Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 9 de outubro de 2012

    O que é tag along?


    Entender os termos utilizados no mercado acionário é muito importante e ajuda o investidor a tomar decisões fundamentadas. Neste post vamos entender o significado do termo "tag along".


    O tag along é um mecanismo presente na Lei das S/A (que regulamenta o mercado de ações) e tem por finalidade proteger os investidores minoritários caso ocorra a troca de controle de uma determinada empresa.

    Vamos a um exemplo prático: imaginemos que uma empresa é procurada por um grupo de investidores interessados em adquirir o controle da mesma. Para tal, estes investidores teriam que adquirir pelo menos 51% das ações. Teoricamente bastaria fazer uma oferta irrecusável para a empresa controladora e estaria tudo certo. Porém, com o mecanismo de "tag along" o grupo que deseja adquirir o controle é obrigado a realizar uma oferta pública de aquisição das ações dos investidores minoritários por pelo menos 80% do valor oferecido aos controladores.

    Este mecanismo de proteção geralmente pertence às ações ordinárias (ON) que dão direito à voto, porém muitas empresas tem estendido este beneficio às ações preferenciais (PN). Além disso algumas grupos tem aumentado o valor pago para até 100% do ofertado aos controladores. O "tag along" evita que na situação de troca de controle de uma empresa somente o grupo controlador seja beneficiado. Com este beneficio o investidor minoritário pode escolher se deseja continuar sendo sócio da empresa e participar desta nova configuração societária ou se deseja vender suas ações.

    O ponto desfavorável do tag along fica a cargo dos investidores que desejam adquirir o controle de determinada empresa, pois os custos desta aquisição aumentam bastante, visto que além de adquirir as ações do grupo controlador ela pode ter que adquirir grande número de ações de investidores minoritários.

    Assim, uma ação com tag along é uma proteção a mais para o investidor - principalmente para aqueles que focam o longo prazo - visto que mudanças na estrutura societária podem alterar sobremaneira um investimento.

    No site da Bovespa você pode conhecer as ações cobertas por tal proteção clicando aqui.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Opa, se puder e quiser, faz um post ae de como calcular o preco justo de uma ação.

      Vejo muito disso na web, mas nunca de uma forma simples e objetiva

      Valeu

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Vou providenciar algo para os próximos dias! Obrigado pela sugestão! Um grande abraço!

        Excluir