Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

    Carteira de dividendos - Recomendações / Janeiro 2013


    Frequentemente as corretoras de valores divulgam suas carteiras recomendadas e muitas delas tem portfólios direcionados ao investimento em dividendos. Um recente levantamento trouxe as ações mais recomendadas neste inicio de 2013.

    O portal financeiro Infomoney divulgou no último dia 11 de janeiro o ranking das ações boas pagadoras de dividendos mais recomendadas pelas corretoras de valores. Na matéria (que você pode ler aqui) é interessante notar que as elétricas tem "saído de cena" e muitas empresas voltadas para o mercado interno tem ganhado espaço nas indicações.


    Segue abaixo o ranking e o número de indicações:


    Fonte: http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2656134/telefonica-segue-lider-recomendacoes-dividendos-ambev-ganha-espaco

    Particularmente discordo da indicação de algumas destas empresas como boas pagadoras de dividendos. Muitas são excelentes empresas (com crescimento recorrente e resultados extraordinários) mas que por outro lado não remuneram bem o acionista (quando comparadas com outras empresas do mercado).

    Porém, este comportamento (de grande crescimento e remuneração média) pode ser altamente benéfico para a formação de um "mix" de empresas na carteira de investimentos, pois podem garantir crescimento do patrimônio aliado à proventos nada desprezíveis.

    E você leitor, o que achou deste ranking?

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. Olá Rafael, como está?

      Acompanho seu blog há algum tempo e preciso lhe dizer que está realmente muito bom :)

      Obrigado por dividir seu conhecimento conosco, creio que não só eu mas várias outras pessoas estão sendo agraciadas com sua ajuda.

      Parabéns pelo excelente trabalho, um forte abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Jefferson! Eu é que agradeço à você por acompanhar o blog! Apareça sempre! ;) Um grande abraço!

        Excluir
    2. Mas o investimento visando dividendos não é de longo prazo? Do que adianta uma recomendação mensal?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com você Thiago, o investimento deve ser de longo prazo. Esse comportamento de mudança mensal das carteiras é comum nas corretoras de forma a gerar o giro do portfólio e por consequência mais comissões etc. O interessante da matéria é observar as recomendações e através delas buscar e estudar novas empresas e opções de diversificação da carteira. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Pois é... é a mesma coisa que eu não entendo dessas corretoras. Aumentar e diminuir posições é normal, mas todos os meses essas corretoras trocam algumas ou várias ações das suas "carteiras de dividendos".

      Carteira de dividendo pra mim deveria durar, no mínimo, um trimestre para o pagamento de dividendos, JCP e um leve prazo para o papel retornar ao antigo valor antes da data-ex.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano! Se a empresa é boa - na minha opinião - deve durar "para sempre". Como respondi ao amigo acima, também não concordo com o alto giro das carteiras, mas o ranking acima tem grande importância ao nos trazer novas opções de investimentos. Um abraço e obrigado pelo comentário!

        Excluir
    4. Na minha humilde opinião, o fundamento para o investimento em ações é auferir lucros, seja como dividendos, JCP, bonificações ou, até mesmo, ampliação do patrimônio da empresa com a incorporação ao capital de lucros acumulados.
      Como exemplo de bonificação, cito o caso da Itaúsa, que em 2012 bonificou os acionistas em 10%. Excelente!
      Na última hipótese, tem-se aumento do VPA, o que enseja aumento das cotações em bolsa.
      Mas quando são anunciados dividendos, o meu dia fica mais feliz!
      Com o atual "custo de oportunidade", a bolsa está muito convidativa.

      Marcelo - sp

      ResponderExcluir