Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 1 de outubro de 2012

    Acompanhamento de carteira: Setembro / 2012


    O mês de setembro foi muito bom para muitos investidores, permitindo a realização de lucros para aqueles que trabalham no curto prazo, visto que alguns papéis subiram bastante durante o mês acompanhando o índice Bovespa. Como de costume, vamos aos resultados da carteira Rico por Acaso!

    Setembro

    O mês de setembro foi positivo para a carteira Rico por Acaso. Enquanto o Ibovespa acumulou um ganho de 3,70% no mês e 4,27% no ano, a carteira rendeu 1,07% mas ainda acumula um resultado negativo de -4,52% no ano.

    O resultado um pouco distante do ibovespa novamente é explicado pela diversificação da carteira, onde optei por focar 6 empresas no momento e com o tempo chegar a 12 diminuindo os riscos. Assim o resultado é previsível:  mais empresas = carteira menos volátil, menos empresas = maior volatilidade. Mas repito que o meu planejamento é de longo prazo e apesar de registrar perdas em algumas empresas acredito que elas serão compensadas no futuro.

    A "mão" do governo novamente

    No mês de setembro algumas elétricas ainda continuaram em queda livre, como a Cemig e a Coelce. A Eletropaulo teve um ganho de quase 5% o que ajudou bastante na rentabilidade positiva da carteira. E no final do mês o governo anunciou que vai "pegar no pé" das taxas cobradas pelos bancos e como o "bode expiatório" é sempre o Banco do Brasil a ação perdeu muito dos ganhos que vinha acumulando durante o mês. Basicamente o que aconteceu é que para compensar as perdas relativas à diminuição dos juros bancários (praticamente empurrada pelo governo) os bancos aumentaram suas tarifas. O governo detectou um aumento de até 191% nestas tarifas. Resumindo: este aumento é ruim para o consumidor (na verdade, para a política de endividamento do governo tem estimulado) mas ajudaria a manter a lucratividade do setor. Sinceramente, parece que em todo lugar que agente resolve investir o governo resolve meter a mão: Banco do Brasil, Eternit, elétricas e até a Ambev parece que terá problemas com impostos, que o governo deseja aumentar sobre as bebidas.

    Compras

    No mês realizei duas compras:

    • Eletropaulo à R$ 18,03
    • Cemig à R$ 22,40.

    Dividendos

    Recebi juros sob o capital próprio (JSC) do Banco do Brasil o que ajudou na composição de um resultado positivo para a carteira.

    Dados fundamentalistas da carteira


    Os ativos da carteira continuam com dados atraentes e de acordo com meu plano de investimentos. Como ainda não existe uma definição sobre a situação dos dividendos da Eletropaulo neste ano, ainda mantenho um ponto de interrogação na empresa, visto que os portais financeiros ainda mantém um valor irreal.

    Composição da carteira



    Para outubro

    Em outubro (e para os próximos meses) pretendo aumentar minha posição em Eletropaulo, Cemig, Coelce e Eternit, mas isso dependerá da disponibilidade de aportes para tal.

    Conclusão

    Continuo mantendo meu plano de investimentos, sempre de olho nas empresas que tem perdido valor recentemente e que abrem uma excelente janela de compra. Apesar de levarem a rentabilidade da carteira para baixo, isso no momento não me importa pois quero comprar mais e melhor.

    "Ninguém pode prever as taxas de juros, a direção futura da economia e o mercado de ações. Esqueça todas essas previsões e se concentre no que realmente está acontecendo com as companhias nas quais você investiu. " PERTER LYNCH


    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Créditos dos dados: fundamentus.com.br; infomoney.com.br
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    18 comentários:

    1. Eu acho ilusão esse negócio de ser mais arriscado investir em empresas do governo.

      Qdo ele quer f***** um setor, ele simplesmente vai lá taxa o mesmo....

      Não dá pra correr do "risco governo", seja na empresa privada, seja na pública...

      Obviamente na pública ele tem uma participação direta, mas no fim das contas, se ele quiser ferrar um setor, ele vai fazer isso do jeito q ele achar melhor...

      []s!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá dimarcinho! O fato é que cada vez mais o governo parece querer mexer nas empresas e em setores diversos. O "risco governo" é inerente a todas as empresas - concordo, mas que uma hora começa a encher, começa...rsrsrs Um grande abraço!

        Excluir
      2. Concordo com o dimarcinho, todos os setores estão sujeitos as lambanças do governo e não temos o menor controle sobre isso.

        Abraço!

        Corey

        Excluir
    2. Essa queda é despreocupante para o longo prazo. Parabéns pela disciplina.

      Abraços

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Além da Poupança! Um excelente mês de outubro para você!

        Excluir
    3. Rapaz, também estou comprando um pouco dessas empresas que estão sofrendo recentemente (CMIG3 e GETI3). Como dizem, é como pegar a faca caindo, mas também acredito que no longo prazo compense.

      Sangue frio e disciplina, é isso aí.

      Abraço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Trabalhar e Investir! Não adianta nada focarmos o futuro com empresas ruins que não vai dar em nada mesmo, mas estas que estou focando, pelo histórico acredito que me recompensarão no futuro. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Cara, posso fazer uma pergunta?

      O que vc acha de não investir em nenhuma empresa com foco em dividendos e investir apenas em DIVO11 ?

      Vale a pena?

      Você fica sujeito a menos risco, não fica? Eu estou dando uma olhada o retorno da DIVO11 em geral bate diversas carteiras focadas em dividendos.

      Você acha que vale a pena ?

      Outra coisa... Dei uma procurada e não encontrei, a DIVO11 deposita dividendos na minha conta, ou ela se valoriza com eles assim como a BOVA11 e SMAL11?

      Agradeço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Apesar de estar dando um excelente retorno nos últimos meses, o DIVO11 tem uma grande desvantagem na minha opinião: os dividendos - tal qual em um fundo de investimento - são incorporados na cota e não ficam disponíveis para o investidor. Deste modo quando você quiser usufruir do dinheiro terá que invariavelmente vender a cota. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Concordo, mas uma vez que na maioria das vezes você re-aplica os dividendos acaba meio que dando na mesma não é?

        Dando uma lida sobre isto eu li que existe alguns fundos que depositam dividendos em conta, mas eles são bem especificos.. vc conhece algum ?

        Excluir
      3. Não é a mesma coisa. Quando você recebe dividendos e re-investe os mesmos você está formando patrimônio. Porém deve chegar um momento em que seu patrimônio atinga tal magnitude que você conseguirá viver apenas dos dividendos recebidos, sem a necessidade de vender as ações. Isto leva tempo, mas é possível (as boas pagadoras de dividendos permitem isso). Com as empresas que pagam dividendos menores o patrimônio deve ser muito maior para viver de dividendos. O único fundo que conheço com este comportamento é o da Venture Investimentos. Não participo dele e nem conheço seus idealizadores, portanto não posso emitir opiniões sobre o mesmo. Um grande abraço!

        Excluir
      4. Uma ultitma pergunta cara, vc acha que é possivel viver com a renda mensal de fundos imobiliarios
        como se fossem divivendos de emrpesas?

        Valeu

        Excluir
      5. Possível até pode ser, mas tudo vai depender de quanto é pago em renda. Além disso focar somente em fundos imobiliários - que não deixa de ser um setor único - pode levar a uma maior volatilidade do investimento. E se o mercado imobiliário decair? Um grande abraço! (e fique a vontade para perguntar! Estamos todos aqui para aprender!)

        Excluir
    5. RpA,
      Manter a estratégia mesmo em situações desfavoráveis não é tarefa fácil.

      Gosto de suas escolhas, só empresas realmente saudáveis.

      Abraço!






      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Jônatas! Ser "frio" nestes momentos desfavoráveis não é nada fácil, mas é algo que tenho exercitado! Um grande abraço!

        Excluir
    6. tambem estou comprandoooooo!!!! to entrando agora no mercado,com eletropaulo com precos tentadores nao tem como nao comprar,moro no japao tentei de tudo pra comprar papeis aqui mais foi dificil achar boas pagadoras de dividendos,aqui quando se paga e coisa de 0,5 do valor investido,pra se conseguir um retorno so tendo 2 vidas!!! abrocos,,,, otimo blog!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anonimo! É fato que em outros países não existe um pagamento de dividendos tão tentador como no Brasil. Algumas empresas, como a Apple, somente agora estão pensando em distribuir dividendos, ou seja, nunca tinham feito tal distribuição. No Brasil o que ajuda muito é a Lei das S/A que obriga as empresas a distribuírem ao menos 25% do lucro liquido em dividendos. Um grande abraço e bons investimentos!

        Excluir