Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 27 de junho de 2013

    Série Grandes Investidores: John Templeton

    Conhecer a vida e a atuação dos grandes investidores é muito importante, pois através da análise dos seus erros e acertos podemos balizar nossas decisões futuras de investimento. Hoje o blog Rico por Acaso apresenta um pouco da história de John Templeton.



    Nascido nos EUA em 29 de novembro de 1912 no estado do Tennessee, viveu grande parte de sua vida nas Bahamas. Sua primeira atuação como investidor foi quando após estar empregado em uma corretora em Nova York pegou 10 mil dólares emprestados de seu chefe com o objetivo de em 4 anos transformar este montante em 40 mil dólares. Para isso ele utilizou a estratégia de comprar 104 ações que estavam sendo negociadas no mercado americano a um preço abaixo do seu valor de mercado.

    Seu grande sucesso aconteceu através do fundo Templeton Growth, que foi o mais rentável dos EUA por mais de 20 anos, sendo que de 1954 à 2000 este fundo atingiu um retorno médio de 15% ao ano.

    John Templeton faleceu em 8 de julho de 2008 nas Bahamas.

    Aprendendo com John Templeton


    Seu foco era sempre no valor. Tal qual os grandes investidores, Templeton reuniu seus princípios em alguns "mandamentos":
    • Invista pelo retorno real. O verdadeiro objetivo de qualquer investidor de longo prazo é a maximização do retorno real após os impostos.
    • Mantenha sua mente aberta. Nunca compre um único tipo de ativo ou adote um método fixo de seleção permanentemente. Tente manter-se flexível, com a mente aberta e cética.
    • Nunca siga a multidão. Se você comprar as mesmas ações que a multidão, conseguirá o mesmo resultado que a multidão. Comprar quando todos estão vendendo e vender quando todos estão comprando requer uma grande autoconfiança, sangue frio e paciência, mas apresenta excelentes recompensas.
    • Tudo muda. Mercados em queda têm sido sempre temporários, da mesma forma que os mercados em alta. O mercado tende a mostrar sua tendência de 1 a 12 meses antes de um "fundo" econômico e vice versa. Se uma determinada indústria ou ativo se tornar muito popular, isso será sempre temporário e pode não voltar a ser popular durante anos.
    • Evite o popular. Se algum método se tornar popular, mude para um método impopular.
    • Aprenda com seus próprios erros. "Desta vez é diferente" são as quatro palavras mais caras da história do mercado.
    • Compre em épocas de pessimismo do mercado. O "bull market" nasce do pessimismo, cresce no ceticismo, amadurece no otimismo e morre na euforia. A hora do maior pessimismo é a melhor hora de se comprar, e a hora do maior optimismo é a melhor hora para se vender.
    • Procure valor e pechinchas. Demasiados investidores se preocupam com as perspectivas e as tendências. No mercado de ações, a única forma de encontrar pechinchas é quando todos estão  vendendo.
    • Diversifique. Para evitar ter todos os ovos no cesto errado, todos os investidores devem diversificar.
    • Ninguém sabe tudo. Um investidor que tem todas as respostas, nem as perguntas entendeu.

    Ainda sobre como (e onde) encontrar boas empresas para investir Templeton ensinou:

    • Evite países com políticas socialistas e com elevada inflação;
    • Prefira países com altas taxas de crescimento no longo prazo;
    • Prefira os países que mostram uma tendência de liberalização econômica, ou seja, aqueles que privatizam, que possuem legislação anti-intervencionista, maior abertura e transparência em assuntos ligados ao mercado acionista, etc.

    Curiosidades


    Em 1968 John Templeton ele tomou uma decisão inusitada: renunciou à sua cidadania americana para deixar de pagar os altos impostos daquele país (imagina se a moda pega no Brasil?).

    Como cristão praticante, Templeton sempre creditou seu sucesso financeiro ao seu desenvolvimento espiritual.


    A história de John Templeton com toda certeza nos apresenta diversas lições que são muito proveitosas, não só para os dias atuais em que passamos por uma crise mundial, mas para uma vida toda de investimentos.

    Créditos da imagem: http://www.templeton.org/ Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários: