Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sábado, 7 de maio de 2011

    Índice Bovespa cai 3,58% em abril

    O Índice Bovespa (que mede a variação da cotação das ações mais negociadas na Bolsa de Valores) obteve um resultado negativo em abril, atingindo uma desvalorização de -3,58%.
    Para o investidor iniciante, principalmente para aquele que começou a investir este ano, resultados como estes podem assustar (e assustam mesmo!), mas são nestes casos  que o investidor tem a oportunidade de aprender  as maiores lições:

    1º - Mantenha a calma: para investidores que operam no Buy-to-Hold (comprar para manter) como eu opero, a desvalorização de alguns papéis, principalmente Blue-Chips (Petrobras, Vale etc.) tendem a fazer com que o investidor se desespere e venda suas ações bem abaixo do valor que comprou e registre prejuízo. É importante nestes casos manter a calma. Se você investe em empresas com bons fundamentos, é bem provável que o preço destas ações volte a se valorizar no médio e longo prazo. Ao menos que você precise muito do dinheiro, acredito que nestes casos não é recomendável vender. O ideal é aguardar o mercado "absorver" a crise e enquanto isso ir recolhendo os dividendos e reinvestindo.

    2º - Eu li em um livro do Gustavo Cerbasi, se eu não me engano no Investimentos Inteligentes , que é nas crises que mora a oportunidade. Eu concordo com isso. Para investidores de longo prazo, o importante é comprar sempre mais baixo para quando a ação subir obter mais lucros. Eu mesmo comprei ações da Petrobras a R$ 28,90 há poucos meses, hoje posso comprar a R$ 25,00 ou menos, e obter um lucro maior no futuro com a alta da ação, que eu acredito que ocorrerá.

    Acompanhar o mercado é importante mas em casos de bolsa lateralizada ou em queda como a nossa tem se apresentado nos últimos meses, o importante é ter a cabeça fria e manter a calma para não tomar decisões precitadas e arruinar investimentos.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    0 comentários:

    Postar um comentário