Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

    Dá para perder dinheiro no tesouro direto?

    O tesouro direto é indiscutivelmente um investimento seguro, desde que tomadas algumas precauções. Neste post vamos entender como a falta de alguns cuidados podem levar este investimento a gerar grandes prejuízos.


    Um dos grandes mantras dos investimentos é que a renda fixa é algo garantido, mas este é um grande engano como veremos adiante. É claro que a poupança, o tesouro direto, e outras opções de renda fixa são investimentos seguros e com boa liquidez, mas algumas atitudes podem levar o investidor a perder bastante dinheiro na renda fixa.

    Tratando em particular do Tesouro Direto temos que ele é um investimento seguro, mas que pode ser utilizado de diversas maneiras (com títulos pré-fixados e pós-fixados) e é ai que se encontra o problema, pois a diferença entre estes tipos de títulos é muito importante e pode influenciar demais as rentabilidades obtidas.

    Desse modo podemos concluir que o maior problema está relacionado aos títulos pós-fixados, afinal se são pós-fixados (com rentabilidade definida somente no final do investimento) acabam sendo opções de investimento mais arriscadas. Correto? Errado, como veremos a seguir.

    Com os títulos pós fixados não existem problemas, pois sua rentabilidade será definida pelos juros do período.

    Já quando pensamos em títulos pré-fixados (LTN), sabemos que a rentabilidade é definida no momento da compra. No longo e médio prazo, os resultados tendem a ser satisfatórios. Porém, no curto prazo, mesmo os títulos pré-fixados são influenciados pela taxa básica de juros e pela inflação.

    Se o Banco Central aumentar os juros o que acontece? Cai o valor atual da LTN. Se ocorrer queda nos juros, ocorre o aumento do valor atual da LTN e você perde dinheiro.

    O grande problema ocorre com aqueles que desejam resgatar o título antes do seu vencimento. Neste caso o investidor pode ser surpreendido por uma grande perda de rentabilidade.

    Já quem aguarda até o vencimento do título para realizar o resgate, tem sua rentabilidade garantida.


    Conclusão

    A renda fixa é muito segura, mas os investidores devem ficar atentos à alguns aspectos importantes deste investimento. No caso do tesouro direto, escolher a data correta para o vencimento do título é de grande importância, visto que caso exista a necessidade de um resgate antecipado (principalmente no caso dos títulos pré-fixados) grandes prejuízos podem ser registrados.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. Espetacular post. Parabéns!
      Geraldo

      ResponderExcluir
    2. Ou seja, antes de realizar a escolha do titulo deve ser feito um planejamento, não adianta nada pegar um pós fixado com vencimento em 2024 e o tirar a grana 1 ano depois.

      ResponderExcluir
    3. Objetivo, essa é a palavra principal. Tudo dependerá do seu objetivo com esse dinheiro.

      www.ricodinheiro.com.br

      ResponderExcluir