Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 30 de novembro de 2012

    Joelmir Beting (1936-2012)


    No dia 29 de novembro de 2012 o Brasil perdeu um grande jornalista - Joelmir Beting - que soube como poucos traduzir os difíceis termos da economia para o grande público.

    Joelmir Beting nasceu em Tambaú (interior de São Paulo) no dia 21 de dezembro de 1936 e trabalhou por 50 anos no jornalismo onde inicialmente começou na crônica esportiva indo posteriormente cobrir a nebulosa área econômica.

    Trabalhou na roça e aos dezenove anos foi para São Paulo onde estudou Sociologia na Universidade de São Paulo sendo companheiro de turma de Ruth Cardoso (falecida esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso). Em 1957 ainda durante seu período universitário inicia sua carreira jornalistica como repórter esportivo. Em 1968 lançou o editorial de economia do jornal Diário Popular. Teve ainda participações de destaque em debates eleitorais e cunhou em homenagem à Pele a expressão "Gol de Placa".

    A grande repercussão de sua morte (que tomou grande parte do noticiário) tem sua justificativa e não poderia ser diferente. Em uma época em que o "economês" nada mais era que um nebuloso dialeto conhecido por poucos especialistas, Joelmir Beting auxiliou de forma brilhante na tradução da situação econômica nacional, explicando de forma fácil e muitas vezes bem humorada os novos planos econômicos, os efeitos da hiperinflação etc. Como assisti em um telejornal: ele traduziu o "economês" para o "gentês".

    Sempre gosto de apresentar as personalidades abordadas no blog por suas frases e como não poderia ser diferente seguem abaixo alguns dos pensamentos de Joelmir Beting:

    "As Bolsas de Valores, como os aviões, são cem por cento seguras: todo avião que sobe, desce."

    "Metade da humanidade passa fome. A outra metade faz regime."

    "Em economia, é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil é entender o presente."

    "Não há soluções políticas para problemas econômicos."

    "Você só consegue explicar aquilo que entendeu."

    "Modernizar não é sofisticar. Modernizar é simplificar."

    "Quando os preços sobem é inflação; quando descem é promoção."

    "A gestão da economia tem apenas dois problemas: quando as políticas fracassam e quando as medidas funcionam."

    "A verdade é que o Brasil teima em não fazer 70% do que deveria fazer nem 50% do que já poderia ter feito. O tal de neoliberalismo nada tem a ver com isso."

    "No Brasil, fomos dopados pela cultura da abundancia, irma siamesa da cultura da ineficiência, da acomodação e da tolerância; responsável pelo nosso atávico desperdício de terra, de água, de mata, de energia, de sossego e de gente."

    "É melhor uma Ford na Bahia do que na Argentina. As isenções fiscais referem-se a impostos futuros que não existiriam sem a fábrica funcionando."

    "O economês a gente aprende na escola. Mas se não tomar cuidado, o economista acabará falando, escrevendo e pensando em economês para o resto da vida. Mesmo porque, o economês é uma varinha mágica. Aplicado com método, pode dar resposta a qualquer problema do vasto mundo da economia."

    Fica aqui registrada a justa homenagem do blog Rico por Acaso.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos das imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joelmir_Beting; 
    Créditos das frases: http://www.frasesfamosas.com.br/de/joelmir-beting.html
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. Que descanse em paz! O Brasil perdeu um excelente Jornalista, com "J" maiúsculo!

      ResponderExcluir