Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 20 de setembro de 2011

    Análise: Eletropaulo ( ELPL4 )


    Um pedido que tenho recebido frequentemente pelo e-mail é para eu escreva alguns posts analisando empresas boas pagadoras de dividendos. Hoje nós vamos falar um pouco sobre a Eletropaulo (ELPL4), que recentemente publicou seus resultados sobre o 2º trimestre de 2011, e que não agradou à muitos investidores. Vamos analisar os fundamentos desta empresa e tirar nossas próprias conclusões.

    IMPORTANTE: Esta análise refere-se ao dia 20 de setembro de 2011 e possíveis mudanças de mercado e da economia podem acontecer, gerando mudanças nos dados e opiniões aqui relatadas. Novamente reitero que as opiniões do post, bem como os comentários representam as opiniões pessoais de cada autor na época da postagem. Assim, cada leitor deve ESTUDAR tomar suas próprias decisões de investimento.

    A Eletropaulo é hoje a empresa - que em termos de valor - mais distribui dividendos na Bolsa de Valores. Como minha carteira de ações é montada objetivando dividendos, ela não poderia deixar de estar presente.

    Seguindo uma estratégia baseada no livro do Bazin temos que nos ater aos seguintes indicadores na hora de escolher ações para uma carteira de dividendos: DY e P/L. Eu gosto sempre de adicionar aos meus índices analisados: o LPA (Lucro por Ação), o Crescimento Recorrente nos ultimos 5 anos e a Liquidez Corrente, ou seja, a capacidade da empresa de pagar suas dividas de curto prazo. 
    Vamos então aos números da Eletropaulo:

    - DY: 23,6% - Depois da Eletropaulo, a segunda colocada no quesito dividendos atualmente (20/09/2011) é a Light (LIGT3) com DY de 13,51%.

    - P/L: 3,94 - De acordo com este índice o investimento retorna ao investidor em aproximadamente 4 anos.

    - LPA: 7,54 - Apesar de variar de acordo com a lucratividade, podemos comparar com a Light citada acima que possui um Lucro por Ação de 2,53.

    - Crescimento ultimos 5 anos: 7,2% - Apesar deste crescimento não se comprar com as conhecidas Blue-Chips - e nunca irão se igualar - este é um crescimento médio que não deve ser desprezado.

    - Liquidez Corrente: 1,19 - Este é um índice que eu prezo muito e comparada com muitas "queridinhas" dos dividendos a Eletropaulo ainda mantém uma reserva de caixa interessante. Vejamos a Coelce que apesar de todo o crescimento possui uma liquidez de apenas 0,67.

    Histórico

    A Eletropaulo hoje é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina estando presente em apenas 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, mas que concentram grande densidade populacional e de empresas e industrias, região que ainda concentra o maior PIB do Brasil. Atua apenas como distribuidora de energia e possui em seu quadro atual 5.613 colaboradores.
    Apesar de poder investir em apenas 24 municípios, o potencial de crescimento ainda é considerado grande, visto o aumento da produção das industrias brasileiras, o crescimento do numero de domicílios e para os próximos anos é projetado um crescimento interno advindo das Olimpíadas e da Copa do Mundo.

    Dividendos

    Os dividendos da Eletropaulo tem crescido ano a ano culminando com um DY excepcional beirando os 25%. É claro que esta situação não será mantida e não é sustentavel no longo prazo. Observem os dividendos nos ultimos anos:

    2006 - R$ 0,81
    2007 - R$ 4,47
    2008 - R$ 6,04
    2009 - R$ 6,70
    2010 - R$ 9,56
    2011 - R$ 1,80 (dividendos intermediários)

    Mesmo com os dividendos excepcionais, eu gosto de trabalhar com uma média para meus investimentos, algo em torno de R$ 5,00 por ação anualmente. Ainda para 2012 se espera uma boa distribuição de dividendos visto que serão distribuídos os lucros pela venda da subsidiária Atmos.

    Dividas

    Muito se fala na divida com a Eletrobras e nos esquecemos que estamos no Brasil (!). Sabemos que uma hora este processo terá um fim (já se arrasta há anos) mas acredito que se a Eletropaulo tiver que pagar esta divida e "financiar" esta divida por muito anos é um cenário ao meu ver claramente possível. Outro fato que devemos nos ater é que estimativas apontam que se a Eletropaulo deixar de pagar dividendos por um ano e meio pode zerar esta divida.

    Revisão Tarifária

    Era para ocorrer em julho de 2011 mas foi adiada. Eu acredito que não irá influenciar tanto a lucratividade como alguns apregoam, visto que as tarifas são montadas de acordo com a inflação, os custos operacionais, investimentos pendentes e futuros etc.

    Concessão

    Também se fala muito sobre a Eletropaulo perder sua concessão. Segundo dados da propria empresa sua concessão vai até 2028 com direito a renovar por mais 30 anos. Apesar dos ploblemas enfrentados recentemente, como apagões por exemplo, é mais fácil o poder publico cobrar resultados e manutenções preventivas da empresa do que tirar sua concessão pois o governo teria que pagar todo o investimento feito até hoje.

    Potencial do Investimento

    Um fator preponderante que eu vejo quando trabalhamos com o ganho em dividendos é projetar os ganhos futuros e desta forma programar nossa situação futura. Assim, abaixo eu projeto alguns ganhos teóricos:

    - Com a totalidade de dividendos distribuídos em 2010, ou seja, R$ 9,56 por ação preferencial, para se obter uma renda mensal de R$ 2.000,00 o investidor deveria ser dono de 2.511 ações da Eletropaulo (ELPL4), que de acordo com o preço médio obtido no site Infomoney de R$ 29,83 iriam culminar com um investimento de R$ 74.903,00 sem contar o re-investimento de dividendos, apenas um investimento único.
    -Para se obter uma aposentadoria do INSS de R$ 545,00 por mês (eu sei que ninguém quer isto! Mas o exemplo vale pelo simbolismo), o investidor deveria possuir apenas 684 ações, o equivalente a R$ 20.404,00 de investimento (o que não dá para comprar nem um carro popular zero), ainda utilizando o preço médio de R$ 29,83 e sem contabilizar o re-investimento de dividendos.


    Conclusão

    Na minha opinião, a Eletropaulo é a melhor opção hoje em dia para investimento em dividendos. Boa distribuição de dividendos, ótimo retorno e boa governança. Apesar dos problemas, principalmente relacionados às dividas que podem a curto prazo comprometer de certa maneira a rentabilidade do investimento (principalmente no quesito dividendos) acredito que a empresa é uma grande aposta para o futuro.

    Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas no site de Relações com Investidores.

    * Este post é um informativo e representa a opinião pessoal de seu autor e não deve influenciar a venda ou compra de ativos por parte de seus leitores. Antes de investir estude e tome suas próprias decisões!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    127 comentários:

    1. Olá Rafael! Parabéns pelo post! Márcio

      ResponderExcluir
    2. Otimo post!! Também tenho Eletropaulo na carteira e assim que der compro mais!

      abços

      ITM

      ResponderExcluir
    3. Boa análise Rafael. Eletropaulo é uma máquina de dividendos e quem tem como estratégia receber dividendos (meu caso) não pode deixar de tê-la em carteira.

      ResponderExcluir
    4. olá rafael, sei que deve ler isso o tempo todo aqui, mais vale a pena chupinhar quem realmente intende so assunto !
      Bom estou começando agora, irei investir 500,00 Reais todo mês em tesouro direto, oq acha ? não entendo muito bem ainda, pelo que andei pesquisando seria e melhor opção(segura) para quem ainda não entende muito bem, queria saber se poder me dar algumas dicas, tipo, o que estudar, sites, tudo que poderia utilizar para logo menos estar investindo na bolça. Desde de já agradeço, e queria parabenizalo pelo site, o melhor que achei. abraço no aguardo !

      ResponderExcluir
    5. MÁRCIO: Obrigado!

      ITM: Eu compro um pouquinho todo mês e assim vou montando minha aposentadoria! rsrsrs

      LEONARDO: A Eletropaulo realmente não pode faltar nas carteiras de dividendos.

      ResponderExcluir
    6. @GuilhermeOs Títulos Públicos, quando falamos em renda fixa, são a melhor opção para o pequeno investidor atualmente, pois são seguros, com boa rentabilidade e liquidez. Para investimento em Títulos Públicos recomendo a leitura deste post aqui do blog:

      http://www.ricoporacaso.com/2011/05/investindo-no-tesouro-direto.html

      Já para investir na Bolsa, sugiro a leitura do livro do Décio Bazin (Faça fortuna com ações antes que seja tarde)e deixando um pouco a humildade de lado (rsrsrs) recomendo a leitura do livro que publiquei através do blog que você pode encontrar neste link:

      clubedeautores.com.br/book/70890--O_Alquimista_de_Wall_Street

      Um grande abraço, obrigado por prestigiar meu blog e estou a disposição para quaisquer dúvidas. Rafael

      ResponderExcluir
    7. Po rafael obrigado pelas dicas, mais li o poste e surgiu mais uma duvida! Eu posso comprar titulos do tesouro direro sem precisar de uma corretora? eu mesmo comprar ? pode me explicar melhor o porcesso por favor...pq ai o gasto seria 0...acho q seria mais interessante, pq renderia mais não é?...e outra duvida, no outro post comentei que invistiria 500,00 reais td mes, eu poderia comprar o mesmo titulo ou mudaria o vencimento td o mes ?! e assim teria q comprar outros titulos(não sei se fui claro). Bom estarei esperando.

      Desde já agradeço pela atenção e pelas ótimas dicas de estudo, mais uma vez esta de parabens rafael.

      ResponderExcluir
    8. Olá Guilherme! Quando eu escrevi naquele post que você poderia comprar Títulos Públicos sem o cadastro em uma corretora, foi no sentido que o seu banco poderia intermediar esta compra, porém podendo haver também a incidência de taxas de manutenção do investimento. Existem algumas corretoras que não cobram taxas de manutenção (será o foco de um próximo post) e as vezes é melhor investir por elas do que investir pelo seu banco e claro que a isenção de taxas aumenta a rentabilidade, principalmente no longo prazo. Quanto a compra de Títulos Públicos, você poderia comprar o mesmo título, mas isso varia com a disponibilidade do mesmo. Eu é que agradeço o contato e a oportunidade deste bate-papo!

      ResponderExcluir
    9. Olá Rafael,
      Sou acionista da eletropaulo a um bom tempo e considero uma das melhores opções de investimento seguro no mercado financeiro.
      Também trabalho em concessionaria de energia no Nordeste e gostaria de contribuir um pouquinho com sua análise.
      Gostaria de alertar quanto a revisão tarifária será um impacto muito forte nos lucros futuros da eletropaulo, isso porque haverá redução do Wacc, que indica a taxa de remuneração dos ativos convertido na composição da tarifa. Ou seja, com o Wacc menor, a empresa será menos lucrativa. Além disso como o processo de revisão tarifária da eletropaulo era pra ter acontecido em Julho, e não aconteceu, a Aneel aplicará o ajuste de maneira retroativa.

      Dessa forma, sugiro cautela ao investir na ELPL4.

      Um forte abraço e tudo de Bom!

      ResponderExcluir
    10. Parabéns! Rafael pelo post! Também sou leitor de, Décio Bazin. Todos os meses vou comprando um pouco.

      Forte abraço!

      Nazareno Oliveira.

      ResponderExcluir
    11. Po rafael, desculpa a demora...
      Agora entendi, até dei uma olhada nas agencia que são isentas de taxa de manutenção, agora me surgiu a seguinte duvida(totalmente leigo) existe alguma possibilidade dessa agencia de alguma forma, tomar, ou roubar meus titulos ? pq no caso eles teriam como se fosse uma procuração minha certo ? ou errado ?...estarei no aguardo rafa, e desculpa pelas perguntas, mas é pq eu realmente estou querendo intender td certinho para não fazer nada errado !...e se vc teria alguma dica de corretora, e pelo q vi no seu post o melhor hj seria o NTN-B PRINCIPAL certo ?...pelo menos na sua opnião né?!
      desde já agradeço mais uma vez, seu post da "crise e seu pequeno investidor" ficou muito bom, mais um vez, PARABENS.Estou sempre acompanhando.

      ResponderExcluir
    12. Gostaria de contribuir com um fato apenas. Existem três motivos principais e relevantesque fazem com que a Eletropaula esteja tão descontada em relação a seus pares, Coelce como foi citada( muito desconto= maior risco). O mercado todo sabe desses múltiplos. E ainda assim a mantém descontada. Primeiro, a Eletropaulo, como distribuidora ( ser APENAS distribuidora já é um risco), está situada em um mercado maduro, se voces observarem atentamente verão que há pouco crescimento de receita nos últimos anos e não é tão forte quanto a Coelce por exemplo, que está situada num mercado mais promissor, onde o PIB cresce mais rápido. Segundo, a Eletropaulo tem uma pend~encia judicial de mais de 1 bilhão de reais ( o que dá 20 % de seu patrimônio líquido!) com a Eletrobras, que não foi ainda contingenciada no seus balanço. Terceiro, há revisao tarifária chegando logo, logo( de 4 em 4 anos) , que já foi sinalizado , reduzirá o WACC das distribuidoras ( incluido a Eletropaulo) , o que reduzirá fortemente suas margens. A Eletropaulo sabiamente comecou a reduzir seus dividendos, porque sabe que tem problemas relevantes a frente. Raul Prestes

      ResponderExcluir
    13. @AnônimoObrigado por sua contribuição. É claro que a revisão tarifária terá efeitos no curto prazo - não há como negar. Mas como investimento no longo prazo - na minha opinião - ainda se configura como uma das melhores alternativas no mercado.

      ResponderExcluir
    14. @Naza.Nazareno, como eu disse anteriormente em outro post, o livro do Bazin me deu uma noção diferente dos investimentos, ou seja, o ganho em fluxo de caixa (que muitos especuladores abominam!). Hoje conseguo ver minha carteira com mais tranquilidade e projeção futura. Um abraço!

      ResponderExcluir
    15. Guilherme, respondendo suas perguntas....Tal qual as ações, as corretoras são como intermediárias na compra e venda. Seus ativos ficam registrados, no caso das ações, na Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia e são suas. Se a corretora "quebrar" os ativos continuam sendo seus. Eu utilizo a Wintrade como corretora para ações, mas para Títulos Públicos ela cobra algumas taxas e o ideal é procurar uma que tenha taxa zero. Devido a projeção de aumento da inflação, os Títulos indexados a ela estão mais atrativos atualmente. Um abraço Guilherme e obrigado por sua visita!

      ResponderExcluir
    16. @AnônimoOlá Raul! Obrigado por sua contribuição! Como todas as empresas, a Eletropaulo não é perfeita. Tem seus problemas, não há como negar. Mas ela terá que resolver. Ademais, vemos ai a importância da diversificação. Obrigado.

      ResponderExcluir
    17. Além da Elpl4 e ligt quais outras fornecedoras de dividendos você indicaria?

      ResponderExcluir
    18. @Daniel C F AlvesOlá Daniel! Tenho observado com muita atenção a Coelce. Empresa elétrica situada em uma região com grande possibilidade de crescimento, P/L baixo, crescimento recorrente, boa margem de lucratividade, excelente lucro por ação e uma das empresas que mais distribuíram dividendos nos últimos 5 anos. Só deixa a desejar - na minha opinião - a liquidez corrente, ou seja a capacidade de pagamento de suas dividas no curto prazo, que hoje é menor que 1. * Lembrando que qualquer decisão de compra e venda de ativos é de sua inteira responsabilidade! * Um abraço!

      ResponderExcluir
    19. Fala Rafa, Beleza?

      Voce sabe nos informar quais as 5 ações que tem o maior DY, considerando ELPL4 (1º) e LIGT3 (2º)?

      Um abraço.

      Luiz.

      ResponderExcluir
    20. Olá, Rafael,
      Parabéns pelo blog. Gostei de tudo que li até agora.
      Gostaria de saber se você tem papéis ou acompanha a Equatorial Energia(EQTL3)?
      Você poderia dar sua opinião sobre essa empresa?
      Obrigado,
      Ricardo

      ResponderExcluir
    21. @AnônimoLuiz, há um tempo atrás eu escrevi um post sobre as cinco ações que mais pagam dividendos (em valor) e você pode encontrar em ( http://www.ricoporacaso.com/2011/05/as-melhores-pagadoras-de-dividendos-em.html). Um abraço!

      ResponderExcluir
    22. @AnônimoTudo bom Ricardo? Estive dando uma olhada neste papel (EQTL3) e ele está com bons fundamentos, P/L adequado (6,94 - apesar que gosto de papéis com P/L abaixo de 5), DY interessante (15,4%), bom crescimento nos últimos 5 anos, e boa liquidez corrente além de estar localizada em uma região com grandes perspectivas de crescimento. Porém os últimos resultados referentes ao 2T11 foram um pouco desanimadores, com lucros decrescentes na ordem de 30%, aumento das despesas da holding etc. Não tenho este papel e não compraria agora, mas agradeço a dica e vou começar a acompanhá-lo. Um abraço!

      ResponderExcluir
    23. Ola Rafael, seu site é de uma ajuda sem preço. Parabens pelo trabalho!
      Gostaria de saber sua opniao para quem deseja fazer um aporte na eletropaulo agora. Ou seja, visando participar do recebimento dos dividendos a partir de 2012.
      Vc tem alguma informaçao se a politica de distribuiçao será modificada? ou podemos continuar apostando como uma boa empresa para se obter a divisao dos rendimentos.
      Sou muito grato por sua "opniao" e nao como decisao de investimento, claro.
      Grande abraço e mais uma vez, parabens!

      ResponderExcluir
    24. @LeandroOlá Leandro! Obrigado pelas palavras acerca do meu blog! Acredito que no ano que vem ocorrerá uma diminuição no valor dos dividendos, devido a toda a "novela" da revisão tarifária, que será ainda retroativa à julho e segundo informações irá gerar uma diminuição em média de 10% nas tarifas pagas pelos clientes. Não consigo dimensionar o impacto nos lucros da empresa, mas que irá impactar, isso irá. A diminuição dos dividendos do 2 Trimestre/2011 já é um indicativo da preocupação da diretoria da empresa com este impacto. Ademais, ainda acredito que seja uma boa empresa para investir - e continuo investindo - visto que seu presidente já esclareceu que se tudo ocorrer como esperado irá manter a politica agressiva de dividendos. Um abraço!

      ResponderExcluir
    25. Muito obrigado Rafael!
      essa diminuiçao nas tarifas pagas pelos clientes será referente ao mes de julho que se passou?
      uma outra questao:
      elpl4 abriu este ano, se nao estou enganado cotada a R$32,00. Entao um investidor que comprou 1.000 açoes dela no 1º dia do ano, alocou R$32.000,00. Logo recebeu dividendos 2 vezes este ano, sendo 5,23 e 1,80, respectivamente. Esses dividendos totalizaram para o investidor R$7.030,00 de retorno. Entao ainda assim o investidor ganhou 22% este ano em dividendos? seria isso? por isso ainda acho q mesmo este ano tendo sido reduzido os dividendos, a rentabilidade nao esta nada mal. Estou errado em minha linha de raciocínio?

      Agradeço mais uma vez a atençao!

      ResponderExcluir
    26. @LeandroOlá Leandro! Quando eu escrevi que a revisão tarifária seria retroativa à julho, foi que a revisão deveria ter sido colocada em prática em julho, mas como não foi, os descontos nas contas deverão ser retroativos à julho. Na questão sobre os dividendos, você está absolutamente correto. O investidor que alocasse R$ 32.000,00 em ELPL4 no começo do ano teria algo em torno de R$ 7.000,00 de dividendos este ano. Se dividirmos este valor por 12 teremos uma renda de aproximadamente R$ 580,00 por mês, ou seja, ele já teria virtualmente se aposentado pelo INSS em um ano de investimentos ;). Absolutamente fantástico. Porém, como escrevi, acredito que esta politica de dividendos se mantenha no ano que vem, mas mesmo assim Eletropaulo ou qualquer outra empresa boa pagadora de dividendos (desde que com boa governança) acredito que seja o caminho para uma aposentadoria tranquila. Um abraço!

      ResponderExcluir
    27. bom dia, comprei este ano 10.000 açoes da elpl4 tenho em mente ficar com ela a minha vida toda visando em aposentadoria é correto pensar assim???

      ResponderExcluir
    28. Rafael, como vc disse q o calculo que fiz ficou correto, mesmo ela diminuindo os dividendos este ano, a distribuiçao do retorno foi de aproximadamente 22%, isso quer dizer q a taxa ja chegou a ser maior entao? isso é certo também?. Mesmo que ela diminua, continua sendo mesmo um bom investimento. Eu penso em comprar uma quantidade delas para complementar minha renda atual. Estou me planejando para isso.
      Gostaria de ressaltar aqui mais uma vez teu trabalho, dedicaçao e sobretudo, humildade. Acompanhei algo que escrevesse tambem no site do guia invest (creio). E é realmente dificil encontrar pessoas como vc no mercado de investimentos, fazendo o trabalho que fazes de informaçao realista, sem enfeites e sobretudo sem interesses enconomicos envolvidos. Já que muitas vezes estamos a mercê de corretores, analistas, etc, nos dificultando a veracidade e beneficios reais que buscamos.
      Muito grato pelo trabalho disponibilizado.
      Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    29. @AnônimoOlá Anônimo! Com 10.000 ações da ELPL4 acredito que você já irá conseguir uma boa renda que pode se elevar ao longo dos anos com o reinvestimento dos dividendos. Desde que a empresa mantenha boa governança corporativa não vejo problemas em mante-la na carteira. Agora é o momento de diversificar a carteira com outras empresas boas pagadoras de dividendos, re-investindo o dividendos da ELPL ou mesmo fazendo novos aportes. Mesmo assim você deve ter em mente que as ações para aposentadoria são para casar, mas ciente que pode haver um "divórcio". A questão é acompanhar os resultados da empresa. Um abraço! *As informações contidas neste post não são indicações de compra ou venda de ativos. Tome suas próprias decisões!*

      ResponderExcluir
    30. @LeandroOlá Leandro! Mais uma vez agradeço suas palavras acerca do blog e de minha pessoa! Em relação a sua pergunta, você está certo, ano passado a taxa de DY da Eletropaulo foi maior ainda chagando a aproximadamente 25%. Um abraço!

      ResponderExcluir
    31. Olá, estou começando no mercado de investimentos, tenho lido bastante sobre o assunto, preocurando me situar no mercado. Gostei do Site, achei muito interesante. Sou do Rio de Janeiro, queria uma indicação de onde fazer um curso. Meu e-mail raphaelshox@gmail.com
      Obrigado!

      ResponderExcluir
    32. @downloadsOlá Rafael! Obrigado pela visita! Recomendo a leitura de alguns livros básicos como "Pai Rico, Pai Pobre", "Investimentos Inteligentes" e "Faça Fortuna com ações antes que seja tarde". São obras de referencia que não devem deixar de serem lidas. Um abraço!

      ResponderExcluir
    33. Rafael, você viu que a Eletropaulo diminuiu seu payout para 50%?

      abraço.

      Helvécio.

      ResponderExcluir
    34. @AnônimoOlá Helvécio! Na distribuição de dividendos deste segundo semestre de 2011, antecipando possíveis problemas relativos ao ciclo tarifário a Eletropaulo distribuiu apenas 50% dos lucros, mas deixou avisado (segundo informações) que se tudo ocorrer como o esperado, ou seja, o impacto não for tão grande este lucro retido será distribuído aos acionistas. Um abraço!

      ResponderExcluir
    35. Rafael, qual sera o valor de dividendos que a eletropaulo vai pagar ate o final do ano?
      aproximadamente!!!
      marcelo

      ResponderExcluir
    36. @AnônimoOlá Marcelo! A Eletropaulo geralmente paga dividendos semestrais. Este ano já foram pagas as duas parcelas. Ao menos que haja alguma distribuição extraordinária (o que eu não acredito) dividendos somente serão distribuídos no ano que vem. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    37. o que vc me diz sobre isso meu caro?

      01 de dezembro de 2011 • 20h36 Por: Marcel Teixeira http://www.infomoney.com.br/eletropaulo/noticia/2274722-atraso+revisao+tarifari a+eletropaulo+pode+fazer+lucro+ficar+proximo+zero SÃO PAULO – O atraso do processo de revisão de tarifas da Eletropaulo (ELPL4), que não deve acontecer antes de julho de 2012, deve impactar a distribuição de lucro aos acionistas da companhia, adverte o BTG Pactual. “As tarifas da Eletropaulo devem se manter congeladas por mais um semestre”, afirmam os analistas Antonio Junqueira, Gustavo Gattas e João Pimentel. O lucro da empresa que será repassado aos consumidores deve totalizar mais de R$ 400 milhões no terceiro trimestre de 2011. Se a revisão tarifária realmente for postergada para 2012, o número pode ultrapassar a marca dos R$ 700 milhões. Assim, do terceiro trimestre do próximo ano ao segundo trimestre de 2013, o lucro da Eletropaulo pode ficar próximo do zero, afirmam os analistas. Dividendos para 2012 e 2013 Os analistas acreditam que os dividendos referentes ao segundo semestre de 2011 serão fortes, com o grande impulso para a rentabilidade da empresa ligado à venda da AES Telecom para a TIM (TIMP4). “Esperamos a distribuição de R$ 800 milhões em dividendos, com dividend yield de 15%, a ser anunciada justamente com os resultados do último trimestre de 2011. Após acumular lucro, em 2012 a companhia poderia decidir retornar 100% desse montante sem prejudicar seu balanço, com o dividend yield indo para 9%. Em 2013, esse número pode cair para menos de 6%”, diz o BTG.

      ResponderExcluir
    38. @Rudi XOlá Rudi X! Obrigado por seu contato! Realmente essa novela da revisão tarifária está se alongando demais, porém temos que lembrar que este é um investimento para o longo prazo. Como a própria matéria que você postou informa para o ano que vem ainda teremos um bom dividendo devido a distribuição dos lucros mais os lucros referentes à venda da Atimus. Mesmo que o ano de 2013 seja ruim acredito que a Eletropaulo não deixará de ser uma boa distribuidora de dividendos. Talvez não continue com o DY de 25%, mas ainda será interessante. Além disso uma possível queda brusca do DY pode abrir uma boa oportunidade de compra quando isso ocorrer. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    39. Concordo com vc, mas vou abusar e lhe fazer uma consulta, voce compraria ELPL4 neste mes de dez/11? valor de R$33k.

      ResponderExcluir
    40. @Rudi XRudi X, olhando para os fundamentos, o papel ainda tem um DY fantástico (4,27). Neste preço eu ainda continuo comprando. Como compro um pouco por mês meu preço médio está bom ao meu ver. Comprando um pouco por mês você compra hoje a 33,XX mas daqui a uns meses pode voltar a comprar a R$ 28,00 e formar um ótimo preço médio com boa rentabilidade. Um grande abraço e fique a vontade para comentar!

      ResponderExcluir
    41. obrigado. ate qual data de compra posso comprar para participar da proxima distribuiçao de dividendos, estou com uns 25K em conta para comprar, mas acredito que de uma unica vez o preco medio ficara muito alto, com a açao na casa dos 33,xx, mas nao quero perder a proxima distribuiçao, o que vc me sugere?
      *toda a responsabilidade é minha, estou pedindo apenas uma sugestão*

      ResponderExcluir
    42. @Rudi XRudi X, geralmente (e isso pode mudar) o anuncio de dividendos ocorre em março e o pagamento ocorre em abril. Existem alguns rumores de dividendos extraordinários ainda este ano, o que eu particularmente não acredito. O que você pode fazer é ir comprando um pouco por mês (a ação pode subir como cair!) ou dividir o investimento comprando outras boas pagadoras de dividendos, que é o que eu faço. Um abraço!

      ResponderExcluir
    43. Rafael, sempre fui DayTrade (uns 5 anos), e agora estou me policiando para B&H, chega de aventuras com bons ganhos e boas perdas, acho que o Waren esta mais certo rsss. Quais açoes voce sugere com pagamento de dividendos acima de R$5,00 por açao, baseado em 2011? como voce diversificaria hoje a compran dstes 25K mas potencializando os dividendos? quero comprar todo mes um pouco.

      ResponderExcluir
    44. @Rudi xBom dia Rudi X! Ações que pagam bons dividendos temos muitas, porém acima de R$ 5,00 não são muitas. Hoje vejo com bons olhos, ELPL4, CMIG3, COCE3, ETER3, BBAS3, etc...todas com um bom P/L e um DY interessante. Um abraço!

      ResponderExcluir
    45. Boa noite, estou acompanhando algumas destas a muito pouco tempo, incluo a Tarpon entre elas, mas acho que deve aver algum erro no RPL que esta acima de 200%... o problema que vejo na ETER3, é que ela pagou $0.68 de dividendo, em uma açao de valor 6,xx, são 10 vezes... estou olhando para EQTL3, pagou 1,83 de div. em uma açao de $12,69, dando $6,94 vezes e um RPL de 18%.
      Vc ja olhou para a EQTL3?

      ResponderExcluir
    46. @Rudi XBom dia Rudi X! Eu vi os dados da Tarpon (que eu não conhecia). São bons porém temos que pensar também na liquidez do papel. A idéia é comprar para não vender, mas se precisarmos vender...Por isso acho melhor comprar empresas mais negociadas na bolsa. Quanto a Equatorial ela tem bons fundamentos porém nos últimos resultados tem decepcionado o mercado, mas para o longo prazo pode ser um bom investimento. Quanto a Eternit eu também vejo um bom papel visto que a empresa tem diversificado sua atuação, tem boa liquidez e principalmente tem respeito pelo acionista. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    47. Obrigado por sua ajuda, conheço um pouco da historia da Tarpon, é um fundo que investia muito na Alpagartas, Hering e hoje em dia foca na Brfoods, entre muitas otras... mas com um foco em rentabilidade para acionistas externos, mas me explica uma coisa, como pode apresentar um P/VPA de 15,10 e um RPL de 221% e mesmo assim nao ter liquidez?
      A ELPL apresenta a minima do dia a R$33,41, mas tem um vazio no grafico a +- R$30, estou aguardando uma boa queda para entrar, acho que fou comprar um lote de TRPN e fracionar a ELPL. Comente por favor.

      ResponderExcluir
    48. @Rudi XRudi X, quando eu falo em liquidez estou me referindo à uma maior dificuldade de venda do papel em uma necessidade. Ontem dia (08/12/11) foi negociado R$ 26,35K de TRPN3 enquanto que de ELPL4 R$ 1,67M. Apesar de comprar para não vender estes dados também são muito importantes para mim. Como já havia escrito em outro post o importante é comprar sempre e comprar bem. Um grande abraço e muito obrigado por sua participação neste post!

      ResponderExcluir
    49. Desculpe, acho que nao fui claro na colocaçao, vou melhorar:
      Como pode uma açao com um P/VPA de 15,10 e um RPL de 221%, nao atrair pessoas para que tenha uma liquidez melhor? Por isso estou com o pé atraz na hora de compra-la.

      ResponderExcluir
    50. @Rudi XConcordo com você Rudi. Acredito que a unica explicação para esta situação é o desconhecimento do papel. Enquanto grandes investidores não se interessarem, nada feito! Até porque, nós pequenos investidores não conseguiríamos fazer o volume necessário. Um abraço!

      ResponderExcluir
    51. Ola Rafael! passando aqui para comentar minha experiência.
      No dia 25/10/2011 fiz meu aporte na elpl4, depois de haver estudado bastante e ao qual tua página me ajudou muito nas decisões, já que meu capital nao era pequeno.
      Fechei a compra a R$30,51, e já farei parte da distribuição dos R$0,45 anunciados no dia 07/12.
      A compra foi realizada com timming, já que após a decisão de investimento, o mesmo foi realizado só quase 20 dias depois, fazendo-a com estudo gráfico, no momento certo, em minha concepção. Aí levei um pouco de sorte.
      Na sexta 09/12, ela fechou a R$33,80, 12% de valorização do meu ponto de compra em 25/10.
      Melhor impossível! ainda mais sendo que o capital foi retirado de uma LFT que pagava 12%A.A.
      Assim que gostaria de registrar aqui q teus posts ajudam e muito em tomar decisões e comparar aquilo que mais achamos benéfico.
      Grande abraço!

      ResponderExcluir
    52. @Leandro GarciaOlá Leandro! Gostaria de agradecer suas palavras e dizer que fico muito grato e feliz em ajudar no seu sucesso e de muitos outros amigos que acompanham o blog Rico por Acaso! Como eu sempre escrevo: todos nós aprendemos! Um grande abraço e uma ótima semana!

      ResponderExcluir
    53. Rafael, obrigado por sua colaboraçao, entrei na ELPL e na TRPN.
      Voce tem ai um link para posts seus sobre aplicaçao Buy&Hold? Focado em dividendos para aposentadoria.

      Abrç,
      Rudi Xavier

      ResponderExcluir
    54. Rafael,
      Só uma tabela rápida, para alguns aposentarem... rsss Contando com R$8,66 (9 na tabela abaixo) de dividendos por ano, com a açao valendo R$33,82, para uma renda anual de R$121.240,00 que representa uma renda mensal de R$10.103,00, teremos de ter 14.000 mil açoes na carteira, em um total acumulado na carteira de R$473.480,00 (ultima linha da tabela)

      DIV MES DIV ANO ELPL4 CART V.ACAO r$TOT car
      1 9 9 1 33,82 34
      7 87 9 10 33,82 338
      72 866 9 100 33,82 3382
      361 4330 9 500 33,82 16910
      722 8660 9 1000 33,82 33820
      1443 17320 9 2000 33,82 67640
      2165 25980 9 3000 33,82 101460
      2887 34640 9 4000 33,82 135280
      3608 43300 9 5000 33,82 169100
      4330 51960 9 6000 33,82 202920
      5052 60620 9 7000 33,82 236740
      5773 69280 9 8000 33,82 270560
      6495 77940 9 9000 33,82 304380
      7217 86600 9 10000 33,82 338200
      7938 95260 9 11000 33,82 372020
      8660 103920 9 12000 33,82 405840
      9382 112580 9 13000 33,82 439660
      10103 121240 9 14000 33,82 473480

      ResponderExcluir
    55. @Rudi XOlá Rudi! A idéia sobre a evolução da renda através do dividendos é essa mesmo. Se fosse na renda fixa, teríamos que ter mais de dois milhões de reais para obter a mesma renda e com ações aproximadamente quinhentos mil reais. Com relação ao investimento no longo prazo você também pode visitar: (http://www.ricoporacaso.com/2011/11/um-exemplo-de-investimento-longo-prazo.html) e(http://www.ricoporacaso.com/2011/10/analise-da-evolucao-de-um-investimento.html). Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    56. Um grande abraço Andre, li seus dois posts, muito bacana ler sobre historias reais... Parabens.
      Tenho mais uma duvida para lhe perguntar. Supondo que em Abril/12 a ELPL pague seus dividendos, no dia seguinde ao pagamento dos dividendos (ex), voce venderia ou nao as açoes, aproveitando o valor, para uma recompra posterior em um preço mais baixo?

      ResponderExcluir
    57. @Rudi XOlá Rudy X! Não, eu não venderia as ações, pois compro para manter em carteira. Só venderia se a empresa estivesse em uma situação difícil de ser contornada. Não vejo o porque de matar a "galinha" seu eu posso utilizar os "ovos". Muitos utilizam essa técnica de vender após os dividendos, mas eu não faço. Um grande abraço, Rafael.

      ResponderExcluir
    58. dúvida de principiamente:

      Ao tentar comprar ELPL4 através da minha corretora, existe o campo preço, que EU devo preencher. Como funciona isso? Qual a lógica?

      Obrigado,
      Paulo.

      ResponderExcluir
    59. @AnônimoOlá Paulo! Este campo preço geralmente é o preço de mercado, da cotação no momento. No HomeBroker da minha corretora logo ao lado do espaço aonde eu devo colocar o preço está disponibilizado o preço de mercado no momento. Digo no momento porque o valor pode variar o dia inteiro. Não que você não possa colocar um valor maior ou menor do que o do mercado, mas a probabilidade de você comprar mais barato é baixa e comprar mais caro ninguém quer. Tente verificar no seu HomeBroker se não há um espaço onde este valor é disponibilizado.Portanto, é uma questão de oferta e procura, por exemplo, se você quiser comprar 100 ações da ELPL4 à R$ 35,00 cada deve ter alguém no mercado querendo vender a este preço também. Um grande abraço e um ótimo 2012!

      ResponderExcluir
    60. @Rico Por Acaso

      Obrigado, entendi perfeitamente. Parabéns pelo blog, já assinei o feed!

      ResponderExcluir
    61. @AnônimoEu é que agradeço sua participação Paulo! Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    62. André boa tarde, você acompanha PRBC4? Sabe alguma coisa sobre este banco? Ele parece ter bons indices, o que acha?

      ResponderExcluir
    63. @RudiBom dia Rudi! Este ativo eu não conhecia, dei uma olhada bem por cima e quando vemos um P/L de 2,54 chega a ser bem estranho. O ideal é dar uma olhada bem detalhada nos demonstrativos deste banco antes de tomar qualquer decisão, pois as vezes o P/L é bom, o DY é bom, mas a empresa está dando prejuízo. Um grande abraço! Rafael.

      ResponderExcluir
    64. Olá, fiz 20 anos e estou começando a entender melhor agora o mercado de ações, invisto na OGXP3 pois consegui comprar bem barato a 11,5 e to esperando maior alta. Foi meu primeiro investimento na bolsa e não entendo muito bem ainda sobre os DY, eu queria saber quanto tempo antes eu tenho que ter o ativo na carteira pra receber essa porcentagem, se dá pra comprar uma semana antes e já receber, se tem um site que divulga e reúne quando serão pagos os DY das empresas e de quanto será. Desde já muito obrigado e ótimo blog, recomendo a todos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo Anônimo! Para você ter direito aos dividendos você tem que ter a ação na carteira (ou seja ter ela comprada) antes da data ex-dividendos (geralmente no dia ou um dia após o anuncio dos dividendos). Então você tem que ficar "ligado" nas assembléias (onde são deliberados os dividendos) das empresas que geralmente ocorrem na mesma época. Se você comprar antes do anuncio (pode ser uma semana antes como na sua pergunta) você provavelmente terá direito aos dividendos. O melhor lugar para acompanhar a situação dos dividendos é na própria página da empresa que você quer acompanhar, no menu "Relações com Investidores". Porém, sites como Fundamentus e Infomoney são ótimas fontes de informações. Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
    65. Rafael,

      É sabido que os dividendos da Eletropaulo são isentos de I.R., a isenção de I.R. também se aplica à venda dessas ações?

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo! Em relação à venda de ações: Depende. Se você vender mais do que R$ 20.000,00 mensais, não só de uma ação individual mas de qualquer ação haverá a incidência de imposto de renda com uma alíquota de 15% que deverá ser recolhido através de DARF. Toda operação de venda é repassada ao fisco pela corretora. Lembrando que os dividendos são isentos de imposto de renda mas os juros sobre capital próprio (uma "espécie" de dividendos) não são isentos de imposto. Um grande abraço!

        Excluir
    66. E quanto a valores inferiores a 20k mensais?

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Menos de R$ 20.000,00 em vendas, pelo que conheço da legislação não há incidencia de imposto. Um grande abraço!

        Excluir
    67. Rafael, que alegria a eletropaulo heim? arbitrou bem no fim de ano e fechou acima de sua linha de rentabilidade anual....
      comprei no dia 25 de outubro, e melhor seria dificil... Bom 2012 pra vc! abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro! SIm a Eletropaulo tem dado muitas alegrias, tanto nos dividendos como na valorização. Se bem que eu gostaria que ela não subisse tanto assim de modo a permitir comprar um numero maior de ações. Um grande abraço e muito obrigado pela participação no blog!

        Excluir
    68. Pois é Rafael, por este lado vc tem razão...
      Agora queria perguntar tua opnião sobre outra coisa...
      Por que será que a elpl4 nao anda figurando na língua dos analistas e criadores de carteira de dividendos?...
      será proposital?
      Em minha opnião, se ela distribuir por exemplo 5 reais de dividendos em 2012 (que seria bem abaixo do que ela distribuiu em 2011) já seria um yeld de 13,7% (em base no fech de 29/12/2011).
      A Link nao citou ela, nem o relatório que o HSBC soltou e entre outras mais....
      Se puder colaborar com tua opniao, ficarei grato.
      Abraçao!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leandro! A Eletropaulo tem algumas "pendências" que ao meu ver é o único motivo para ela não entrar nas carteiras de dividendos. Primeiro: a dívida com a Eletrobras que é consideravelmente grande mas como eu escrevi neste post vai demorar para ser finalizada e eu acredito que pode ser resolvida de forma amigável para todos (parcelada etc.). Segundo: a revisão tarifária, pois apesar de haver uma projeção de bons dividendos para este ano pode ser que ano que vem a revisão tenha alguns impactos, mas como já disse também acredito que não será tão grande assim. Eu sinceramente não entendo como as corretoras colocam empresas com DY de 3%-4% em carteiras de dividendos (talvez esperando que este DY aumente) enquanto outras empresas com dividendos constantes há anos ficam de fora. Só na Bolsa mesmo! Um grande abraço e obrigado por sua participação no blog!

        Excluir
    69. Desculpe pelo tamanho do texto, pode comentar? Para qual setor você migraria? bancos?

      ________________________________________________


      SÃO PAULO - Por serem consideradas mais defensivas, com baixo endividamento e pelo bom histórico de pagamento de dividendos, as companhias do setor elétrico vinham há meses ocupando as primeiras colocações nas carteiras mensais de dividendos recomendadas pelas casas de research. Contudo, as preferências dos analistas vêm se alternando nos últimos meses.

      A AES Tietê (GETI4), que há meses ocupava com folga a primeira colocação nesse tipo de estratégia, vem perdendo recomendações com o passar do ano. No mês de dezembro de 2011, a empresa dividiu espaço com outras duas empresas do mês setor: a Equatorial Energia (EQTL3) e a Transmissão Paulista (TRPL4). Se comparado ao mês de janeiro de 2011, a empresa reduziu pela metade o número de recomendações, passando de seis votos em janeiro de 2011 para três no primeiro mês deste ano.

      Já nesse mês de janeiro, a empresa não só dividiu o topo com outras elétricas mas também com companhias de outros setores. De acordo com a compilação feita pela InfoMoney, utilizando oito carteiras de dividendos recomendadas por bancos e corretoras, oito empresas dividiram a primeira posição com a AES Tietê com três recomendações.

      Dentro do setor elétrico, apareceram em três carteiras de dividendos as ações da Coelce (COCE5), Eletropaulo (ELPL4), Equatorial (EQTL3), Tractebel (TBLE3) e Tranmissão Paulista (TRPL4). Fora do setor, tiveram três votos a Cielo (CIEL3) e a Telefônica Brasil (VIVT4). Em janeiro de 2011, a Cielo foi citada em duas carteiras, enquanto a Telefônica Brasil, que na ocasião era identificada como TLPP4, recebeu quatro recomendações.

      Mas afinal, quais são os motivos para que as empresas do setor elétrico estejam perdendo espaço nesse tipo de estratégia?

      De fato, o ano de 2012 será de muitas mudanças para o setor de energia elétrica e essas mudanças podem refletir nas perspectivas dessas empresas. Uma delas, e "a mais importante", na visão de Gabriel Laera, analista de investimentos da BES Securities, é o ciclo de revisão tarifária, que começa esse ano e será realizada de forma gradual entre as companhias do setor.

      Para o analista, este será o principal driver negativo para o ano sobre a variável dividendos. “O final do ciclo de revisão tarifária, vai refletir em um corte no retorno regulatório na ordem de 30% e eventualmente, em dois ou três anos, resultará em uma queda real, ex-inflação, na ordem de 20% a 30% do Ebitda (geração operacional de caixa) e, por sua vez, no lucro líquido”, explica o analista.

      Segundo ele, se não houver aumento na alavancagem, será observado uma queda na rentabilidade de lucro líquido e, possivelmente, uma queda de dividendos nos próximos anos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudi, eu particularmente continuaria com as elétricas que já tenho em carteira. Veja o caso do Banco do Brasil, hoje considerado um bom distribuidor de dividendos no setor bancário. Hoje seu DY está em aproximadamente 8%. Com todos os problemas citados na reportagem, se o DY da Eletropaulo cair para aproximadamente 13%, mesmo com toda a perda, ainda será melhor que muita empresa considerada boa pagadora de dividendos. Um abraço!

        Excluir
    70. Nao sei se faz diferençaq mas a ELPL4 ja caiu 1 real de ontem para hoje, acredito que entrara em um bom preço de compra.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom mesmo é quando estava a R$ 28,XX há uns poucos meses atras! rsrsrsrsr

        Excluir
    71. Voce acredita que volte a ficar a baixo de 30?
      Abrço Rudi

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudi, pode ser que após os dividendos do primeiro semestre alguns papéis de elétricas tenham uma boa caída devido à projeção de diminuição no volume dos dividendos para 2013. Mas tudo isso é suposição!

        Excluir
    72. Rafael, Stop or No Stop, this's the question? rsssssss

      ResponderExcluir
    73. na sua sugestão, qual o momento para comprar as ações da ELPL4 neste momento? em quanto será a porcentagem dos dividendos? obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! Eu continuo comprando, mesmo no atual preço. Quanto aos dividendos é difícil estimar, infelizmente temos que aguardar o anuncio. Um grande abraço!

        Excluir
    74. preciso comprar umas acoes elpl4 da eletropaulo, voce pode me ajudar nessa aterefa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá amigo! Inicialmente você deve criar uma conta em uma corretora e deste modo efetuar as compras. Um abraço!

        Excluir
    75. Rafael, boa noite!

      tenho uma dúvida que talvez seja "besta". Depois que uma empresa, no caso a Eletropaulo, divulga o pagamento de dividendos, como o investidor receberá esse dinheiro? Cai na sua conta da corretora, na conta corrente do banco ou voce deve ir a uma agência do banco custodiante da empresa para retirar ali o seu dinheiro? Nessa ultima hipotese, munido de quais documentos? abs e obrigado, desde já, pela ajuda.

      ResponderExcluir
    76. Olá "Zé Camelo"! Quando você abre uma conta na corretora é como se estivesse abrindo uma conta em um banco. O pagamento dos dividendos ocorre diretamente na sua conta da corretora. Após o recebimento se você desejar sacar este dinheiro basta fazer uma transferência diretamente para uma conta em seu nome no banco que você costuma trabalhar. Simples assim. Um grande abraço e uma excelente semana!

      ResponderExcluir
    77. Esta analise continua a mesma nesta data em que escrevo? Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fernando, acredito que ainda seja uma boa opção de investimentos.

        Excluir
    78. olá! a cotaçao das açoes eletropaulo estao a mais de 36,00...nao há um exagero nesse preço? nao é um movimento especulativo? será melhor esperar cair o preço para comprar? abraço! José Roberto

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Beto! Acredito que o papel esteja se "precificando", pois andou muito tempo bem descontado. É claro que o preço futuro vai depender bastante da distribuição de dividendos deste ano de 2012 que eu acho que será boa visto ainda termos alguns eventos não-recorrentes como a venda da Atmus que será incorporada (ou é para ser) aos proventos deste ano. Neste preço ainda ainda estou comprando. Um grande abraço!

        Excluir
    79. Blz! obrigado pela resposta! Desculpe mas gosto das suas análises e vou te pentelhar mais um pouco. Vc coloca algum tipo de Stop Loss nesse tipo de açao? Vc sugere algum nível de STOP para ELPL4 (agora está a 36,78)...abç!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Beto! Não coloco nenhum tipo de STOP. Um grande abraço!

        Excluir
    80. Olá! Preciso fazer a análise de mais duas empresas do setor de energia elétrica, nos últimos 5 anos. Vc pode me ajudar? Tem alguma dica ou planilha onde posso fazer os cálculos?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Recomendo fortemente este estudo do Instituto Nacional dos Investidores (http://blogdoini2011.wordpress.com/2011/10/07/indices-precolucro-e-dividend-yield-atualizados-ate-04102011/). Possui informações importantes dos últimos 5 anos. Um grande abraço!

        Excluir
    81. que sites vc usa para buscar esses dados como DY P/L ? obrigado pela atencao
      ps:quanto % do seu capital vc na ELP4 ? e nas outras ?
      abraco

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá João Roberto! Uso os sites Fundamentos e InfoMoney, principalmente o primeiro. Quando ao capital alocado em cada empresa veja este post ( http://www.ricoporacaso.com/2012/02/acompanhamento-de-carteira-janeiro-2012.html). Um grande abraço, Rafael.

        Excluir
    82. Gostaria de saber que mes a a Eletro Paulo paga dividendos.

      Quero entrar nessa ramo comprando acoes e preciso de mais informacoes.

      Obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Leonardo! A Eletropaulo provavelmente irá anunciar dividendos neste mês de março de 2012. Um grande abraço e obrigado pela participação no blog!

        Excluir
    83. quarta-feira, 14 de março de 2012
      ELETROPAULO (ELPL - N2) - Proposta de distribuicao de dividendos complementares
      (14/03) - DRI: Rinaldo Pecchio Junior Na RCA de 13/03/2012 foram tomadas as seguintes deliberacoes, entre outras: "(...) lucro liquido no exercicio social findo em 31 de dezembro de 2011, no montante total de R$1.572.104.991,00 (um bilhao, quinhentos e setenta e dois milhoes, cento e quatro mil, novecentos e noventa e um reais) que acrescido do ajuste de: (i) avaliacao patrimonial, no valor de R$95.883.191,55 (noventa e cinco milhoes, oitocentos e oitenta e tres mil, cento e noventa e um reais e cinquenta e cinco centavos); e (ii) dividendos e juros sobre capital proprio prescritos, no valor de R$8.077.414,66 (oito milhoes, setenta e sete mil, quatrocentos e quatorze reais e sessenta e seis centavos), e ainda, tendo em vista que o saldo de reserva legal alcancou o montante de 20% do capital social da Companhia, de forma que nenhuma parcela do lucro liquido sera destinada a reserva legal, nos termos do artigo 193 da Lei n. 6.404/76 e alteracoes posteriores, perfaz um total de R$1.676.065.597,21 (um bilhao, seiscentos e setenta e seis milhoes, sessenta e cinco mil, quinhentos e noventa e sete reais e vinte e um centavos). Considerando que o processo de revisao tarifaria somente sera concluido pela Agencia Nacional de Energia Eletrica - ANEEL ("ANEEL") em julho de 2012, para aplicacao a partir de 04 julho de 2012, incluindo a decisao da ANEEL quanto ao prazo de reembolso aos clientes do efeito da postergacao da revisao tarifaria de 2011 e seu reflexo no capital de giro da Companhia, antes da destinacao aos acionistas, sera retido em reserva estatutaria o valor de R$764.993.704,58 (setecentos e sessenta e quatro milhoes, novecentos e noventa e tres mil, setecentos e quatro reais e cinquenta e oito centavos) nos termos do paragrafo 3 do artigo 24 do estatuto social, de forma que resta a ser destinado o saldo remanescente do lucro liquido ajustado no valor de R$911.071.892,63 (novecentos e onze milhoes, setenta e um mil, oitocentos e noventa e dois reais e sessenta e tres centavos), da seguinte forma: 5.2.1. R$290.980.395,66 (duzentos e noventa milhoes, novecentos e oitenta mil, trezentos e noventa e cinco reais e sessenta e seis centavos), equivalente a R$1,640085750 por acao ordinaria e R$1,804094325, por acao preferencial, como dividendos intermediarios deliberados e aprovados, "ad referendum" da Assembleia Geral, na reuniao do Conselho de Administracao realizada em 10 de agosto de 2011, pagos em 22 de setembro de 2011, aos acionistas titulares de acoes da Companhia na data-base de 10 de agosto de 2011; 5.2.2. R$73.039.094,03 (setenta e tres milhoes, trinta e nove mil, noventa e quatro reais e tres centavos), equivalente a R$0,411678515 para cada acao ordinaria e R$0,452846367 para cada acao preferencial, como juros sobre o capital proprio, nao imputaveis ao dividendo obrigatorio, deliberados e aprovados, "ad referendum" da Assembleia Geral, na reuniao do Conselho de Administracao realizada em 07 de dezembro de 2011, a serem pagos ate o final do exercicio social de 2012, sendo que a efetiva data de pagamento sera determinada pela Assembleia Geral da Companhia. O valor dos juros sobre o capital proprio nao estara sujeito a qualquer atualizacao monetaria ou remuneracao correspondente entre a data de sua aprovacao pelo Conselho de Administracao e o seu efetivo pagamento aos acionistas titulares de acoes da Companhia na data-base de 07 de dezembro de 2011; 5.2.3. R$547.052.402,94 (quinhentos e quarenta e sete milhoes, cinquenta e dois mil, quatrocentos e dois reais e noventa e quatro centavos), equivalente a R$3,083413397 por acao ordinaria e R$3,391754737 por acao preferencial, a ser declarado como dividendos complementares na Assembleia Geral da Companhia prevista para realizar-se em 16 de abril de 2012 e pagos em 15 de maio de 2012 aos acionistas titulares de acoes da Companhia na data-base de 16 de abril de 2012

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É isso ai Rudy. Ano passado recebemos mais de R$ 5,00 na primeira distribuição e desta vez a empresa está cumprindo com decisão de reter 50% dos dividendos para formar caixa. Acredito que seja a melhor saída. Dividendos e dias melhores virão! Um grande abraço!

        Excluir
    84. Rafael, Esses 50% retidos devem ser distribuidos em 2013 ou 2014? Ou voce acredita que serao usados para investimento?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Difícil falar, depende muito das condições do mercado.

        Excluir
    85. Rafael,
      voce me permite fazer uma conta besta, coisa de Day Trader que esta viraqndo B/H? A ELPL esta pagando $3 por açao, com uma perspectiva de ir a $40 até o mes 4, entao nop dia ex, em teoria ela iria abrir descontada a $37, porem neste ano, ela tera a questao do reajuste de tarifa, o que pode fazer ela cair a casa dos $30, entao pensando como trader, se eu vender as açoes um dia antes do dia ex, perderia os $3 de dividendos, porem recompraria as açoes com um desconto de $10 por açao. e pagaria as taxas pela venda a $40 e pela compra a $30. Comente este lance por favor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. É por ai mesmo Rudi, porém dependendo da quantidade de ações que você tiver/vender terá que pagar IR 15% o que dependendo do caso acaba com toda a sua lucratividade, além do gasto com a comissão da corretora. Um grande abraço!

        Excluir
    86. Mais uma coisa, se eu vender no dia ex, na abertura, logo apos o gap de baixa, com o desconto dos dividendos, seria melhor ou nao? (neste caso, devido a estas noticias)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudi, infelizmente eu não posso prever o que seria melhor ou não, na Bolsa não dá para prever nada. Um grande abraço!

        Excluir
    87. Rafael,

      Faça alguns comentários sobre essa recente queda do papel! :)

      Abraços,
      Paulo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Eat! Vejo está queda como um movimento de especulação, devido à revisão tarifária e/ou possibilidade de sair aquela ação da Eletrobras. Ao menos que não estejamos sabendo de algo.....rsrsrs. Acredito que ainda caia mais um pouco devido ao desconto dos dividendos. Mesmo assim, para mim ainda é uma boa empresa. Um grande abraço!

        Excluir
    88. Rafael, A ELPL entrou em liquidaçao e eu estou sem grana para comprar, me empresta um pouco ai, te devolvo em 10 anos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rudi, eu também estou precisando! Fiz uma compra este mês de Banco do Brasil a R$ 26,00 e hoje está a R$ 23,00 e agora não tenho $$ para mandar para a Eletropaulo, mas até o final do mês acho que sobra algo! Um grande abraço!

        Excluir
    89. Olha o DY dela agora, esta em 38%... podia se manter assim pelos proximos 10 anos. O Lirio Parisotto iria ficar maluco... rssssssss

      ResponderExcluir
    90. Olá bom dia, meu nome e Lucas, gostaria de saber se elpl a 29,00 é uma boa compra uo vai cair ou aguardar mais um pouco. Abraço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Lucas! Eu particularmente acredito que "por hora" não irá cair mais, ao contrário, deve começar um movimento de valorização. Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!

        Excluir
    91. Olá,

      Existe algum site que informe Quando as empresas paguem dividendos?

      ResponderExcluir
    92. Olá! Sugiro que assista esta vídeo-aula de nosso blog: http://www.ricoporacaso.com/2012/05/onde-encontrar-o-historico-de-pagamento.html. Um grande abraço!

      ResponderExcluir
    93. Eu tinha planejado comprar umas ELPL caso um dia chegasse a 25,00. Saí de férias e vejo que está a 20,00. Primeiramente fiquei feliz, mas na verdade estou com medo... será que a empresa foi confundida com construtora? kkkk

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! A cotação está sofrendo bastante. Tudo culpa (ao meu ver) da especulação em torno da revisão tarifária. Um grande abraço!

        Excluir
    94. Rafael:
      Veja como é dinâmico o mundo das finanças. Quando vc escreveu este artigo, a Eletropaulo era seguramente a melhor pagadora de dividendos da Bovespa, a preferida por todos.
      Passado poucos meses, o preço caiu bastante e é uma incógnita de como será o pagamento dos futuros dividendos.
      Este comportamento inesperado apenas demonstra que investir em ações necessita de estudar,acompanhar o mercado constantemente e não investir no impulso.
      Rafael: como vc vê o atual momento da Eletropaulo? Acredita que pode melhorar tal cenário?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Denilson! Eu acredito que existe (e ainda existirá) durante um certo tempo certa histeria exagerada em torno das elétricas. Vejo o investimento na Eletropaulo (e nas outras elétricas) sempre no longo prazo. De minha parte, continuo e continuarei comprando, a menos que no futuro elas apresentem prejuízo o que acredito que não ocorrerá. Sugiro a leitura de um de meus últimos post's: http://www.ricoporacaso.com/2012/09/qual-o-efeito-da-diminuicao-do-preco-da.html. Um grande abraço!

        Excluir
    95. Olá Rafael! os dividendos da elpl serão distribuidos este ano, Voçe tem alguma informação?
      Abraço!

      Lucas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Lucas! Nenhum dividendo foi anunciado até o momento. Temos que aguardar a posição da empresa. Um abraço!

        Excluir
    96. Obrigado Rafael, pelas informaçoes!
      abraço!

      Lucas

      ResponderExcluir
    97. Senhor editor,com todo meu respeito e consideração opino que todo ser humano tem os seus princípios e que estão sujeitos a cometer erros pequenos,médios,grandes, e até ingênuos ou grosseiros.Considero sem desmerece-lo que retire deste blog todos comentários inseridos,inicialmente em 20 de setembro de 2.010 e se entende até 2.012, as previsões contrariam todos os acontecimentos ocorridos até esta data e pode confundir perfeitamente aos investidores interessados, principalmente aos menos esclarecidos.Permita-me dar a sugestão de fazer uma análise atualizada áté presente data (09 de abril de 2.013), quando na oportunidade autorizo a publicação desses meu comentários de forma não anônima.
      Considero a Eletropaulo uma empresa mal dirigida, mal assessorada, sem transparência e com praticas exercidas nada recomendável, comparável à administração de todos os setores da administração publica brasileira, conhecida por todos brasileiros que tomam conhecimento das informações dos órgãos de comunicação (escrita, e transmitidas pelas emissoras de rádio e televisão) realmente comprometidas com a verdade e independentes economicamente de órgãos governamentais.
      A Eletropaulo não está nesta condição de pré-falencia devido a intervenções do governo e sim da irresponsabilidade inconsequente de seus administradores.
      Cite-me se houver alguma outra distribuidora de energia elétrica que tenha sido punida com redução de tarifa.
      na minha opinião a Eletropaulo já teve um início muito nebuloso, sendo financiada indevidamente pelo BNDES, se eu não estou enganado no leilão, fato muito comprometedor.
      E mais, a prestação de serviços em sua área de atuação já foi muito criticada, inclusive pelo governo do estado de São Paulo que chegou a solicitar a cassação de sua concessão que já devia ter ocorrido já Há algum tempo.
      Porém o silencio das autoridades competentes, deixa algo no ar.A própria Exma. Sra.Dilma presidenta da Republica Federativa do Brasil que recentemente tomou decisões no meu entender algumas certas e outras incertas, foi ministra das Minas e Energias, deveria ter tido na ocasião conhecimento das anormalidades do setor.Talvez até teve, mas foi aconselhada a ficar calada.
      No mais, quero deixar bem claro que o meu pronunciamento é consequente da minha indignação e certamente de todos brasileiros que acompanham noticiários relacionadas a tantos escândalos e subtração dos cofres públicos e que não tem nenhuma conexão política, desacato à autoridade e ofensas a ninguém, trata-se tão somente a um desabafo com base naquilo que é divulgado pela imprensa, representando um grão de areia em um mar de lama e uma contribuição para o gigante pela própria natureza e seu povo.
      Meu muito obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anonimo! Obrigado por seu comentário, são eles que engrandecem o blog. Não acredito que seja o caso de eliminar a postagem e os comentários, visto que eles são um histórico de tudo que vem acontecendo no setor e com a empresa em questão. De qualquer maneira, adicionei uma alerta no inicio do post e gostaria de colocar que sempre frisei no blog que cada um deve estudar e tomar suas próprias decisões de investimento, PONDERANDO algumas informações encontradas em portais, mas nunca as tomando como verdades sem mudança. Agradeço a sugestão de uma nova análise. Irei providenciar algo para os próximos dias. Um grande abraço.

        EAT PUSSY!: TLDR????

        Excluir
      2. Too Long, Didn't Read... rsrsrs

        Excluir
      3. Ai sim...rsrsrsrs...Um abraço!

        Excluir