Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 13 de agosto de 2012

    Como funciona o investimento em dividendos


    O investimento focado em dividendos tem aumentado a passos largos. Longe de ser somente um modismo ele é uma alternativa para os investidores que desejam garantir renda no futuro. A despeito deste crescimento muita gente ainda tem dúvidas sobre o básico (o que não é vergonha alguma!). Hoje vamos entender um pouco mais sobre esta modalidade de investimento.




    O objetivo principal do investidor que foca seu portfólio em dividendos é garantir uma renda que seja periódica, com valores estáveis e que principalmente seja obtida sem a necessidade de trabalho. Muitas vezes este investidor não quer parar de trabalhar, mas sim tranquilidade para se dedicar às coisas que ele mais gosta, pois frequentemente (talvez muitas vezes!) apesar de um bom salário ele não trabalha com o que gosta.

    Assim, este investidor compra ações (se torna sócio de empresas) e recebe sua participação (nem sempre na proporção merecida) desta sociedade.

    Qual o foco deste investidor?

    O grande objetivo deste investidor é receber uma renda passiva (na forma de dividendos e juros sob o capital próprio) maior que suas despesas. Simples? Sim, mas não por isso fácil de se atingir. O investimento (principalmente para o pequeno investidor) deve ser constante e o investidor deve ter paciência e coragem para enfrentar o "sobe e desce" da bolsa sem se desesperar. Portanto, ao menos que você tenha alguns milhões para investir, atingir este objetivo vai demorar alguns anos.

    A grande premissa do investimento em dividendos e da geração de renda passiva (que é a renda recebida sem a necessidade de se trabalhar) é comprar e manter as ações em carteira. Utilizar os ovos ao invés de matar a galinha. Claro que não se deve manter em carteira uma empresa ruim e que está dando prejuízo, mas com empresas boas isso não deve acontecer. Muito pelo contrário: nos primeiros anos deve-se comprar mais e reinvestir os dividendos. Quanto mais dividendos recebidos mais ações podem ser compradas e quanto mais ações se tiver mais renda é gerada.

    Esta é a maior diferença entre investir para formar patrimônio e investir em dividendos. No primeiro caso o foco é em aumentar o patrimônio através da compra de empresas com alta probabilidade de crescimento do valor da ação, porém com baixa capacidade de pagamento de dividendos (em comparação com as boas pagadoras de dividendos). Quando se atinge o valor desejado de patrimônio o investidor vende estas ações para mais a frente reinvestir em outra que poderá multiplicar ainda mais o valor inicial. Porém neste investimento, quando há a venda do ativo existe a incidência de imposto de renda e com esta venda a fonte de renda (a galinha) é perdida. É claro que existem investidores de longo prazo focados em formação de patrimônio, mas muito provavelmente eles terão que vender estas ações em alguns anos para obter a renda desejada. Na verdade não existe o certo ou o errado: investir em dividendos ou formação de patrimônio vai depender muito do foco do investidor.

    O que são os dividendos?

    Os dividendos nada mais são que parte do lucro que a empresa teve durante o trimestre/semestre/ano. As empresas distribuem porcentagens variadas do lucro e este valor depende da politica de dividendos de cada uma. Para saber qual a porcentagem que cada empresa paga acesse o menu "Relações com Investidores" no site da empresa que você deseja investir. Outras empresas distribuem somente os valor minimo que está na lei: 25%. Muitas vezes alguns "bônus" também são distribuídos.

    Carteira de Viúva

    Uma das críticas que geralmente ouvimos quando falamos em carteira de dividendos é que este é um investimento de viúva pois o investidor (pela própria mecânica do investimento) em muitos casos acaba deixando as ações para seus descendentes.

    E qual o problema disso? Ao meu ver NENHUM!

    Eu ficaria muito feliz em investir, utilizar o dinheiro investido no futuro (dividendos e juros sob o capital próprio) e ainda deixar as pessoas que amo em uma situação confortável. E eu acho que muita gente pensa assim.

    Para finalizar: é possível viver de dividendos? Sim! Mas isso leva tempo e o investidor deve ser paciente, além de escolher as empresas certas, é claro. Existem exemplos disso e suas histórias falam por si mesmo.

    Uma ótima semana à todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    23 comentários:

    1. Olá Rico por Acaso, o post ficou legal, faltou apenas dar um exemplo prático =)
      Dúvida: com que regularidade uma empresa paga dividendos?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu sei que a pergunta não foi direcionada a mim, mas gostaria de responder. Cada empresa tem a sua regularidade. Tem empresa, como o Bradesco, que paga mensal. Tem empresa que paga anual, como Eletropaulo. Tem empresa que é semestral. Tem trimestral.
        Para você saber, vai um conselho. Acesse www.fundamentus.com.br e coloque o código do ativo. Depois vá em Histórico/Proventos. Desta forma, você poderá ver a regularidade em que são pagos os proventos do ativo em questão.
        Só mais uma coisa: o histórico de proventos dá uma indicação de perspectiva futura, mas não há obrigação da empresa em repetir esta regularidade no futuro.

        Atenciosamente,

        Alfredo

        Excluir
      2. Olá Forreta! O Alfredo foi direto ao ponto! Um grande abraço!

        Excluir
    2. Caro Rafael!

      Acredito que a carteira pode mesclar empresas de crescimento com boas pagadoras de dividendos. Mas no final das contas, os dividendos do portfólio devem buscar superar as despesas. Porque viver com dinheiro sem precisar trabalhar é o MÁXIMO!!!
      Adorei o tema do post!
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Este post foi direcionado a esclarecer alguns pontos sobre o investimento em dividendos, mas não acredito que a carteira deve estar 100% em dividendos. Penso como você, em ter um mix, talvez 50% focada em dividendos e 50% em dividendos/crescimento. Um grande abraço!

        Excluir
    3. tem que tomar cuidado com boas pagadoras de dividendos no fim acabam igual a eletropaulo ficam sem dinheiro pra investir nela mesma e no primeiro problema apresentam fortes prejuizos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anônimo,

        Geralmente as boas pagadoras de dividendos são aquelas que já tem uma infraestrutura implantada e prestam serviço com boa margem operacional.

        As "más" pagadoras, são aquelas que necessitam de re-investir muito alto o lucro do exercício, como é o caso de PETR4. PETR4 remunera mal o investidor pois a maior parte da grana vai para re-investimento no negócio. E sobra pouco pro acionista.

        Não é o fato de pagar bons dividendos que vai fazer a empresa ficar sem dinheiro, mas sim a baixa capacidade de gerar lucro, baixo poder de competitividade, fatores ecoômicos externos, escolhas erradas de estratégias e etc.

        É claro que dividendos espetaculares devem ser vistos com um pé atrás. Mas o que se busca aqui são os dividendos justos, ou seja, aquele que remunera corretamente o investidor sem prejudicar o orçamento da empresa, numa relação ganha-ganha.

        Atenciosamente,

        Alfredo

        Excluir
      2. Alfredo, mais uma vez você foi cirúrgico! rsrsrs Obrigado pelo comentário e por auxiliar os amigos do blog! Um grande abraço!

        Excluir
    4. RPA,
      Minha pesquisa dos Dividendos FIA está em curso. Já colhi dados de 6 FIA diferentes e pretendo chegar a uns 50 para, ao final, consolidar os dados e ver quais os papéis preferidos dos administradores dos fundos.
      Como uma parcial, já estou percebendo que BBAS3 é a menina dos olhos dos administradores, apareceu em 5 dos 6 fundos analisados.

      Atenciosamente,

      Alfredo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Opa! Vamos que vamos! Esse post promete! Um grande abraço!

        Excluir
    5. Belo post! Essa é mesmo a essência da coisa! É importante observar que ao longo do tempo a política de distribuição de dividendos de uma determinada empresa pode mudar. Pode ser que seja necessário reinvestimentos dos lucros para o crescimento, manutenção ou qualquer outro projeto de determinada empresa.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Investidor em Ação! Sim, a política de dividendos não é estática e apesar de se manter em uma média pode mudar de forma abrupta como ocorre com a Eletropaulo! Um grande abraço!

        Excluir
    6. Hehe... Carteira de viúva, nunca tinha ouvido falar deste apelido mas concordo em gênero, número e grau. E de fato, aconteceu uma carteira de viúva dentro do meu círculo social:

      Uma servidora pública, colega minha, já no auge dos seus 60 e tantos anos estava me vendo conferir as cotações no meu HomeBroker e solta: "meu marido mexia com esses negócio de bolsa e nunca dava satisfação, morreu e deixou tudo lá". Aí eu fui assuntando... assuntando... dei uma orientação pra ela e RESULTADO:

      O velho deixou pra velha quase 1000 ações BBDC4 e mais de 40 milascas de dividendos e JCP!
      O caso dela foi fácil, foi só entrar com o CPF do velho e certidão de óbito numa agência do Bradesco que já localizaram a conta investimento e etc..

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano! Obrigado por nos trazer esta história! Muito interessante! Um grande abraço!

        Excluir
    7. em três anos, os proventos depositados expiram...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na verdade, o direito aos dividendos não recebidos e não reclamados se expira em três anos. Um grande abraço!

        Excluir
    8. É meu irmão! Caiu na conta é dindin!

      E eu não ganhei nem um lotinho de BBDC4 da véia...

      ResponderExcluir
    9. Muito bom o post, direto e enxuto. Hoje quero construir patrimônio, aliás, quem não quer? Quanto mais, melhor. Hoje divido minhas tácticas de investimento da seguinte forma, tenho em parte ações que seguro no longo prazo (como ELPL4), justamente para receber dividendos e, por outro lado, negocio no curto e médio prazo para crescer o montante investido em carteira.

      Gostaria que você visitasse meu blog e dissesse o que acha. Ficarei honrado. Abraço e sucesso!
      http://www.psicologiaeinvestimentos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Daniel! Irei visitar seu blog sim! Sucesso! Um grande abraço!

        Excluir
    10. Boa noite... sou grato a esse blog pois tem me ajudado muito a esclareçer dúvidas sobre o mercado financeiro. Estou pensando em montar uma carteira de dividendos. Gostaria de saber se é possível encontrar na net um material aprofundado sobre análise fundamentalista.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Eu é que fico agradecido em ler seu comentário.

        Sugiro que você leia (se ainda não leu) o livro do Bazin (Faça fortuna com ações antes que seja tarde - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=8921&tipo=2&isbn=9788585454166).

        Deixando um pouco a modéstia de lado, no meu eBook eu montei um roteiro bem organizado de como avaliar uma ação com o foco em dividendos, incluindo a análise fundamentalista. Deste modo acredito que ele irá atender às suas expectativas. Você encontra ele em (www.viverdedividendos.com). Um grande abraço e à disposição!

        Excluir