Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 14 de maio de 2012

    Tira dúvidas: as novas regras da poupança


    As últimas semanas foram marcadas  por uma grande discussão acerca das mudanças efetuadas nas cadernetas de poupança. Muita dúvida permanece e alguns estão assustados com a repercussão que o novos índices podem gerar em suas economias. Vamos neste post tentar sanar as dúvidas mais comuns.
    1. Como era a poupança antes das mudanças?

    Antes do dia 4 de maio qualquer depósito feito na caderneta de poupança rendia um valor fixo, ou seja, 6,17% ao ano mais a variação da TR. Portanto o poupador sabia ou pelo menos tinha uma noção bem acertada de quanto ia render sua aplicação.

    2. Como fica a poupança a partir do dia 4 de maio?

    A partir do dia 4 de maio, os novos depósitos continuarão rendendo a mesma porcentagem de antigamente, ao menos que a taxa básica de juros (Selic) seja igual ou menor que 8,5% ao ano. Havendo esta queda e como tudo está caminhando para isso ocorrer os novos depósitos na poupança passarão a render 70% do valor da Selic + a variação da TR.

    3. Entendi, mas o que é a TR e a taxa Selic?

    A TR é um índice calculado a partir da variação dos CDB's e a taxa Selic é a chamada taxa básica de juros definida pelo Comitê de Politica Monetária do Banco Central. Hoje ela está em 9% e vem caindo continuamente. Por isso falei que tudo caminha para a taxa ficar em torno ou mesmo abaixo de 8,5% ao ano.

    4. Minha conta poupança é antiga. Será afetada pelas mudanças?

    Se a sua caderneta de poupança é antiga, os depósito antigos não serão afetados, somente os novos.

    5.Como acompanho o rendimento da poupança nestas novas regras?

    A partir destas mudanças o seu banco será obrigado a discriminar no extrato bancário o dinheiro "antigo" e os novos depósitos em separado, de modo que o poupador possa acompanhar tudo sem problemas e saiba quais os valores que estão sendo afetados ou não pelas novas regras.

    6. Se eu fizer um saque da conta poupança, qual dinheiro sai primeiro? O novo ou o velho?

    Fazendo um saque no dinheiro da caderneta de poupança sempre será sacado primeiro o dinheiro novo, ou seja, aquele atingido pelas mudanças. Somente quando não existir saldo do dinheiro novo, é que será sacado o dinheiro "velho".

    7. Mas por que fizeram essas mudanças? É confisco novamente?

    Primeiro devemos ter em mente que o governo depende tanto da poupança como das outras alternativas de renda fixa, como os títulos públicos. Com a queda da Selic poderia haver uma migração do investidor de outras aplicações para a poupança, que ficaria atrativa e compensaria o investidor pelo risco praticamente zero. Sem os investidores no Tesouro Direto o governo não teria como bancar sua divida pública e caminharíamos para problemas graves. Também sem poupadores, algumas linhas de crédito lastreadas na poupança como o crédito imobiliário seriam duramente prejudicados. Então o governo tentou balancear a conta. E não, não é confisco novamente.

    Além disso a queda da Selic pode "beneficiar" o consumidor com juros mais baixos em financiamentos.

    8. Rafael, a poupança ainda é uma boa opção?

    Sim, principalmente para o curto prazo, rendendo inclusive mais que alguns títulos públicos. Uma recente reportagem do Jornal Hoje explicou muito bem isso. Para o longo prazo outras opções podem ser usadas.

    Ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar!

    Um grande abraço a todos e uma excelente semana!


    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/



    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. E assim a poupança começa a perder sua principal característica, de ser simples e de fácil entendimento para os investidores menos informados.
      Tá certo que alguma coisa tinha que ser feita... travar a queda dos juros seria pior... então que assim seja...

      A tempo, estreei meu blog este fim de semana. O link é investidorderisco.blogspot.com.br. Quando puder, dá uma passada por lá.

      Ahhhh se puder incluir o link nas duas recomendações de blog, eu agradeço... O link do seu blog já foi incluído no meu...

      Abraços e até.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Investidor de Risco"! Vou visitar seu blog com toda certeza! Sucesso nesta nova empreitada! Um grande abraço!

        Excluir