Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 10 de setembro de 2013

    O que é a restituição do imposto de renda?

    Nos últimos meses do ano com frequência ouvimos na televisão ou lemos nos jornais que mais um lote da restituição do imposto de renda será liberado e muita gente fica sem entender o que realmente é esta tal de "restituição". Então, vamos entender!

    A restituição  do imposto de renda acontece quando você faz sua declaração de renda e é detectado pela Receita Federal que o valor que foi retido durante o exercício declarado (ou seja, durante o ano que você está declarando) é maior que o valor que você tinha que efetivamente pagar.

    Vamos à um exemplo prático: um indivíduo que tem o imposto de renda descontado mensalmente de seus rendimentos, pode ter direito a esta restituição.

    Quem costuma fazer a sua própria declaração (e não utiliza os serviços de um escritório de contabilidade) ao final do processo (antes de confirmar e enviar o arquivo) já saberá se terá direito a receber a restituição.

    Tal benefício é pago em 7 lotes mensais (de junho a dezembro), em dinheiro e "cai" diretamente na conta do declarante. Por isso é muito importante que se tome alguns cuidados no preenchimento da declaração. Primeiro, digitar corretamente o número de sua conta corrente pois obviamente qualquer erro vai atrasar o recebimento da restituição. Segundo, existem prioridades no recebimento da restituição. Inicialmente recebem os idosos e aqueles que entregaram a declaração de renda com maior antecedência. Portanto, ao entregar a declaração de renda com atraso ou se você for pego na "malha fina" sua restituição será depositada nos últimos lotes ou somente quando sua situação já estiver regularizada junto à Receita Federal.

    Como consultar

    Para consultar a situação de sua restituição, faça a pesquisa rápida no site da Receita Federal clicando aqui.

    Para consultar sua restituição, basta digitar seu CPF, preencher o código de segurança e clicar em "Consultar"

    Conclusão

    A restituição do imposto de renda é um direito do contribuinte, pois através dela a Receita Federal devolve parte do imposto que foi cobrado a mais durante o último exercício financeiro. Além de um direito, como já foi escrito acima, o depósito da restituição de imposto pode fazer uma grande diferença e ajudar no orçamento mensal de uma família, por isso a necessidade de se ter grande atenção no preenchimento dos dados de depósito na declaração de renda.

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Rafael, você foi bem bonzinho!

      Restituição do IR é a devolução de uma apropriação indevida do seu dinheiro pelo Governo Federal que, pior, lhe devolve com uma correção bem inferior ao que deveria.

      É, na verdade, mais um dos abusos da máquina pública contra o cidadão!

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito bom Kleber ;) .... e reforçando o que você escreveu: experimenta atrasar algum tributo para ver como vem a correção...Um abraço!

        Excluir