Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 23 de maio de 2012

    Índices para análise de ações



    O mercado de ações é um mercado complexo e como em toda situação complexa nós não podemos agir sem conhecimento.

    Fato é que muitas pessoas hoje em dia ainda investem seu dinheiro baseados em indicações de corretoras, de amigos, sites, blogs etc. sem ao menos saber no que estão investindo. Ai decorrem os problemas, a perda de capital e o desânimo com a bolsa.


    Conhecer a empresa em que se está investindo e seus indicadores, se não é a maneira mais defensiva de se investir, com toda certeza minimiza em muito os problemas do investidor, seja iniciante ou já com muitos anos de mercado.

    Reconhecer e principalmente enteder e interpretar estes indices - pelo menos os mais importantes - é o objetivo deste post. Antes recomendo que os leitores visitem o site Fundamentus, que hoje é uma das fontes mais completas de indicadores fundamentalistas da internet.

    Para exemplificar o post utilizarei os dados do papel VALE5 (Vale do Rio Doce) para o dia 22/05/2012:






    (Clique para ampliar)


    Primeiro, logo acima, vemos o nome da empresa e seu setor. Se você deseja investir em empresa uma empresa, primeramente pesquise sobre o setor, se é ciclico ou não, se a empresa é a unica no setor, sobre a concorrência etc. Por exemplo, se deseja investir nos bancos, pesquise sobre os bancos, situação do crédito, juros etc. No caso acima, analise a situação da economia, veja como esta empresa pode se desenvolver no futuro, de quais economias ela depende. Lembre-se: ao investir em uma empresa você se tornará SÓCIO da mesma.

    Depois no lado direito, vemos os valores minimos e máximos do papel nas ultimas 52 semanas. Estes valores servem de parametro para observarmos os valor atual da ação e traçar um parametro da mesma, porém não indica se ela está barata ou não.

    O valor de mercado é muito utilizado no calculo de outros índices, mas se torna importante na comparação com outras empresas do setor.

    A data do último balanço não é tão importante, porém os balanços sim. Entrando no site da empresa que você deseja investir, procure o menu "Relações com Investidores". Lá você encontrará os ultimos balanços e através destes poderá ter uma noção bastante realista da situação atual da empresa. Note que as empresas listadas na bolsa são obrigadas a divulgar para o mercado balanços trimestrais e um anual, podendo a qualquer tempo divulgar informações relevantes ao mercado.

    Para quem investe no longo prazo, as oscilações diárias, semanais e até mesmo mensais não são tão importantes, visto que em um período de semanas ou mesmo meses, podemos ter variações grandes na cotação que podem ser recuperadas no futuro. Foi o que aconteceu em 2008:  em pouco tempo o índice bovespa chegou a níveis muito baixos e se recuperou no ano seguinte, como podemos observar na imagem acima.

    Vamos aos indicadores fundamentalistas, que são aqueles que podem nos dar uma visão clara da ação e do negócio onde desejamos investir:

    P/L: conhecido como preço/lucro, é um índice usado para medir se o preço da ação negociada está barata ou cara. É um indice relativo e não deve ser utilizado como palavra final para se decidir um investimento. É calculado dividindo-se o preço da ação pelo lucro da mesma durante um determinado período. Quanto menor o valor do P/L mais barata se encontra a ação. Observando-se o P/L em diversos momentos pode-se chegar a conclusão quanto a estar barata ou não. Este indice também é interpretado como a quantidade de "anos" para se obter o retorno do investimento. Assim no caso da Vale seus lucros pagariam o investimento em aproximadamente 5,8 anos. Escrevo que este é um indice relativo pois ao observarmos a ação acima (VALE5) com P/L de 5,88 e analisando outros indices podemos concluir que a ação está descontada. Porém quando olhamos a AMBEV (AMBV4) com P/L de 27,15 vemos que apesar de aparentemente estar caro, o papel tem bons fundamentos e vem crescendo ano a ano. Outro aspecto a ser observado é que um P/L muito baixo nem sempre indica que a empresa está barata, mas sim que a empresa tem problemas. Este é mais um motivo para não se utilizar o P/L isoladamente.

    DIVIDEND YIELD: Este é um índice muito conhecido mas que ainda gera muita duvida entre os iniciantes no mercado. Ele indica a porcentagem em valor (dinheiro mesmo) que retorna ao investidor em forma de dividendos/juros sob o capital próprio anualmente. Este valor pode ser distribuido mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou mesmo um vez ao ano dependendo da politica de dividendos de cada empresa. No caso da vale, o DY atual é de 8,3%. Assim podemos inferir que sobre o preço da ação o investidor recebe anualmente um retorno de 8,3% em dividendos/juros sob o capital próprio. Vale lembrar que além do retorno em dividendos o investidor pode ganhar com a valorização da ação.

    CRESCIMENTO RECORRENTE: indica o crescimento da receita da empresa nos ultimos 5 anos. Por consequencia, quanto maior este indice melhor para a empresa e para o investidor pois mostra que a empresa é capaz de crescer com constancia ao longo de 5 anos. Utiliza-se os 5 anos pois é um período onde podem ocorrer variações de mercado, crises etc. e se a empresa passar bem por esse período é um bom indicador.

    LPA: O LPA é um indicador financeiro definido como a relação entre o lucro líquido da empresa  em um determinado período e o seu número de ações. Deste modo, representa o montante em dinheiro gerado em lucro (ou prejuízo) em um período determinado de tempo para cada ação emitida.

    MARGEM BRUTA: é um indicador que demonstra o lucro bruto dividido pela receita liquida. Indica o montante que sobrou após o desconto dos custos do produto vendido.

    MARGEM LIQUIDA: indica o lucro líquido dividido pela receita liquida. Quanto maiores forem a margem bruta/liquida maior a proteção da empresa.

    ROIC: indica o retorno sobre o capital investido. Informa o retorno que a empresa tem em relação ao capital aplicado.

    ROE (Return On common Equity): significa Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Este indicador mensura o índice do lucro líquido em relação ao patrimônio líquido. Ou seja, representa a taxa de retorno sobre o investimento para os proprietários ou acionistas.

    LIQUIDEZ CORRENTE: O índice de liquidez relaciona os ativos circulantes e os passivos circulantes de uma organização, ou seja, mostram a habilidade em cumprir vencimentos das dívidas. Quanto maior o valor da liquidez corrente maiores são as reservas que a empresa tem para honrar seus compromissos.

    Particularmente, além de sempre estar atento aos balanços trimestrais, sempre estou de olho no P/L, no DY e na liquidez corrente sempre com uma visão abrangente, nunca analisando um indice sozinho, visto estarem sempre relacionados. Como estou mantendo uma carteira mista, voltada principalmente para dividendos, mas com ações para crescimento P/L baixo, DY atraente, boa liquidez e bons resultados nos balanços devem sempre andar juntos. Nem sempre é facil achar estes índices em situação ótima e juntos em um mesmo ativo, mas em épocas de crises como a que estamos vivendo esta tarefa se torna mais fácil visto que muitas ações estão sendo negociadas com um bom desconto.



    Um grande abraço à todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    12 comentários:

    1. Rafael, boa noite!

      Excelente Post! Parabens!
      Gostaria de uma opinião sua sobre um email enviado a mim da minha corretora a respeito da crise grega.
      Segue:
      "Diante disso, quem possui ações em carteira tem 3 alternativas a tomar.

      1. Fazer um Hedge (Operação de proteção);
      2. Vender todas as posições e colocar uma ordem para recomprar em um preço mais baixo;
      3. Esperar e não fazer nada;"

      Agradeço desde já pela atenção! DennisGP

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Dennis! Obrigado pela participação no blog! Em tempos de crises, se você não vai precisar do dinheiro investido NA MINHA OPINIÃO o melhor a ser feito é deixar como está e até comprar mais, pois esta é a hora de comprar, quando as empresas estão descontadas e não seguir a "manada" vendendo suas posições e transferindo renda para os investidores profissionais. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Rafael, você sabe me dizer o que os analistas costumam dizer acerca do ROE em termos percentuais? a média ideal por ex. Um ROE abaixo de 20% você considera ruim?


      abraços e parabéns pelo post!

      Helvécio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Helvécio! O amigo "Ajax" no comentário logo abaixo respondeu sua pergunta! Um grande abraço!

        Excluir
    3. Todos estes indicadores fundamentalistas e demonstrativos contábeis são importantes para uma boa análise do valuation das empresas... Porém o crucial eu tenho dificuldade...
      Analisar corretamente o ambiente macroeconômico e o setor ao qual a empresa está inserida, ter acesso a informações que me permitam fazer projeções realistas do fluxo de caixa futuro da empresa... Sem isso não acredito que eu tenha condições de fazer uma análise fundamentalista de qualidade sobre a empresa.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Investidor"! Este é um problema que com certeza não é só seu. Infelizmente existem informações que nós que não estamos envolvidos com a empresa não podemos mensurar. No próprio caso da Vale, é uma empresa boa, competitiva e com bons lucros, mas qualquer probleminha na China afeta seu fluxo de caixa. E como sabemos, um semestre "falam" que a China aumentou sua produção em outro "falam" que houve diminuição da produção. Esta é uma situação que temos que saber administrar. Um grande abraço!

        Excluir
    4. gostaria de colaborar.. Anonimo.. vai depender do setor.. tem setor que a margem é baixa por natureza... ai vc analisa a empresa comparada com as demais do mesmo ramo, entendeu?... ROE acima de vinte é o ideal, mas tem casos em que 15% ta bom.. como ocorre com as hidreletricas...
      dgp... sua resposta é um grande depende.. a primeira pergunta seria.. vc quer ser sócio da empresa ou simplesmente fazer trade?.. pois se vc quer ser sócio, vc não tem que preocupar tanto com o preço e sim com a saude financeira da empresa. corretoras tem que dar pitacos pra justificar o serviço dos seus analistas (RSRSRS)...
      Rafael... me desculpe por dar pitaco no seu blog!!!! vc conhece o site bastter.com.... ele é muito interessante.. eu busco informações no bastter e no fundamentos... e tb no econoinfo.com...
      fica a dica.. e masi uma vez perdoe-me por me entrometer em seus posts...Ajax

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ajax! Gostaria de parabenizá-lo pela ajuda e pelo comentário! O objetivo do blog é e sempre foi estimular o contato e a discussão entre os investidores e é isso que você fez. Um grande abraço e apareça sempre! Rafael.

        Excluir
    5. Caro Rafael!

      Escrevo outra vez apenas para elogiar a sua atitude de ajudar os investidores, dissecando pontos importantes para as nossas decisões.
      Obrigado e abs!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Arthur! Eu é que agradeço a sua presença constante no blog e seus comentários e perguntas sempre pertinentes! Muito obrigado e um grande abraço!

        Excluir
    6. Rafael,

      Me tira uma dúvida... Li num livro sobre o papel Bova11. Este papel é do índice Bovespa? Ele distribui dividendos também?
      Não entendi muito isso. Acahava que os papéis corrspondiam a empresas.

      Atenciosamente

      Bruno

      ResponderExcluir
    7. Olá Bruno! O papel BOVA11 é um exemplo de ETF, ou seja, é um papel mas com características de um fundo de investimentos. Portanto, ao investir neste papel você compra um ativo mas diversifica em muitas empresas e no caso em questão ele replica o índice bovespa. Eles pagam dividendos mas estes são re-investidos na cota e quando você vende o ativo sobre os mesmos incide imposto de renda gerando uma tributação indireta sobre os dividendos o que não acontece com ações isoladas. Um grande abraço!

      ResponderExcluir