (e deve) crescer mais no próximos anos e olhando por este lado este P/L não tem importância. Para quem quer uma empresa para crescimento e que pague dividendos médios a empresa do exemplo se encaixa perfeitamente. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Respostas
      1. Por falar em TRPL4, desde o 2T2012 não tem pagamentos tem proventos né?

        Qual a expectativa?

        Excluir
      2. Puxa vida esse gerente não sabe nada mesmo.

        Excluir
      3. Calma ai gente....vamos ter respeito pelos amigos do blog. O problema da Transmissão Paulista reside em sua liquidez, muito baixa na minha opinião. Um abraço!

        Excluir
      4. Fiqua tranquilo rafael. Dinama detected

        Excluir
      5. o anonimo acima acha que esta no blog do meu amigo ''pobreta'' pra ficar xingando os outros.

        Excluir
      6. "Dinama detected"

        Mais um q acha q eu preciso postar como anônimo.

        Só gostaria de saber o porquê, pois minha opinião sobre o mesmo já bem formada e todos sabem qual é...

        Excluir
      7. Olá dimarcinho! Acho que não foi para você! Um abraço!

        Excluir
      8. mais um que não sabe de nada...

        Excluir
    4. Muito boa essa sua lista Rico por Acaso.

      Dessas já tive Grendene e a sensação que tenho é que sai muito cedo do ativo!! Tenho Vivo e consideraria da lista como melhores opções de entrada a Grendene e a Cielo.

      Sei que essa ação tá fora dos radares, e por isso, não tá na lista, mas a Tarpon Investimentos vai distribuir mais de 10% de DY esse ano.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá brasil.investidor! Obrigado por seu comentário! Tenho olhado bastante para a Grendene também, seus fundamentos me parecem muito bons. Na Cielo entrei recentemente. Não acompanho a Tarpon, porém pelo pouco que vi deve-se ficar de olho na queda do lucro líquido de 2012 que me parece grande. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Tive a infelicidade de não entrar tão cedo quanto eu gostaria em GRND3. Adquiri minhas primeiras 60 ações apenas em Set/12 a 12,70 e hoje meu PM está em 13,60.

        2012 foi um ano espetacular para Grendene e ela ainda tem muito dinheiro em caixa. Para cada real de despesa ela tem 8,64 em caixa. Será que ela vai soltar uma parte dessa graninha esse ano aos investidores? Eles merecem!!

        Excluir
      3. Olá Adriano! Ainda não tenho a empresa, pretendo entrar. Apesar dos valores atuais acredito que ainda esteja em um bom momento para compra. Um grande abraço!

        Excluir
    5. Olá amigos, gostaria de saber se a Natura (NATU3) poderia estar nessa lista.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bchieregatti! A empresa me parece boa para crescimento/médios dividendos. Pelo que pude verificar (bem por cima) possui patrimônio, lucro líquido e receitas crescendo anualmente. Analise a empresa, leia os relatórios e tome sua decisão. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Caro Rafael,

      Antes de mais nada, vou me apresentar. Sou o Investidor Troll, El Rei da Blogosfera, título que me foi dado pelos meus discípulos, os quais reconheceram em mim grande valor e sabedoria.

      Sobre o post, gostaria de acrescentar que além do DY, também é importante observar o "payout" praticado pela empresa, ou seja, quanto do lucro retorna ao acionista na forma de dividendos e JSCP. No caso da Ambev, alguém comentou que é indevido classificá-la como boa pagadora de dividendos devido ao baixo DY, porém, atualmente, a empresa pratica um payout na casa 90%.

      Logo, percebe-se o quão míope é a visão de muitos amadores, os quais ainda possuem o péssimo vício de comparar o DY com rendimentos da renda fixa. DY sozinho não diz quase nada sobre a empresa.

      Congratulações de El Rei.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Troll! DY e P/L sozinhos realmente não representam nada. Todos os índices devem ser analisados em conjunto. É claro que a AMBEV não é uma excelente distribuidora de dividendos, porém torna-se interessante quando pensamos no autal payout aliado ao crescimento do valor da ação. Um abraço!

        Excluir
    7. Tô pra ver blogueiro mais polido! Eu já teria mandado uns aí a la mierda! ;D

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. rsrsrsrsrs....Eat Pussy....se eu respondo à altura o blog vira bagunça...rsrsrsrs

        Excluir
    8. Rafa, da paran atualizar o post para o proximo tri? Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rudi! Vou fazer algumas pesquisas e tentar atualizar para o próximo trimestre! Um abraço!

        Excluir
    9. Olá RPA, acompanho seu blog a alguns meses e só passei pra deixar uma crítica positiva: parabéns pelos seus posts e comentários, estou farto de analistas e comentaristas de sites "especializados" que vivem falando besteira. Gosto de sua coerência.
      Também foco meus investimentos principalmente em dividendos, uma pequena parte em potencial valorização.
      Aprendo muito por aqui.
      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano! Muito obrigado por suas palavras acerca do meu blog e do trabalho que aqui é desenvolvido. Fico muito feliz em poder ajudar e são depoimentos como o seu que dão aquele "gás" para continuar em frente! Um grande abraço!

        Excluir
    10. Não vejo negocio nenhum falar que empresas pagam bons dividendos e colocandos muitos marinheiro de primeira viagem a acreditar nisso. Esses dividendos das que dizem que paga mais nao da nem 1 terco que uma caderneta poupanca da por ano. Muitos dizem investidores otarios caem nessa. Isso deveria ser proibido. Ilude o povo com essa porcaria de dividendos. voce aplica exemplo 10 mil reais em acoes e quando recebe de dividendos é 50 reais no ano. Tem coisa errada nisso. As empresas pegam o dinheiro e fazem o que querem com dinheiro do investidor. Rouba mesmo.

      ResponderExcluir
    11. E tem ainda como o grupo Eike batista mmxm3 nunca pagou um centavo de dividendo para ninguem. e quem aplicou so esta vendo suas acoes virando pó, as empresas dele esta vendendo e muito produzindo e nao da dividendo porque fala que nao tem lucro. Sou economista e entendo como funciona isso. Milhoes de pessoas compraram acoes desse grupo nunca ganharam um centavo e ainda vao é perder tudo. Esse site aqui deveria divulgar mais esse roubo. Acoes so da dinheiro para espertalhoes é comprar e vender rapidinho. esse de investidor de longo prazo para dividendo é o maior roubo que ja vi na face da terra. quem for entrar sai dessa furada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá wilson! Acredito que você deve rever alguns de seus conceitos. O investimento em dividendos é gera resultados - que diga-se de passagem - não ficam só restritos aos dividendos. Por exemplo: a Grendene, além de ótimos dividendos tem entregado uma ótima rentabilidade ao investidor. De qualquer maneira, cada um faz o que quer com seu dinheiro e assim como você tem sua opinião, outros podem divergir. Um abraço!

        Excluir
      2. super economista wilson...

        conte-me mais sobre warren buffett e demais ricaços da bolsa?

        Excluir
    12. Olá Rafael, estou estudando o assunto de investimentos em ações que pagam dividendos ao longo prazo e parabéns pelo post. Mas como o Wilson citou eu fiquei com uma dúvida. Se eu comprar 500 ações da CCR a R$18,31 gastarei R$9155,00 e se ela me pagar 3,3%a.a. de dividendos receberei R$302,11. Levanto-se em conta que se eu aplica-se R$9155,00 na poupança eu teria de retorno em um ano R$439,44. Diferença de 137,33 para os dividendos. Seria mesmo vantajoso aplicar em ações nesse cenário? Como é a defesa do patrimônio em relação a inflação? Desde já muito obrigado. Abrs...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Bruno! Existem duas questões que não ficam implícitas nesta situação. A primeira é que a rentabilidade não se resume somente aos dividendos. Devemos lembrar que a cotação também sobe (seja no curto ou no longo prazo) o que em conjunto com os dividendos pode levar a uma rentabilidade muito superior aos outros investimentos. Por outro lado, enquanto a poupança sempre paga uma taxa parecida, uma boa empresa pagadora de dividendos ao longo dos anos tenderá a pagar mais dividendos, em uma escala ascendente, novamente levando à uma maior rentabilidade quando comparada à um outro ativo. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Entendi Rafael, isso me animou ainda mais, muito obrigado. Abrs...

        Excluir
      3. Olá Bruno! Qualquer dúvida é só chamar! ;)

        Excluir
      4. Sendo focado no longo prazo e no retorno de dividendos, além do mencionado pelo Rafael (rentabilidade pelos dividendos e cotação), o aluguel de ações (como um doador) também entraria como mais uma forma de renda.

        Procede o raciocínio?

        Excluir
      5. Olá Anônimo! Procede sim. O aluguel de ações é mais uma forma (segura, diga-se de passagem) de rentabilizar a carteira. Quem tem um número razoável de ações não deve perder mais esta oportunidade de aumentar os ganhos. Um abraço!

        Excluir