Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

    As melhores e as piores ações de 2012


    Ainda que o índice Bovespa tenha registrado uma pequena alta no ano de 2012, muitos papéis surpreenderam o mercado com suas valorizações enquanto que outros registraram grandes perdas.

    O portal Infomoney realizou recentemente um levantamento das melhores e das piores ações de 2012 (no "quesito" rentabilidade). Podemos observar nesta lista que muitas das empresas ditas "melhores" estão associadas ao consumo interno enquanto que as piores estão quase que em sua totalidade situadas no setor elétrico ou relacionadas com as exportações (principalmente de minérios).


    Vejamos os resultados:


    As maiores altas

    Em 2011 a Hypermarcas apresentou queda de 62,1% enquanto que a B2W registrou as maiores perdas daquele ano. Já em 2012 essas empresas tiveram forte recuperação: a Hypermarcas vem mudando sua estratégia de negócios (inclusive vendendo alguns ativos) e a B2W vem ganhando mais confiança do consumidor e do mercado. Ainda assim, particularmente acredito que parte destas valorizações sejam resultado de um movimento especulativo do mercado.

    Já a alta das ações da Sabesp - segundo especialistas - está diretamente relacionada com a queda das ações do setor elétrico, sendo que muitos investidores simplesmente trocaram de setor.

    A Ambev é destaque nesta listagem (apesar do médio crescimento em relação aos outros papéis do ranking) por ter se tornado, mesmo que por um curto período de tempo, a empresa mais valiosa do mercado brasileiro, passando a Petrobras em valor de mercado.

    As maiores quedas

    A alta volatilidade, prejuízos e especulação com as ações do grupo EBX (que foi assunto de uma matéria que você pode ler aqui) levaram as ações da OGX à encabeçar a lista das piores ações de 2012.

    A lista segue - é claro - com as elétricas e termina com as mineradoras que perderam grande valor de mercado devido a diminuição das exportações, visto que estas empresas são altamente dependentes do mercado externo e como sabemos, em 2012 observamos uma clara desaceleração da economia tanto dos países desenvolvidos (ainda são?) como dos países em desenvolvimento (BRICS principalmente).

    Deve ficar claro ao leitor que estes dados são referentes ao ano de 2012 e que valorização (ou mesmo desvalorizações) passadas podem não se repetir no futuro. Assim, esta matéria de forma alguma faz indicações de compra ou venda de ativos.

    Lembre-se sempre: estude bastante os resultados das empresas que se deseja investir de modo a tomar decisões conscientes de investimento.



    Um grande abraço!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário