Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

    Pergunta do leitor: comprar ação ON ou PN?


    Nosso segundo post relacionado às perguntas dos leitores vem com a seguinte indagação: pretendo iniciar meus investimentos em ações mas estou na dúvida se devo comprar ações ON ou PN. Qual escolher?


    A melhor resposta para essa dúvida seria: depende. Vamos as explicações preliminares: As ações são divididas em ON e PN. As ON são chamadas de ordinárias e são aquelas que geralmente estão nas mãos dos controladores das empresas, visto que dão direito à voto nas assembléias. As ações PN são conhecidas como preferenciais e geralmente não dão direito a voto nas assembleias, porém estas últimas carregam a vantagem de ter preferência no recebimento dos dividendos.

    Muitas vezes pode ocorrer uma diferença no valor de dividendos pagos às ações ON e PN, mas isso nem sempre acontece e elas acabam recebendo a mesma quantia em dividendos. No nosso mercado para cada ação ON a empresa tem direito de ofertar uma ação PN e por serem geralmente mais negociadas muitas vezes as ações PN possuem mais liquidez que aquelas ações ON (mas isso não é regra!).

    O que chama a atenção é que muitas vezes - e quando os dividendos pagos são iguais entre as ações - as ações ON  e PN possuem diferenças marcantes em seus valores sendo as vezes mais vantajoso adquirir aquela que apresente "fundamentos" mais atraentes.

    Vamos a um exemplo prático, utilizando a COELCE como referencial. O papel COCE5 (preferencial) tem P/L de 5,87, DY de 12,4% e seu valor no dia em que este artigo está sendo escrito é de R$ 34,55. Já o papel COCE3 (ordinário) tem P/L de 5,42, DY de 13,4 % e seu valor é de R$ 31,90. Teoricamente o papel ON seria mais adequado para a compra - e realmente é - porém temos que nos atentar à liquidez do papel, caso você necessite vendê-lo, por exemplo. Muitas vezes o papel ON (COCE3) tem pouca movimentação no mercado diário o que pode dificultar a compra e venda do papel, ao contrário da ação preferencial que diariamente movimenta grande volume financeiro, facilitando a compra e venda do ativo.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários:

    1. Muito bom o post, gostei muito, eu não me atento muito a liquidez, por estar totalmente focado no LP, por isso invito na COCE3 e TRPN3 alavancando dividendos, mas é um fator a ser observado sempre.
      Parabens Rafael

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado Rudi, como eu escrevi, a questão da liquidez vai depender muito do plano de investimentos do indivíduo, pois se ele não vai vender mesmo a liquidez pode ficar em segundo plano. Um grande abraço e um excelente final de semana!

        Excluir