Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • terça-feira, 20 de novembro de 2012

    Série Grandes Investidores: Benjamin Graham


    Conhecer a história e o que ensinam os grandes investidores é muito importante pois nos ajuda a analisar nossos atuais comportamentos e a investir de forma mais prudente e consciente. Neste post vamos aprender um pouco mais com Benjamin Graham.


    Nesta série de grandes investidores já aprendemos com Lirio Parisotto, Carlos Slim e Warren Buffett. Este último foi um grande discípulo de Benjamin Graham, o personagem que conheceremos um pouco mais adiante.


    Benjamin Graham nasceu em Londres e foi morar muito cedo com sua família em Nova York. Após a morte de seu pai, ele experimentou a pobreza (anteriormente sua família era muito rica) e as humilhações que passou lhe deram força para seguir em frente. Graduou-se na Universidade de Columbia aos 20 anos e apesar de ter recebido diversas propostas de emprego, escolheu trabalhar em Wall Street. E é ai que começa a nascer um mito...

    Graham foi o precursor da estratégia de investimentos Buy & Hold (literalmente comprar e segurar) e que consiste em comprar excelentes empresas, com ótimas perspectivas de geração de caixa no futuro e mante-las em carteira por um longo período (o famoso longo prazo) objetivando o crescimento do valor das ações e por consequência do patrimônio do investidor. A manutenção das ações em carteira sem vendas constantes (como ocorre no day trade) visava diminuir os custos do investimento por excessivas transações e os valores pagos em imposto de renda.


    Graham escreveu alguns livros como Security Analisys (1934), mas seu maior trunfo, considerado a bíblia dos investidores é o livro "O Investidor Inteligente".

    Como nosso objetivo é aprender sempre, vamos à algumas frases de Benjamin Graham que ilustram perfeitamente seu modo de pensar e que ainda são muito atuais:

    "Wall Street não aprende nada e ainda esquece tudo" (Nota do blog: alguma coincidência com a nossa bolsa?)

    "Não existe esse negócio de investimento sólido independentemente do preço pago."

    "Não tenho a menor dúvida de que nove em cada dez pessoas que possuem contas de opções em corretoras são especuladores. Minha única desavença com esse quadro é que todos eles foram estimulados a acreditar que são investidores, o que não é verdade."

    "As pessoas não conseguem prever o que irá acontecer no mercado de ações."

    "O valor presente de uma ação depende dos lucros e dividendos futuros, que são aspectos que nunca ninguém poderá saber com certeza."
    "Os analistas não se preocupam em estar errados no geral, mas odeiam estar errados em particular."
    "É obrigação dos analistas estudar tanto os investimentos quanto os investidores - não apenas sobre a forma que as ações se comportam mas como os seres humanos que as possuem se comportam."
    "Limite suas avaliações a empresas qualificadas para investimento, excluindo dessa categoria aquelas que não atenderem a critérios específicos de solidez financeira."
    "O mercado acionário fixa seu preço para cada ação ordinária não com base em seu desempenho estatístico passado, mas em função do desempenho futuro esperado, que pode diferir significativamente do comportamento passado."

    "Os investidores nunca devem concentrar 100% do patrimônio em ações e devem sempre dividir os investimentos entre renda fixa e bolsa. A parcela de um ou outro nunca deve ser inferior a 25%."

    "Estar certo não é suficiente. Você precisa estar certo pelos motivos corretos."

    "O investidor individual deve ser capaz de justificar cada compra que faz e cada preço que paga por meio de um raciocínio objetivo e impessoal que o satisfaça e que apresente uma margem de segurança, em termos de valor, para proteger sua aplicação."


    E uma de grande importância:
    "É preciso ter paciência e disciplina para se manter firme em suas convicções quando o mercado insiste que você está errado."

    Talvez você não concorde plenamente com o pensamento de Graham. Eu não concordo com algumas coisas e nem por isso deixo de dar a devida importância a suas advertências. Cada grande investidor que já foi abordado por este blog tem uma visão particular do mercado que de nenhuma maneira diminui o legado deixarão no mercado.

    Um grande abraço a todos!

    Créditos da imagens: www.google.com.
    Fonte das frases: http://exame.abril.com.br

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    3 comentários:

    1. Gosto da abordagem do Ben Graham, ainda tenho de reler suas palavras que sempre são valiosas em momentos de turbulência na Bolsa.

      ResponderExcluir
    2. Existem certas frases que não envelhecem e servem de verdadeiros lemas para as nossas vidas, de acordo com nossos objetivos.
      Eu particulamente gosto muito de frases que me motivam. Acho que se a gente leva fé em um lema e extenarliza o mesmo através de uma frase isso nos ajuda a sempre manter o foco e não deixa nosso emocional tomar decisões que na verdade deveriam ser do nosso racional.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente Anônimo! Também gosto muito de frases e simulações de investimentos. Elas são de grande valia quando falta motivação e quando necessitamos tomar decisões. Um grande abraço!

        Excluir