Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

    Onde investir seu dinheiro em 2013?


    Começa um novo ano e já começam as perguntas: quais serão os melhores investimentos de 2013? Quando falamos em investimentos, existem todo tipo de profetas do mercado financeiro e muitas vezes suas previsões não se confirmam. Neste post, através do panorama atual da economia tentaremos identificar os rumos dos investimentos para 2013.

    Renda Fixa

    Para aqueles investidores que desejam resultados mais expressivos, infelizmente à renda fixa começa a deixar de ser uma boa opção, principalmente devido ao movimento constante de redução da taxa de juros implementada pelo COPOM.

    A poupança continua sendo um excelente investimento quando pensamos na formação de um fundo de emergência  É um investimento seguro e com alta liquidez (ou seja, você obtém dinheiro de forma rápida). As novas regras de remuneração deste investimento estão fazendo com que ele renda menos que a inflação e por conseqüência o investidor vai com o tempo perdendo poder de compra.

    Você também poderá gostar de ler: Poupança tem o pior rendimento em 45 anos

    Os títulos públicos ainda continuam sendo uma excelente opção de investimentos, principalmente aqueles indexados à inflação.

    Você também poderá gostar de ler: Investindo no Tesouro Direto


    Câmbio

    Apesar do dólar e do ouro terem apresentado resultados impressionantes em 2012 a tendência, segundo especialistas, é que o cambio caia no médio prazo com a entrada de dólares na economia.

    Investir em ouro não deixa de ser uma boa opção principalmente como hedge, ou seja, como forma de proteção, porém este investimento tem suas vantagens e desvantagens. Cabe ao investidor avaliar seu foco e prioridades de investimento.

    Você também poderá gostar de ler: Investir em ouro ainda é um bom negócio?


    Imóveis

    Em 2009 os imóveis tiveram uma valorização de 22%, sendo que em 2010 ocorreu a maior valorização quando comparamos com o resto do mundo: o preço dos imóveis cresceu 25%. Em 2011 tivemos também uma valorização de 20%, sendo que em nenhum país da América Latina se observou tal crescimento.

    Desde 2012 estudos da FIPE tem sinalizado uma desaceleração neste mercado com consequente queda dos preços. Isso tem acontecido porque as pessoas tem começado a ter a percepção que os preços estão abusivos. As construtoras inclusive tem colocado o pé no freio e diminuído o ritmo dos lançamentos.

    Alguns especialistas dizem que os imóveis continuarão a subir em 2013, enquanto outros dizem exatamente o contrário. Ainda existe muita discussão à esse respeito e fica difícil chegar à uma conclusão sobre quem tem razão.

    Fato é que ainda existem oportunidades para se investir em imóveis, mas cada vez mais torna-se necessária muita pesquisa. Portanto, para quem gosta deste mercado ainda existe espaço para ganhar dinheiro.

    Você também poderá gostar de ler: A bolha imobiliária no Brasil


    Bolsa de Valores

    Neste ano de 2013, ainda existem muitas problemas a serem resolvidos à nível mundial. A crise europeia, o abismo fiscal americano entre outros entraves podem ainda lateralizar os resultados do índice Bovespa.

    Você também poderá gostar de ler: Entenda a questão do abismo fiscal dos EUA

    Podemos ter bons resultados na bolsa? Acredito que sim, principalmente em papéis e empresas voltadas para o consumo interno. Setores como o de mineração e financeiro ainda podem sofrer as conseqüências da desaceleração da economia mundial visto que estas empresas estão intimamente ligadas ao cenário internacional. Se não há crescimento na China, vende-se menos aço. Se a economia mundial vai mal, por mais incentivos que o mercado interno apresente, o setor bancário sempre irá sentir as conseqüências.

    Ainda assim, acredito que o final de 2013 e o ano de 2014 trarão grandes alegrias aos investidores da bolsa de valores. Deste modo, para aqueles que desejam investir em ações, os conselhos são sempre os mesmos: investir sempre, reinvestir os lucros e investir em empresas com crescimento constante.

    Você também poderá gostar de ler: Projeção: Boas pagadoras de dividendos para 2013


    Não podemos nos esquecer dos fundos, principalmente os imobiliários que em 2012 deram excelentes retornos aos investidores. Com o mercado interno aquecido, em 2013 esta modalidade de investimento ainda poderá dar grandes alegrias aos investidores.

    Conclusão

    Adivinhar o que vai acontecer na economia em 2013 (ou em qualquer ano) é praticamente impossível, pois o mercado financeiro não é uma ciência exata (por mais contas que possam ser utilizadas) visto o grande numero de variáveis que podem influenciar os rumos da economia. Como sempre gosto de brincar: basta subir o preço do melão na Grécia para a bolsa despencar. Porém, alguns sinais econômicos podemos dar uma ideia (e nunca a certeza!) do que poderá vir pela frente.

    Assim, para aqueles que desejam segurança e não conseguem aguentar o sobe e desce da renda variável deve procurar a renda fixa. Já para aqueles que tem um estomago mais forte, a bolsa de valores ainda poderá proporcionar boas oportunidades de compra onde acredito que serão muito bem recompensadas no médio e longo prazo.

    Um grande abraço à todos e excelentes investimentos em 2013!

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    O blog Rico por Acaso preza pela qualidade da informação apresentada ao leitor. As matérias aqui apresentadas representam a opinião pessoal de seu autor. Assim deve ficar claro que o blog não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    4 comentários:

    1. GOSTEI DO BLOG, ESCLARECEU AS MINHAS DUVIDAS.
      PARABENS.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Eu é que agradeço a visita e a oportunidade de ajudar! Um abraço!

        Excluir
    2. Muito bom! objetivo e prático.

      Acredito que para superar os pífio rendimento dado pelos fundos de renda fixa, num ambiente de crescimento da inflação, teríamos que investir em multimercados, esses fundos no geral estao bem, tem boas oportunidades tbem nos FII e small caps, ou seja, a apetite ao risco tem q aumentar para superar pelo menos a inflação.

      abracos
      Mario

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Mário! Como já destaquei, melhores rentabilidades somente serão encontradas na renda variável, deste modo quem quiser ganhar mais terá que enfrentar maiores riscos no mercado. Um abraço e obrigado pelo comentário!

        Excluir