Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 21 de janeiro de 2014

    Qual o melhor investimento de renda fixa?

    É fato que muitas pessoas não querem investir na bolsa de valores, seja por desconhecimento ou mesmo por medo da volatilidade do mercado. Como veremos neste post, isso não quer dizer que não seja possível obter boa rentabilidade fora do mercado acionário.

    www.viverdedividendos.com
    Qual o maior desejo dos investidores? Encontrar um bom investimento, com segurança e boa rentabilidade. Infelizmente, é pouco provável que encontremos todas essas vantagens em um só ativo. Por exemplo: na bolsa de valores, os riscos são grandes, mas o retorno pode ser excelente. Já na renda fixa, o retorno pode ser bem menor, mas em compensação os riscos - via de regra - são bem baixos.

    Então, se podemos obter boas rentabilidades com a renda fixa e com baixo risco, porque poucas pessoas tem procurado este investimento? O grande problema que encontramos na renda fixa é que está se tornando cada vez mais difícil encontrar ativos de renda fixa cujo retorno não seja corroído pela inflação.

    A conta é simples: se os preços da gasolina, da alimentação e outros bens de consumo sobem, o dinheiro que você ganha também deve acompanhar esta escalada, pois caso contrário você perderá poder de compra, ou seja, comprará cada vez menos com a mesma quantidade de dinheiro.

    Desse modo, para se obter uma boa rentabilidade com a renda fixa e superar a inflação é preciso garimpar entre diversos ativos, visto que a renda fixa não se resume somente à poupança.

    Poupança

    A poupança, apesar de ainda ser o investimento preferido dos brasileiros, ainda rende pouco e o investidor corre o risco de não superar a inflação. Hoje em dia, a poupança acaba sendo mais indicada para a formação de um colchão de segurança, proporcionando um investimento altamente seguro e com bastante liquidez.

    Leia também: Por que é tão importante ter uma reserva financeira para emergências?

    CDB

    Os CDB`s (Certificados de Depósito Bancário) vem despontando como uma boa alternativa de investimentos. Porém, o investidor deve ficar atento as taxas cobradas, bem como as rentabilidades obtidas. Por exemplo: os grandes bancos costumam oferecer taxas mais baixas de rentabilidade. Já os bancos menores, devido à uma maior dificuldade de se obter dinheiro, acabam oferecendo maiores rentabilidades. Assim, procure aplicar em bancos menores, onde você poderá negociar taxas melhores. 

    Mas você deve estar se perguntando: nos bancos menores os riscos também não são maiores? Nem sempre.  Aplique no máximo R$ 200 mil por banco. Isso porque, em caso de algum problema com o banco, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) cobre a sua perda financeira com banco em até R$ 250 mil.

    Leia também: O que é CDB?

    Tesouro Direto

    O Tesouro Direto continua sendo uma excelente opção quando pensamos em renda fixa. Com uma tendência de alta da taxa básica de juros, os títulos pós-fixados ganham destaque.

    As Letras Financeiras do Tesouro (LFT) (que são os títulos públicos que acompanham a taxa básica de juros) se beneficiam bastante deste movimento de alta da SELIC, sendo que os títulos pré-fixados acabam perdendo a atratividade.

    Deve-se ressaltar que esses papéis, assim como todos os títulos do Tesouro Direto, são mais bem aproveitados pela pessoa física quando aplicados no longo prazo.

    Leia também:

    Conclusão

    É óbvio que existem outras opções de investimentos quando o assunto é renda fixa: temos as LCI, os fundos de renda fixa, dentre outros. Dentre estes, os investidores pessoa física acabam tendo uma maior proximidade com a poupança, os CDB`s e o tesouro direto, até como reflexo de suas popularidades, visto que uma conta poupança é simples de ser aberta, um CDB pode ser adquirido no seu banco e o tesouro direto recentemente facilitou em muito os requisitos para sua aquisição.

    Observando os ativos em questão e partindo do principio que o movimento de alta da SELIC irá permanecer, podemos concluir que as Letras Financeiras do Tesouro (títulos pós-fixados do tesouro direto) parecem apresentar os melhores resultados no momento.

    Deve ficar claro porém, que cada investidor deve estudar e tomar suas próprias decisões de investimentos e que principalmente, rentabilidade atual nem sempre é garantia de rentabilidade futura. Portanto, nunca deixe de acompanhar seus investimentos e nunca tome decisões de compra baseadas em opiniões alheias.

    www.viverdedividendos.com

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. Rafael,
      Os ETF´s também seria uma boa opção?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá alex! Os ETF`s não são renda fixa. Eles geralmente replicam um índice e podem ter um risco considerável. Um abraço!

        Excluir
    2. As NTN-B's para investimentos de longo prazo estão com taxas interessantíssimas. 6,7% a.a. + IPCA não é toda hora que vemos no mercado.

      ResponderExcluir
    3. Para o curto prazo, é melhor investir em LCI e LCA. No longo prazo, CDB e Tesouro Direto são boas opções.

      ResponderExcluir
    4. Rafael, uma coisa que não entendo muito é, porque vocês sempre indicam investir no TD atrelado à SELIC e não à inflação. Porque se formos pensar rentabilidade bruta, atualmente os títulos atrelados à inflação rendem próximo a 12%aa e os atrelados a SELIC rende 10,5% mais ou menos.
      Por gentileza, me tira essa dúvida.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Pobre! Obrigado por seu comentário. Encontrei um texto no portal Exame que pode auxiliar nesta questão:

        "As LFT (Letras Financeiras do Tesouro) são recomendadas para quem não gosta de correr riscos e para quem pode precisar resgatar o dinheiro a qualquer momento. Não é à toa que esses são os papéis da dívida pública preferidos pelas tesourarias dos grandes bancos e também os que o Tesouro Nacional menos gosta de emitir. As LFT pagam juros equivalentes à taxa Selic (os juros básicos da economia brasileira). O investidor que odeia volatilidade e não suporta a ideia de perder dinheiro - nem que seja apenas por alguns dias ou semanas - deve comprar apenas esses títulos. Os outros, apesar de também serem de renda fixa, podem ter fortes oscilações de valor de mercado, pespegando pesadas perdas aos poupadores que quiserem revende-los antes do vencimento."

        Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/15-respostas-essenciais-sobre-o-tesouro-direto/

        Excluir
      2. Qd título é atrelado à inflação temos, na verdade, um título que é misto, sendo que uma parte da rentabilidade é pós fixada (inflação) e a outra pré fixada (inflação).

        Daí pode ocorrer uma desvalorização no título caso haja aumento da tx de juro. Só não é tão grande qt no título exclusivamente pré.

        www.ricodinheiro.com.br

        Excluir