Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 2 de agosto de 2012

    Acompanhamento de carteira: Julho / 2012


    O mês de agosto já começou e é hora de analisarmos tudo o que aconteceu na carteira Rico por Acaso no mês de julho. 

    Vamos aos dados!




    Um mês de acompanhamento...

    Devido à alguns compromisso que havia assumido, pela primeira vez no ano não realizei nenhum aporte o que pretendo compensar neste mês de agosto. Como era de se esperar a bovespa oscilou entre ganhos e perdas durante o mês inteiro fechando com um saldo positivo de 3,21% mas no acumulado do ano registrando um resultado negativo (-1,16%).

    A carteira Rico por Acaso reverteu os ganhos do mês passado e caiu 3,83% neutralizando também o saldo positivo para o ano. Deste modo a carteira perde 2,14% em 2012.

    Proventos recebidos

    Recebi no mês de julho dividendos e juros sob o capital próprio do Banco do Brasil (BBAS3) o que ajudou na rentabilidade e fez com que a carteira não perdesse mais.

    Composição da carteira


    Devido a não ter havido nenhuma compra no mês, a composição da carteira permanece igual ao último mês analisado (junho).

    Dados fundamentalistas


    Continuo com a estratégia de manter em carteira empresas com bons DY's e P/L's e focando na manutenção das empresas já adquiridas.

    Uma pequena análise do mês de julho

    Fica claro através da análise das empresas que compoe meu portfólio que a situação negativa computada no final do mês se deveu principalmente à Eletropaulo. Sim, ela de novo que continuou caindo durante o mês e nem as altas do Banco do Brasil e da Cemig (que poderiam neutralizar as pequenas quedas da Vale, Eternit e Coelce) deram conta de manter a carteira no positivo.

    Apesar desse cenário ainda tenho confiança no futuro da Eletropaulo. Quando digo futuro estou pensando em uma correção do preço (e dos dividendos) para um horizonte de 3 a 5 anos. Devido à isso pretendo continuar comprando o papel. Alias, ontem dia 01/08/2012 já comprei alguns papéis da empresa. Acredito que a queda seja justificada, pois a política de dividendos foi modificada (o que realmente mexe com o animo dos investidores), mas a queda total apresentada eu acho que é um pouco de exagero e pura especulação.

    Para agosto

    Em agosto pretendo reforçar a carteira com as ações que já compõem o portfólio e manter a estratégia.

    Ultimamente fiquei muito "tentado" a entrar em empresas como Brasil Foods, Souza Cruz e CCR, mas sinceramente olhando os preços praticados e os dividendos pagos não me animei muito. Nos próximos post's irei explicar o porque desta vontade de entrar em tais empresas. Quem sabe para o futuro...

    Conclusão

    Apesar de não ter efetuado nenhum aporte e a carteira ter fechado o mês no negativo continuo com a estratégia montada de aproveitar a promoção de alguns papéis que estão sofrendo com a crise.

    Um excelente mês de agosto aos leitores! Que possamos realizar tudo aquilo que planejamos para este mês!


    Se você pretende continuar comprando ações durante toda a sua vida, você deve dar as boas vindas ao declínio dos preços como uma maneira de adquirir ações mais baratas.

    WARREN BUFFETT
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    28 comentários:

    1. E aí Rafael! Amanhã o resultado da ELPL vai dar mais audiência do que o julgamento do Mensalão! Rs..

      Minha carteira também é focada em dividendos e estou em busca de diversificação.Andei sondando mais uma elétrica e gostei de TBLE3. Não te incomoda COCE5 não ter tag along? Não entrei no papel por isso. COCE3 não tem liquidez no fracionário.

      Valeu e parabéns pelo blog.

      Guilherme

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme! O resultado da Eletropaulo vai dar audiência mesmo...rsrsrs....A Coelce tem algumas desvantagens ao meu ver, como o pagamento dos dividendos somente no final do ano, uma liquidez menor, mas mesmo assim gosto da empresa. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Caro Rafael!

      A BR Foods não parece se amoldar ao seu portfólio, por isso vou aguardar ansioso as razões do seu interesse em outros post´s.
      Sabe quando será a revisão tarifária da Coelce?
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Obrigado pelo comentário. Sinceramente não sei a data exata da revisão, mas vou pesquisar. Um grande abraço!

        Excluir
    3. por favor como voce acha esse quadro, comparando a bovespa com a sua carteira.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! Os dados são obtidos nos sites Infomoney, Guiainvest e Fundamentus. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Respostas
      1. Obrigado ITM! Vê se não some dos blogs ein! rsrsrsrs

        Excluir
    5. RPA,

      Sabe e algum papel com bom DY e que pague os dividendos bimestralmente?

      [ ]'s
      Rogerio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rogério! A Eletropaulo pagava bons dividendos bimestralmente. No momento não sei qual será o DY para os próximos anos. Fora ela não me lembro de nenhuma empresa com as mesmas características atualmente. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Das suas 4 maiores posições, somente a CEMIG está performando bem neste ano. Todas essas 4 eu tenho também, e estou mantendo-as.

      Abraços e sucesso

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Além da Poupança"! Obrigado pelo comentário! Apesar das quedas pretendo manter a posição e comprar mais. Acredito que trarão bons resultados no longo prazo. Um grande abraço!

        Excluir
    7. RPA

      Eter3 é muito arriscado hoje em dia. O Amianto é um problema que vai gerar fortes especulações no papel.

      Sugiro diversificar mais a carteira. Perder para o Ibovespa nunca é bom não é?

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Com certeza perder para o Bovespa não é fácil, mas ganhar também não é. Uma maior diversificação está nos planos para os próximos meses. Um grande abraço e muito obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
      2. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      3. Pô meu querido, dá uma pesquisadinha antes de comentar bobagem!
        Há tempos que a Eternit não trabalha com fibra de amianto, ela diversificou todos os seus produtos na área de construção civil.
        Diversificar em mais do que 6 ativos só é recomendado para quem tem muito, muito, MUITO capital investido (lá na casa do milhão).
        Por último, vencer o IBOV não é o objetivo primário de um holder. É acumular capital sempre reinvestindo os dividendos.

        Rafael, está livre para remover meu comentário se achar a resposta muito ofensiva.

        Excluir
      4. Eu também não vejo como um grande problema perder para o Bovespa. Se o foco é dividendos, nos índices passam a ser objetivos secundários.
        O mais importante é acúmulo de capital e reinvestimento cíclico.
        Acho que seu comentário foi ofensivo sim, mas seus argumentos estão corretos.

        Alfredo

        Excluir
      5. Só para finalizar... eu só discordo de uma coisa. Não acho que devamos diversificar nossos ativos em até 6 e só comprar mais se tivermos muito dinheiro.
        Isso é uma questão pessoal de cada um. Eu, por exemplo, não tenho nem perto do bilhão que você falou e acredito que diversificar em algo em torno de 10 a 12 empresas muito atraente.

        Alfredo

        Excluir
      6. Calma pessoal! Aqui o espaço é democrático mas não adianta ficarem nervosos! rsrsrs

        Adriano, concordo com você. A Eternit hoje em dia é muito mais que amianto. Ela fez um excelente trabalho de diversificação do portifólio. Além disso seu endividamento é bem pequeno.

        Alfredo, também concordo com você. O foco (pelo menos para mim) não é ganhar do Ibovespa, mas sim comprar empresas boas por um preço adequado e que acredito que irão me dar retorno no futuro. Ganhar ou perder do Ibovespa - no momento - é irrelevante. Acho que até ficaria "triste" se estivesse ganhando muito do Ibovespa pois seria um sinal que os preços estão aumentando e as possibilidades de comprar a preços atraentes estariam menores.

        Alfredo e Adriano, eu não acredito em super diversficação e também não acho que 6 ações seja o ideal (apesar de possuir 6 ações atualmente). Como já venho escrevendo há um bom tempo minha meta é atingir algo em torno de 12 ações.

        Um grande abraço a todos e uma excelente semana!

        Excluir
    8. RPA,
      Vi os resultados da Eletropaulo e não gostei muito. Li lá que eles não vão distribuir dividendos referentes ao 1S12 e isso pode gerar insatisfação do mercado.
      Como você analisa os resultados da Eletropaulo?

      Att,
      Carlos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos! Os resultados realmente não foram bons, principalmente devido ao aumento da Parcela A relacionada à compra de energia. Com o não pagamento de dividendos neste semestre com toda certeza segunda feira a ação vai cair (e muito provavelmente). Por enquanto vou manter o papel. Como já havia escrito anteriormente pretendo esperar até o ano que vem pelo menos para ver qual será o caminho que a empresa vai tomar. Não será a revisão tarifária e os resultados de um semestre que vão fazer eu mudar de posição. Acredito que devo olhar um horizonte maior. Apesar de tudo, a empresa não teve prejuízo ao contrário da Petrobras que registrou prejuízo. Um grande abraço!

        Excluir
    9. RPA,

      Que tal um post sobre os resultados da Eletropaulo?

      Valeu

      João Gabriel

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá João Gabriel! Vou escrever algo sim! Um grande abraço!

        Excluir
    10. Rpa, venho acompanhando seus comentários sobre a sua carteira e na sua estratégia você diz que vai continuar comprando Elpl, mas percebi de que na sua carteira de jan2012 ela era 25% da sua carteira e na de junho passou para 17%, entao me pergunto você esta diluindo suas posições neste papel ou fiz uma avaliação errada destes dados

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você avaliou errado. A participação na carteira também é determinada pela (des)valorização do ativo, uma vez que não devemos medir a participação pela quantidade de ações e sim pelo capital investido. Perceba que BBAS3 girava em torno de 19% e agora corresponde a 25%, no outro sentido ELPL4 fazia 25% e com as recentes penalizações do papel, agora responde por 17% da carteira.

        Excluir
      2. Calma gente! rsrsrsrs Esse post tá bem nervoso! A questão das posições é resolvida através de dois aspectos: como mencionado pelo Adriano existe uma variação nos preços mas que influi muito pouco na variação das posições. O que mais influi são as compras mesmo. Devido ao valor dos meus aportes mensais (que não permitem grandes compras) eu tenho que escolher as ações que vou comprar mês a mês (geralmente duas empresas ao mês). Assim não é todo mês que eu compro Eletropaulo, apesar de geralmente comprar mês sim e mês não. Então não é que venho diminuindo as posições (continuo comprando) mas tenho também adquirido outras ações o que altera as porcentagens das posições. Um abraço a todos!

        Excluir
    11. Adriano nao direcionei minha pergunta a você e sim ao dono do site a resposta vindo de você nao sana minha duvida pois pode ser que ele pense diferente, agora se a resposta dele coincides com sua OK!

      ResponderExcluir