Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 12 de setembro de 2013

    Ainda vale a pena investir em bancos?

    Com as recentes mudanças efetivadas no setor bancário, muita gente ficou com "um pé atrás" para investir nas empresas deste setor, que tradicionalmente sempre apresentou bons lucros. Passada a agitação do momento, ainda vale a pena investir no setor bancário?


    A diminuição do spread bancário aparentemente foi um duro golpe nas instituições financeiras. A imposição de melhores taxas nos financiamentos para claramente estimular a população a consumir mais e melhorar os resultados do governo poderiam afetar seriamente os resultados financeiros dos bancos.

    Muito foi discutido, muitos investidores venderam suas posições, analistas diminuíram suas indicações e o resultado está ai: pouca coisa mudou.

    O Banco do Brasil demonstra lucro recorde e as outras instituições (principalmente os outros dois grandes bancos nacionais) continuam apresentando bons resultados. Quem manteve as posições, provavelmente pôde comprar mais ações à um preço mais atrativo, pois a cotação de muitas ações sofreu as consequências do estresse do mercado.

    Vejamos alguns resultados:

    Banco do Brasil


    Fonte: http://www.bastter.com

    O Banco do Brasil - como podemos observar no gráfico - não só aumentou consideravelmente seu lucro líquido como também apresentou um excelente ganho na margem bancária.

    Bradesco

    Fonte: http://www.bastter.com

    O Bradesco, apesar de não ter apresentado um ganho tão surpreendente quando o do Banco do Brasil, ainda assim teve aumento do seu lucro líquido, bem como da margem bancária.

    Itaú

    Fonte: http://www.bastter.com


    O Itaú foi outro banco que apresentou crescimento. Podemos observar um aumento de quase 1% na margem bancária e quando pensamos nas quantias vultuosas que são trabalhadas por estas instituições, 1% é uma quantia considerável.

    Santander

    Fonte: http://www.bastter.com


    O banco Santander apresentou uma queda no lucro líquido, bem como da margem bancária. Ainda assim, acredito que os resultados estão longe do apocalipse imaginado por muitos.

    Conclusão

    Uma diminuição do spread bancário (e por consequência das margens dos bancos) invariavelmente (ou era o que muitos esperavam) levaria a uma diminuição acentuada do lucro líquido e da margem bancária das instituições financeiras no Brasil. Como podemos observar no post, não foi isso o que aconteceu, os bancos se "viraram" bem e conseguiram manter o crescimento (em alguns casos de forma surpreendente) tanto do lucro, quanto das margens bancárias.

    Assim, no atual momento os bancos ainda apresentam bons fundamentos que justificam um investimento em seus ativos. Porém, é evidente que devemos ficar de olhos bem abertos, visto que empréstimo hoje não é garantia de pagamento futuro.

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    3 comentários:

    1. Rafael, realmente o BB tem apresentado bons resultados, mas é oportuno esclarecer que essa melhora significativa entre 2013 e 2012 deve-se, consideravelmente, ao efeito não recorrento do IPO do BB Seguridade.

      Parabéns pelo blog !!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá hararipe! Realmente, o IPO tem sua parcela de contribuição em 2012, mas é inegável que os resultados apresentados em 2013 só confirmam o momento favorável do banco. Um abraço!

        Excluir
      2. Assino embaixo do que disse o hararipe. Não podemos nos iludir com o lucro monstruoso do BB. O IPO tem grande responsabilidade sobre isso...

        Parabéns pela ótima análise, Rafael. Estava pensando o mesmo esses dias atrás. Tanto é que vendi minha falida OGX e comprei o Itaú com o pó que sobrou... rsrs

        Grande Abraço

        Excluir