Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 12 de abril de 2012

    O Segredo dos Ricos

    O título deste post pode parecer bem pretensioso, mas não é o caso. Hoje o post será bem filosófico!



    Com os recentes cortes nos juros praticados pelos bancos ditos oficiais (como a Caixa e o Banco do Brasil) verificamos a posição do governo no tocante ao estímulo ao consumo. Eles não querem que o brasileiro, representado principalmente pela chamada Nova Classe C pare de comprar. Mas aonde vamos para com este comportamento? Crédito barato é sinal de maior dinheiro na praça - mas também de maior endividamento da população - que via de regra sabemos não ter o nível desejado de educação financeira para tratar com o dinheiro (principalmente o dinheiro fácil, leia-se: cartão de crédito, empréstimos etc.) sem entrar em roubadas. Parece que vão lançar um cartão de crédito que permite dividir as compras em até 200 vezes. Isso mesmo, você não leu errado: 200 vezes

    Aqueles que acompanham os blogs de investimento/educação financeira ou já leram pelo menos algum clássico, como o livro Pai Rico, Pai Pobre conhecem bem o segredo dos ricos. Não dos ditos "ricos" que mantém um alto padrão de vida mas que estão sempre na corda bamba, pois se perderem o emprego não terão como manter o mesmo padrão de vida. Eu estou falando dos verdadeiramente ricos, aqueles que COMPRAM ATIVOS, os mantêm em carteira e fazem o dinheiro trabalhar para eles. Este é o grande segredo da riqueza. Aliás, não tem segredo. Comprar ações que gerem dividendos e valorizem, casas de aluguel, renda fixa ou o que for, mas que gere renda passiva.

    Tudo muito bonito, mas o governo insiste em colocar dinheiro fácil no mercado. É carro em 60 meses, empréstimos consignados (quase todo dia tem um velhinho na televisão falando das dificuldades do endividamento sem controle). Muitas vezes até nós mesmos somos seduzidos pelo marketing, achando que nosso carro que tem um ano de uso já está defasado. Lembrando que na compra do carro, junto com as parcelas vem de "brinde" o IPVA, a manutenção etc.

    Este não é um post contra o consumo. Pelo contrário, todos tem o direito e devem consumir o que gostam: viajar, comer bem, se vestir bem. Mas é um post contra o "consumir por consumir". 

    Muitos vão pegar essas linhas de crédito recém lançadas com juros menores apenas por pegar, porque está barato. Como pagar juros está barato??? E eu já ouvi isso muitas vezes e de mais de uma pessoa.
    Ao invés de pagar juros temos que mudar nossa concepção para ganhar juros. Como escrevi acima, tudo muito fácil, mas na prática difícil de implementar.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    14 comentários:

    1. Eae Rafael!!

      Como diria Eistein, a maior força dos universos são os juros compostos, depende de nós usá-lo para aumentar o rendimento ou aumentar as dividas.

      Dividir compras comuns em 200 vezes sem chance, um das unicas coisas que eu parcelaria em um número tão grande de vezes seria um apartamento e somente se eu conseguisse pagar com meus rendimentos xD.


      Abraços!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Um grande aspecto que deve ser visto nesta situação (grande endividamento e por longo período) é que as pessoas veem sempre o valor da parcela e nunca o valor final do empréstimo. É o que fazem as grande lojas de varejo que dividem um eletrodoméstico em até 18X e o cliente acaba pagando quase dois produtos. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Rafael,
      Em minha opiniao, o endividamento é uma coisa boa, desde que a pessoa o use para comprar ativos, em meu pensamento uma pessoa que busca 100k emprestado para um projeto com todo o embasamento e pesquisa, e que terá um retorno de +- 5%am, é muito bom e valido, porem há pessoas que buscam esses 100k, para comprar uma TV, trocar o carro, mandar os filhos para a Disney, reformar o corpo e pagar de 200 vezes, esse sim estará sempre enrrolado... isso é basico na materia de analise de projetos... mas como voce disse e eu concordo em genero numero e grau, quem vai ser o Lirio Parisotto, o Barao de Mauá, o Eike Batista, o Warren Buffett, o Joseph Safra e quem vai ser o Jorginho Guinle, chique, pobre, endividado e dependendo do favor dos outros para viver na velhice????

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Rudi! O grande problema é que o mercado é muito volátil. Mesmo com um estudo profundo, você tem 50% de chances de dar certo (alavancado com um empréstimo) e 50% de chances de dar errado. Eu sinceramente não tenho coragem, mas vai de cada um! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Tava vendo uma matéria sobre cartões de credito, e estava falando sobre este cartõe do tipo Lojas Americanas que não tem anuidade, mas eles tem taxa de manutênção tão caros quanto a anuidade e o pior tem os juros de ate 650% ao anos, enquanto que os cartões tradicionais de banco tem 180% ao anos, Imagine os juros em cima de 200 prestações, isso ja é um dos estagios finais de que o povo ja esta muito endividado, e lá na frente a bomba vai estourar. Um abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Infelizmente uma hora a bomba vai estourar. Fico pensando se a gente não está indo para o mesmo caminho dos EUA que na década passada deram dinheiro quase de graça e hoje se vê o estouro no sistema bancário. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Brasil aprendeu direitinho a lição com os EUA, criar um povo endividado e altamente consumista...

      Esse cartão de 200 prestações é assustador! Quero estar bem longe daqui qdo isso tudo estourar
      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esse é meu medo Etta, que todo esse crédito fácil se torne algo insustentável no futuro. E já começamos a vislumbrar alguns destes "sintomas". Basta pesquisar na internet o grande aumento no numero de devoluções de carros financiados (requeridos pelas financeiras). Um grande abraço!

        Excluir
    5. Excelente o post! É sempre bom relembrar os perigos do crédito fácil!

      Abços

      ITM

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado mais uma vez pela visita ITM! Conseguiu acertar seu blog? Um grande abraço!

        Excluir
    6. Ótimo post mesmo, mas o povo só quer saber de comprar, como bem disse a Etta.

      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigado pela participação Carioca! Um grande abraço!

        Excluir
    7. Eu já acompanho essa onda insana de consumo há algum tempo e o primeiro pensamento que vem a cabeça é MEDO. Quando a bolha estourar a conta vai sobrar para nós Brasileiros que diferente da massa, investimos o dinheiro ao invés de gastá-lo.
      Venho tentando há anos educar meus familiares para poupá-los do pior, mas é difícil. Eles estão tão presos ao ciclo de gastar-gastar-gastar e não conseguem assimilar um comportamento diferente. Já passaram por isso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá brunon! Obrigado pelo comentário! Infelizmente não é difícil vermos comportamentos financeiros ruins até absurdos no nosso circulo familiar e de amizades. Qualquer interferência/critica (por minima que for) muitas vezes é vista com maus olhos e passamos até por chatos. Não é isso que acontece? Um grande abraço!

        Excluir