Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 26 de outubro de 2011

    O pequeno investidor e a diversificação da carteira

    Diversificar a carteira de investimentos é muito importante, certo? Correto. Mas até que ponto o pequeno investidor deve diversificar? Quantas empresas ele deve ter em sua carteira? 
    Este é um assunto que gera grandes discussões e é difícil se chegar a um consenso. Neste post iremos analisar alguns pontos de vista sobre este assunto.


    Para alguns diversificar é questão de vida ou morte, pois é um modo de manter a segurança do investimento. Para outros, este é um ponto que não é tão importante.
    Para Warren Buffet muita diversificação faz com que não conheçamos a fundo as empresas que investimos. Para Lirio Parisotto, em suas famosas "Regras de Ouro"para os investimentos a diversificação também não é o ponto central do investimento.
    Na minha opinião - e eu fico pensando muito nisso ;) - diversificar a carteira ao extremo, principalmente para o pequeno investidor apenas contribui para a diluição do investimento. 
    É mais seguro diversificar? Com toda certeza! Mas acredito que faz muita diferença ter 1.000 ações de uma empresa que paga bons dividendos e ter 50 de várias que pagam dividendos intermediários. Mesmo quando falamos de ganho em valor é bem diferente ter R$ 50.000,00 investidos em uma ação do que ter R$ 1.000,00 em diversos papéis. Nenhum milagre vai transformar mil reais em um milhão de reais.
    Existem alguns exemplos interessantes que ilustram esta idéia da pouca diversificação. Sobre uma delas eu já falei há um bom tempo e trata-se da história do Sr.Vilibaldo que passou a vida inteira investindo nas ações da Petrobras  - que mesmo sendo odiada por uns e amada por outros - fez com que ele recebesse dividendos milionários hoje em dia. Investir em uma ou duas empresas gera sempre aquela pergunta: e se a empresa quebrar, eu perco metade do que eu guardei a vida inteira! E se a Petrobras tivesse quebrado? Com certeza este senhor estaria em maus lençóis! Mas ela esta ai até hoje. Grandes recompensas, advém de grandes riscos. Esta é a lei.
    Ainda assim eu pergunto, porque eu deixaria de investir em uma boa empresa que está barata? Eu sei que estou indo contra os princípios de muitos investidores, mas para o pequeno investidor acredito que ter 2 ou 3 ações na carteira e se concetrar no estudo e acompanhamento delas é mais importante do que todo mês colocar um pouco do seu dinheiro em uma das 20 ações da carteira. 
    Focar em uma boa empresa até se atingir, por exemplo, 1.000 ações e depois iniciar o investimento em outro papel pode ser uma boa alternativa. Diversificar com a renda fixa também pode ser outra forma de segurança nos investimentos.
    Como escrevi acima, esta é uma das discussões que mais geram controvérsias e tenho certeza que nunca terá uma resposta satisfatória pois cada um sabe o que é melhor para seu investimento. Por isso, não deixe nunca de analisar seu perfil de investimento antes de iniciar seus aportes.

    E você amigo leitor, como encara a diversificação dos investimentos?

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/


    LEIA TAMBÉM


    As crises e o pequeno investidor
    Psicologia da riqueza: o que você compraria se ganhasse na Mega-Sena?
    Quem pode investir na Bolsa
    Série Grandes Investidores: Carlos Slim
    O que é o "Grau de Investimento"? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. Olá Rafael! Muito bom o post! Parabens! Kelly

      ResponderExcluir
    2. RA,

      Tenho em mente em diversificar em um percentual onde eu consiga alcançar a independencia financeira em um determinado tempo.
      Por exemplo. Não adianta diversificar 80% RF e 20%RV se não dê pelo menos a chance de gerar o rendimento desejado mensal para que vc possa alcançar o seu objetivo.

      abs

      ResponderExcluir
    3. Quando muito se diversifica perde-se grandes oportunidades.

      ResponderExcluir
    4. @Investidor DefensivoEste é meu pensamento Investidor Defensivo: Focar no objetivo. Um abraço!

      ResponderExcluir
    5. Acho interessante focar em boas ações que distribuem dividendos, assim alcançar objetivo de uma renda que permita investir em outros setores, como imóveis etc.

      ResponderExcluir
    6. @Samuel FigueiredoOlá Samuel! A sua estratégia é interessante, investir os dividendos em outros ativos que não ações. Um abraço!

      ResponderExcluir
    7. Para mim é fato que devemos diversificar. O problema é o quanto diversificar. Tudo irá depender do capital a investir, da estratégia de investimento e do objetivo.

      No início foquei muito em aportes na renda variável e hoje dou preferência a empresas que paguem bons dividendos e reinvisto nelas, sempre mas não ponho mais dinheiro novo na bolsa. O dinheiro novo vai para outro tipo de investimento.

      ResponderExcluir