Aprender com o exemplo de investidores de sucesso é muito importante, pois suas lições (tanto os erros como os acertos) nos ajudam a direcionar nossas ações rumo ao sucesso. Neste post vamos conhecer a história do gestor de fundos Peter Lynch.
Nascido em 1944 no estado americano de Massachusetts, Peter Lynch é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo. Sua ligação com o mercado financeiro começa nos campos de golfe onde trabalhava carregando os tacos de grandes executivos. Através desta ocupação ele teve a oportunidade de ouvir muitas conversas sobre o mercado acionário, vindas principalmente de gestores do fundo Fidelity.
Ao sair do emprego no campo de golfe, entra para a Universidade de Boston e se emprega justamente no fundo Fidelity. Após dois anos deixa a faculdade (para servir as forças armadas) e quando retorna do serviço militar se torna analista de investimentos do fundo Fidelity Magellan.
Durante sua carreira como gerente do fundo Fidelity, Peter conseguiu retornos anuais médios de 29% durante 13 anos. Ele se aposentou em 1990 deixando o fundo com um patrimônio de 15 bilhões de dólares.
Sua filosofia de investimentos é simples: "Invista em o que você conhece". Este princípio é importante, pois na prática observamos que diversos investidores não tem tempo (ou mesmo paciência!) de analisar diversas empresas e setores. Deste modo, investir em empresas e mercados que você já conhece seria o mais adequado. Ele também destaca que temos que prestar atenção e buscar empresas que o mercado subvaloriza. Seguindo este pensamento, Peter Lynch investiu em ações do Wallmart, Phillip Morris e Taco Bell muito antes que o mercado prestasse atenção nelas.
É autor de alguns livros como "One Up on Wall Street" (o mais famoso), Beating the Street e Learn to Earn. No Brasil, seu livro mais conhecido é "Jeito Peter Lynch de Investir - As estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street" publicado pela editora Saraiva.
Como de costume apresento algumas frases e pensamentos deste grande investidor:
1. Preste atenção a fatos e não às projeções.
2. Antes de investir em uma empresa, analise o seu balanço anual para ver se ela é financeiramente saudável.
3. Quando vários detentores de informações privilegiadas estão comprando ações de uma empresa ao mesmo tempo, isso é um bom sinal.
4. Um investidor médio pode monitorar de cinco a dez empresas de cada vez, mas isto não quer dizer que vá comprar qualquer uma delas.
5. Seja paciente. Algumas ações demoram de três a quatro anos, após a termos comprado, para apresentar bons resultados. Outras podem levar até 10 anos.
6. Entre cedo, mas nem tanto. Comprar muito cedo significa assumir muitos riscos. Mas não vacile para não entrar tarde demais.
7. Não compre ações baratas apenas porque são baratas. Compre-as porque seus fundamentos estão melhorando.
8. Compre pequenas empresas depois que tiverem tido a oportunidade de mostrar que podem ser rentáveis.
9. Os tiros no escuro frequentemente saem pela culatra ou “não saem”.
10. Investigue 10 empresas e é provável que encontre uma com perspectivas brilhantes não refletidas em seu preço.
11. Você precisa saber o que possui.
12 . É inútil tentar fazer previsões sobre a economia e as taxas de juros.
13. Você deve ter tempo para identificar e reconhecer empresas extraordinárias.
14. Evite tiros longos.
15. Boa gestão é fundamental para fazer bons negócios.
16. Seja flexível e humilde e também aprenda com seus erros.
17. Antes de fazer uma compra, seja capaz de explicar por que está comprando.
18. Sempre existe alguma coisa com o que se preocupar.
19. Se você se mantiver alerta, pode escolher performances espetaculares seja no seu ramo de negócios ou no shopping do seu bairro muito antes de Wall Street descobri-las.
20. Investir sem pesquisar é como jogar pôquer aberto sem nunca olhar para as cartas.
21. Na ausência de surpresas, uma ação é relativamente previsível em mais de vinte anos. Porém, saber se ela vai se sair melhor em dois ou três anos é como jogar uma moeda para cima e acertar o lado que vai cair.
22. As grandes ideias de compra de longo prazo surgem em experiências simples do dia a dia.
E você amigo leitor, qual destes princípios utiliza no dia a dia?
Um grande abraço a todos!
Créditos da imagem: http://www.investopedia.com
0 comentários:
Postar um comentário