Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 26 de junho de 2012

    Quanto os bancos pagam em dividendos?

    Hoje vou iniciar uma série de post's tratando dos dividendos pagos por alguns setores da economia. O primeiro setor a ser abordado será o financeiro, mais particularmente os bancos.


    O sistema financeiro é um setor fantástico principalmente pelos lucros contabilizados. Antes da Dilma mandar sugerir que todos os bancos diminuíssem os juros esses ganhos eram ainda maiores. Se os juros compostos tem uma grande força quando usados para nosso bem (quando investimos), imaginem quando usados para se cobrar juros nos bancos e financeiras. E todos nós sabemos que os juros cobrados são muito maiores do que aqueles recebidos quando investimos.

    No setor bancário existem instituições que pagam dividendos/juros sob o capital próprio de forma mensal, bimestral e trimestral. Geralmente o DY deste setor não é nada excepcional, mas como sempre gosto de escrever, em algumas empresas também não é nada desprezível. Vejamos alguns exemplos:


    Com a crise financeira mundial instalada muitos bancos considerados "bons" estão sendo negociados a preços bem descontados. Alguns estão tendo grandes problemas como o Cruzeiro do Sul e outros estão se recuperando, como o Panamericano. Provavelmente eles irão sofrer por mais um bom tempo até que a economia tenha uma pequena recuperação e esta melhora se reflita nos preços das ações.

    O que aconteceu com o banco Cruzeiro do Sul demonstra claramente o que escrevi no ultimo post (O que acontece se a empresa que invisto falir?) pois neste caso o investidor perdeu praticamente 86% do seu patrimônio investido somente em 2012.

    Existe uma tendência para que a taxa de juros praticada pelos bancos diminua consideravelmente nos próximos anos, porém não acredito que tal queda tenha um impacto  extremamente grande no lucro dos bancos, visto que com toda certeza existirá um aumento grande na liberação de crédito (já está havendo!) e no crescimento da economia. Infelizmente o governo tem estimulado o endividamento da população, porém o que será o problema de alguns no futuro é o lucro de outros hoje.

    E você leitor, investe em algum banco? O que tem achado deste investimento?


    Um grande abraço a todos e uma excelente semana!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    21 comentários:

    1. Este é um setor que eu particularmente adoro. Bancos dificilmente saem perdendo em alguma transação. Além disso, há diversos mecanismos que protegem os bancos. Para qualquer resfriado que um banco tenha, o governo rapidamente toma uma medida contra o "risco sistêmico". O governo faz questão de ver seu sistema bancário extremamente saudável. Sem falar que no Brasil o setor é altamente regulado. Sempre procuro ter um banco na minha carteira :)

      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Alem da Poupança! Realmente é um setor que não pode faltar na diversificação da carteira. Sempre bem regulado como você escreveu mas não escapa de problemas como ocorreu com o banco Cruzeiro do Sul. Por isso, apesar dos bancos ditos "pequenos" darem a possibilidade de maiores ganhos (em crescimento) tenho preferência pelos "grandes". Um grande abraço!

        Excluir
    2. Caro Rafael!

      Uma série de post´s, por setores da economia, discriminando D/Y e P/L das empresas, facilita a vida dos acionistas, hein.
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Obrigado pela visita! A série irá continuar nos próximos post's! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Muito boa a sua ideia de informar os dividendos pagos pelas empresas de um determinado setor da economia. É extremamente útil para o leitor. Eu, particularmente, sinto-me bastante confortável ao investir em ações de grandes bancos. Os lucros são garantidos, embora os dividendos pudessem ser melhores.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Também acredito que os dividendos poderiam ser melhores mas ainda assim não são nada desprezíveis. Um grande abraço!

        Excluir
    4. eu particularmente gosto de itub epincipalmente bbas3 que tem um pl baixo e d/y muito bom, apesar de ter zerado o bbas3 porem quero que caia mais pra comprar estarei certo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu continuo comprando BBAS3. Apesar da queda expressiva e de continuar caindo acredito que no futuro seremos recompensados. Um grande abraço!

        Excluir
      2. e foi recompensado! OLha ai, 14 de janeiro de 2013 BBAS3 acima dos R$26,00. Rapaz, só mesmo um maluco para acreditar que um banco com o BB poderia permanecer naquelas condições. Parabens por não seguir a "manada"!


        abraço!

        Excluir
      3. É, o grande problema é segurar a onda e não seguir a manada. Obrigado pelo comentário! Um grande abraço!

        Excluir
    5. faltou falar do Paraná banco!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Diego! Obrigado pela participação no blog! Segue os dados: Paraná Banco (PRBC4) - DY 8% - P/L 3,10 - DIVIDENDOS TRIMESTRAIS - 2012 +12,76. Um grande abraço!

        Excluir
    6. esse é um dos blogs que mais fornecem dados e subsídios pra que os pequenos recolham informações pros seus investimentos.

      nesses blogs por aí tem tanto chororô e informações inúteis e óbvias, que o seu é meio que um oásis no meio de tudo.

      parabéns e continue o bom trabalho.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! Muito obrigado por suas palavras, são um grande incentivo! Um grande abraço!

        Excluir
    7. Muito legal os post por setor, aguardarei os próximos. Gosto muito da BBAS3 por ser difícil encontrar um D/Y desses em uma empresa tão sólida. Único adendo que faço ao post é que o fato da Dilma obrigar os bancos a baixarem os juros não fará tanta diferença em seu lucro como se imagina. Mesmo antes, o lucro bancário com spread fica entre 30 e 40% do seu lucro total, que é fortemente composto por tarifas e seguridade. (Somadas dão mais de 50%) Portanto essa medida fará pouca diferença no fluxo de dividendos.

      Abraço e obrigado pelo trabalho que publica!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Paulo! Minha preferida também é o BBAS3. Tudo do governo passa por ele, desde pagamento de concursos até movimentações gigantescas. Se tiver problemas o governo não deixará "ir pro brejo". Um grande abraço!

        Excluir
      2. Vendo a desvalorização do Bnrisul nesses ultimos dias, estou vendo que ele começa a ser uma boa opção tambem.

        Excluir
    8. Belo post... Tbm tenho BBAS3 na carteira.... Por ser tratar de um dos maiores bancos do pais,e ligado ao governo... dificilmente podera ir pro brejo !!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Concordo com você Ricsilva. A vantagem (e desvantagem) do BB ser ligado ao governo é o que me agrada neste banco. Um grande abraço!

        Excluir
    9. Muito bom RPA! Os bancos não brincam em serviço... a queda na taxa de juros pode ser vista como benéfica para o setor, já que a demanda pelo crédito tende a aumentar... o banco não lucra com taxas de juros elevadas, mas com altos spreads e com tarifas... a queda nos spreads bancários, tão defendida e aguardada é imediatamente anulada por elevação nas tarifas... é isto que os bancos tem feito para manter seus lucros crescentes!!!

      Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Excelente a sua visão do setor "Investidor de Risco"! Muito obrigado pela participação no blog! Um grande abraço!

        Excluir