Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 24 de abril de 2013

    O que é a moeda digital Bitcoin?


    A moeda digital Bitcoin tem aparecido cada vez mais nos noticiários, seja por sua suposta inovação ou devido aos recentes problemas de segurança que ela tem enfrentado. Neste post vamos entender o que é está nova tecnologia e suas consequências no nosso dia a dia.




    O que é a moeda digital

    O Bitcoin, conhecido também pela sigla BTC, foi inventado em 2009 por Satoshi Nakamoto. Ele é considerado uma moeda digital, e tem como característica principal sua descentralização, não sendo regulamentada ou controlada por nenhuma instituição oficial e nem estando ligada à nenhum governo.

    Seu controle, principalmente em relação à inflação é realizada pelo próprio software que faz o gerenciamento da moeda, através de um algorítimo especial, que permite a emissão de novas "moedas" até um certo nível de estabilidade.

    Estima-se que o total de Bitcoins a serem criadas até 2033 se estabilize em 21 milhões, como podemos observar no gráfico abaixo.


    Afinal, pra serve esta moeda?

    O Bitcoin é mais uma maneira de se fazer negócios online. Mas se já temos o Paypal e outros serviços semelhantes, para que usar o Bitcoin?

    Ao contrário do que acontece quando você paga um produto com o cartão de crédito ou paga um boleto, as transações realizadas com o sistema Bitcoin são realizadas sem intermediários e programadas para serem anônimas e indetectáveis. A grosso modo, quando você transfere Bitcoins para outra pessoa e compra um produto seria como se você estivesse em um beco escuro passando um pequeno envelope cheio de reais longe dos olhos atentos das pessoas e do governo.

    Por estas caraterísticas, o Bitcoin tem sido usado em diversas operações ilegais, inclusive para a compra de drogas. No entanto, esta moeda tem sido implementada na compra de games e segundo consta, até na compra de automóveis nos EUA.

    Como adquirir

    Existem duas maneiras de se obter Bitcoins:

    A primeira, ao instalar o programa Bitcoin em seu computador (que será sua carteira virtual de Bitcoins) o próprio programa gera novas moedas em troca do uso da capacidade de processamento de seu computador. Como assim? Através de uma ferramenta interna chamada "mineração" o programa utiliza seu computador para ajudar no processamento de transações e em troca você pode receber algumas moedas por isso. Mas esse processo é muito, mais muito lento e não pense que você vai ficar milionário com isso, mesmo que seu computador tenha uma capacidade de processamento de "outro mundo".

    Como outra forma para adquirir Bitcoins - a exemplo das moedas tradicionais - o individuo deve trocar seu dinheiro em corretoras - só que neste caso - digitais.


    Muita cautela

    Uma pergunta que você deve estar se fazendo é se o Bitcoin é legal. Sim, é legal a partir da premissa que legalmente o Bitcoin não é considerado uma moeda, sendo que ao comprar Bitcoins você adquire um "produto".

    Porém, aqueles que se entusiasmaram com esta nova tecnologia devem ter muita cautela, por alguns motivos que enumero abaixo:

    1. O Bitcoin não é regulado, nem monitorado, o que abre espaço para manipulações e especulação, a despeito de todo o cuidado e do uso de algorítimos complicados. A partir disso pode-se observar uma grande variação e volatilidade na cotação deste "ativo", o que ao meu ver já deixa tudo bastante esquisito.

    2. Por não ser uma "moeda" descentralizada, não tem lastro de governo algum. Assim, ninguém é obrigado a aceitar o Bitcoin como meio de pagamento, ao contrário do que ocorre com o real, que possui lastro do governo brasileiro e é uma moeda oficial para negociações no Brasil.

    O valor intrínseco do Bitcoin foi criado do "nada". Por exemplo, o ouro apesar de ser um simples metal tem seu valor devido à sua escassez, ao uso como matéria-prima e à expectativa da necessidade e de reservas. Já o Bitcoin por não possuir um valor intrínseco e não ser lastreado por algo tangível, pode perder todo o seu valor de "uma hora para outra".

    3. O quesito segurança também preocupa. Diversas "corretoras" virtuais já foram invadidas por hackers, gerando mais volatilidade do ativo e consequentes perdas financeiras.

    4. Por se tratar de um sistema sem intermediários, um possível estorno pode ser algo impossível.

    Talvez no futuro, o Bitcoin se torne uma moeda com uma certa importância, mas para isso torna-se necessário uma maior regulamentação (o que para alguns pode tirar a "aura" de inovação desta moeda). Indo mais longe: nós realmente precisamos de uma nova moeda? Paul Krugman, da Universidade de Princeton, respondeu bem esta questão: apesar dos graves problemas econômicos da atualidade, nosso dinheiro de papel tem se comportado relativamente bem e cumprido com seu papel, o que não justificaria um dinheiro virtual, pelo menos por enquanto.

    Acredito que este post venha a calhar, pois muito tem sido divulgado acerca desta nova moeda, prometendo-se "mundos e fundos", sem mencionarem os riscos inerentes deste "ativo" e quando o assunto é o nosso patrimônio, todo cuidado é pouco.

    E você amigo leitor, já conhecia o Bitcoin? O que você acha desta proposta?


    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário:

    1. Como diz a matéria se o BitCoin tem riscos é melhor esperar e ver se vai se estabilizar (Risco Zero).

      ResponderExcluir