Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 26 de setembro de 2011

    As crises e o pequeno investidor



    A economia tem passado por um período complicado que provavelmente pode se estender por um período maior que o de 2008. Muitas autoridades já falaram sobre a extensão desta crise, chefes de governo (à exemplo da Presidenta Dilma) entre outros e o comportamento que o investidor deve ter nestas situações todos nós já sabemos, ou seja: controlar o nervosismo e evitar vender suas ações na baixa.
    Tenho certeza que conseguir este comportamento não é nada fácil, principalmente quando vemos um dinheiro ganho com suor ir pelo ralo. Por isso precisamos de bases que nos mantenham firmes no nosso propósito de investimento. Vamos neste post analisar as crises e principalmente o comportamento do mercado no longo prazo. Mãos à obra!


    Investir no longo prazo: este é o mantra que escutamos dos analistas que desejam dar conselhos para o pequeno investidor. Nada mais correto.
    Tentar descobrir o fundo e o topo do mercado só faz a alegria das corretoras que ganham com a compra e venda de ações. Ainda mais para quem não tem tempo hábil de acompanhar o mercado em toda suas nuances, especular é certeza de perda.
    Portanto, investir no longo prazo deve ser a tônica do pequeno investidor. Porém, este deve criar barreiras para enfrentar as crises como estas que estamos passando e chegamos a uma pergunta: Se a empresa é boa, para que vende-la? Se a estratégia é para longo prazo para uqe se preocupar com o curto prazo ? (desde que a empresa mantenha uma boa governança e se mantenha crescendo). 
    O mercado - via de regra - é cíclico. São momentos de boom's seguidos de crises e vice-versa. E é neste comportamento cíclico que nós - pequenos investidores - conseguimos montar nossas carteiras e formar nosso preço médio, comprando sempre e com regularidade.
    Vejamos a evolução do mercado nos últimos anos:


    1997
    1998
    1999
    2000
    2001
    2002
    2003
    -16%
    -33%
    +152%
    -11%
    -11%
    -17%
    +97%
    2004
    2005
    2006
    2007
    2008
    2009
    2010
    +18%
    +28%
    +33%
    +44%
    -41%
    +83%
    +1%
    Evolução do Índice Bovespa de 1997 à 2010 - Mercado Cíclico

    Através desta tabela podemos comprovar os movimentos cíclicos do mercado. Se ele será sempre assim, não sei. Mas o passado tem se repetido em várias épocas.
    Novamente eu pergunto: se você não está precisando com urgência do dinheiro, para que vender suas ações se o mercado em um ano ou dois irá retornar? Não é uma oportunidade de adquirir mais ações das empresas que você tem em carteira?
    Pode parecer que eu estou "rezando" a mesma cartilha que todos já estão cansados de saber, mas todos nós não conhecemos alguém que vendeu na baixa e comprou na alta?
    Paciência e discernimento devem andar lado a lado com o investidor (o pequeno principalmente) para que ele não cometa erros quando menos deveria cometer e consequentemente não perca seu tão suado dinheiro.

    Um abraço a todos e um ótimo inicio de semana!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    CLIQUE AQUI!
    Quer aprender a investir para viver de dividendos?
    O Alquimista de Wall Street - O Livro do Blog Rico por Acaso


    LEIA TAMBÉM


    Educação Financeira para crianças e adolescentes: você também é responsável
    Psicologia da Riqueza: o que você compraria se ganhasse na Mega-Sena
    Quem pode investir na Bolsa?
    Fique no azul antes de poupar Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. É sempre bom reforçar o que dever ser feito com o mercado em baixa!

      Abços

      ITM

      ResponderExcluir
    2. @Investindo todo MêsITM, é nestas épocas de crise que o pequeno investidor tem a oportunidade de aumentar sua posição comprando ativos a preços mais atrativos, podendo melhorar seu preço médio, mas é nesta situação que geralmente vemos acontecer o contrário, ou seja, uma retração dos investimentos. Se a empresa é boa, porque não comprar mais? Um abraço!

      ResponderExcluir
    3. Antes de mais nada não dá pra deixar de parabenizar pelo Blog, Parabéns! Agora aproveito o seu mais extenso conhecimento para uma pergunta referente à PETR4: Acha pertinente e inteligente entrar na Petro agora? visto que - corrija-me por favor se estiver errado - o valor das ações dela estão próximos daquele praticados quando da crise de 2008, não? é claro que não se pode prever o "fundo do poço" mas numa análise bastante leiga julguei ser um "bom investimento" pra começar na bolsa, nunca investi, mas estou com um $$ na poupança que me entristece pelo que "rende". Obrigado pela atenção e boa tarde.

      ResponderExcluir
    4. @AnônimoOlá amigo! Obrigado pela visita! Sem duvida a PETR4 está com o preço bem descontado (só em 2011 caiu mais de 27%) e quando falamos em ganho em valor, ou seja, valorização do papel eu vejo grande potencial para o futuro, visto que caminhamos para uma escassez futura de petróleo e todos sabemos que temos grandes reservas. Porém quando o assunto é investimento para dividendos ai a situação é outra, pois o DY (remuneração do acionista) atual da Petrobras é de 5,9%, bem abaixo do desejado. É um papel para o futuro, que sempre irá sofrer com as crises, mas acredito que dará bons frutos. Um abraço!

      ResponderExcluir