Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • segunda-feira, 19 de novembro de 2012

    Como montar um clube de investimentos?


    Dentre as opções atualmente disponíveis para fazer seu dinheiro render, os clubes de investimento vem crescendo ano a ano. Neste post vamos entender o que eles realmente são e como montar um clube deste tipo.




    O que são os clubes de investimentos?

    Os clubes de investimentos representam uma aplicação financeira criada e mantida por um grupo de pessoas, podendo ser de funcionários de uma empresa, amigos ou mesmo por membros de uma mesma família.

    Os clubes são instituições formais, com atas de fundação, assembleias, estatutos etc. Através destes clubes são adquiridas ações de empresas brasileiras e cada membro do clube possui uma quantidade de cotas proporcionais ao valor por ele investido.

    Como formar um clube de investimentos?

    Para serem criados, os clubes necessitam de uma corretora de valores que será a administradora das cotas e dos investimentos realizados. A corretora escolhida será a responsável por cuidar de todos os documentos necessários para a criação do clube e também poderá ser responsável pela escolha das ações que serão compradas. Como já foi escrito acima, o clube antes de ser formado necessitará de um estatuto social que irá regulamentar as normas e leis do grupo.

    Os membros do clube recebem mensalmente um extrato (como os dos bancos) contendo a situação de suas cotas. As taxas mensais de manutenção do clube são definidas através do tamanho do clube, tarefas do administrador etc.

    Regras para a criação

    Como escrito acima, os clubes são entidades formalmente constituídas e por isso devem seguir uma série de regras.

    Os clubes não tem data para acabar, mas se for da vontade dos membros, ele pode ser extinto em uma data especifica.

    Deve ser escolhida uma "política de investimentos", ou seja, o foco do clube. Assim, se a política escolhida for de recebimento de dividendos, a corretora irá direcionar a compra dos ativos para ações boas pagadoras de dividendos.

    Além disso, no estatuto social deverão constar as regras para venda e compra de ações, entrada de novos membros etc.

    Falando em membros, os clubes devem ser constituídos por no mínimo 3 membros e por no máximo 50 participantes, porém nenhum membro poderá ter mais que o equivalente a 40% das cotas.

    Outra regra importante é que a carteira dos clubes de investimentos deve ser composta em 67% por ações e os outros 33% podem ser compostos por renda fixa.

    Devem ser realizadas assembleias gerais para discussão e alterações no estatuto social do clube e todos os participantes tem direito à opinar. Uma apresentação anual deve ser realizada obrigatoriamente de forma a apresentar os resultados financeiros.

    Fiscalização dos clubes

    Além dos próprios membros, os responsáveis por fiscalizar os clubes são a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Bovespa (que é a responsável por registrar os clubes).


    Vantagens

    Custo mais baixo

    As menores exigências (quando comparamos com um fundo de investimentos) trazem custos mais baixos para este tipo de investimento.

    Acessibilidade

    Os clubes permitem que pequenos investidores tenham acesso ao investimento em ações tal qual ocorre com grandes investidores nos grandes fundos de investimento.

    Tranquilidade

    Como por lei há a necessidade de um administrador (profissional) para o clube, existe uma tranquilidade (mesmo que relativa) do seu dinheiro estar sendo investido corretamente.

    Diversificação

    Um maior montante financeiro sendo investido permite comprar mais empresas e diversificar mais a carteira o que no caso de um investidor individual não seria possível na mesma proporção.

    Participação Direta

    Como já foi escrito acima, o investidor tem direito de participar diretamente e opinar nas assembleias o que garante um acompanhamento maior de todo o investimento.

    Sair do clube

    Não existe burocracia ao sair de um clube de investimentos  Basta informar à corretora o seu desejo e você receberá seu dinheiro de acordo com o número de cotas e o valor de cada uma no dia posterior ao pedido.

    Mas tenha cuidado!

    Seja em fundos de investimento ou em clubes, o investimento em ações sempre carrega grandes riscos. Apesar de ser administrado por uma corretora e por profissionais devemos lembrar que esta administração é realizada por pessoas e elas sempre estão suscetíveis à erros e a análises incorretas do mercado e portanto, problemas podem ocorrer.

    E você leitor, investe ou já investiu através de clubes? Conte-nos sua experiência!

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net/
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    15 comentários:

    1. Outra regra importante é que a carteira dos clubes de investimentos deve ser composta em 67% por ações e os outros 33% podem ser compostos por renda fixa.

      Se não fosse isso, estaria abrindo um clube essa semana mesmo ...

      Mas minha estratégia diz exatamente o contrário:
      60% em RF e 40% em ações

      ResponderExcluir
    2. Outra regra importante é que a carteira dos clubes de investimentos deve ser composta em 67% por ações e os outros 33% podem ser compostos por renda fixa.

      Se não fosse isso, estaria abrindo um clube essa semana mesmo ...

      Mas minha estratégia diz exatamente o contrário:
      60% em RF e 40% em ações

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Victor! Por isso que existem diversos investimentos, sendo que cada um se adapta a uma estratégia e nenhum é perfeito. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Victor, você poderia investir o restante da RF fora do clube.

        Excluir
    3. Esta regra para manter aplicação mínima de 67% em ações limita bastante a estratégia e vantagem de estar fora do mercado ou ganhar com a queda das bolsas num período de correção como o atual (últimos 5 anos). Não acho que compensa montar um clube de investimentos, além desta limitação, o administrador tem um trabalho redobrado ao fazer o estatuto do fundo, e antes de tudo, precisa ser aprovado pela BMF.

      Abcs,

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Finanças Inteligentes! Para se montar um clube o grupo deve contar com pelo menos uma pessoa com disponibilidade para "correr" atrás de estatutos, assembleias etc. Não é nada fácil, mas em certos casos pode compensar. Um grande abraço!

        Excluir
    4. Excelente artigo!

      Participei de um clube de investimento há alguns anos, ligado a uma associação.

      Infelizmente, acabou.

      A vantagem era que, por movimentar valores maiores, através do clube obtinha rendimentos superiores na renda fixa e pagava menores taxas de corretagem.

      Mas, a grande desvantagem era a liquidez. Para receber, eram mais de 5 dias úteis, salvo engano.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Doutor! Obrigado pelo comentário e por nos contar sua experiencia! Um grande abraço!

        Excluir
    5. Num clube de investimentos , quando se opera opcoes de acoes, computa-se o Delta para chegar na exposicao de 67%? Caso haja interesse vcs da rico montam clube de investimento para os meus 3 socios? e quais seriam a taxa de adm de vcs?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Eu não sou corretora/nem agente autônomo de investimentos, portanto não posso atuar na organização de clubes de investimentos. Sugiro que procure uma corretora. Um grande abraço!

        Excluir
    6. Olá, Boa noite!

      Consultei várias corretoras para a criação de um clube e estão exigindo um patrimônio inicial altíssimo! Uma corretora que consultei só abre clubes com patrimônio inicial acima de R$500.000,00!! Será que alguém poderia me informar de uma corretora com patrimônio mais acessível?

      Obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá André! Realmente, as corretoras tem pedido um patrimônio inicial alto na formação dos clubes de investimento (até para valer os custos de manutenção do clube). Se algum leitor do blog souber de alguma alternativa, favor postar nos comentários! Um abraço!

        Excluir
      2. Olá,
        Eu trabalho com a XP e quando perguntei a respeito de clubes de investimento, o patrimônio mínimo era de R$ 300.000.
        Mas essa pergunta eu fiz já há bastante tempo. Não sei se continua igual.
        Abraço,

        Excluir
    7. Olá! E como faz para criar um clube de investimento imobiliario? Quais as regras?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Fernanda! Neste caso, sugiro que você entre em contato com sua corretora para receber informações mais detalhadas, visto que cada clube é uma realidade. Um grande abraço!

        Excluir