Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    Série Grandes Investidores: Carlos Slim

    Nestes dias (meses...rsrsrs) de turbulências econômicas em que estamos vivendo, conhecer a vida e um pouco das ações de grandes investidores é muito importante, pois podemos observar que eles também perdem, porém sabem aproveitar as oportunidades e também ganham muito.
    Citado pela revista Forbes como o homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helu será o alvo deste post onde mostrarei um pouco de sua vida e de suas citações.

    Com uma fortuna avaliada em 74 bilhões de dólares, Carlos Slim é um mexicano de 71 anos, viúvo e que reside na Cidade do México.  Estima-se que desde o desencadeamento da crise mundial já tenha perdido 8 bilhões de dólares, o que ele nega. Formando em Engenharia pela Universidade Autônoma do México, possui 6 filhos.
    É dono da America Movil, da Claro e da Embratel. Possui participações no The New York Times (no qual aumentou sua participação recentemente) e na loja de departamentos Saks Fifth Avenue. Também atua no ramo de mineração, banco e outros setores.
    Como muitos bilionários, Slim começou a trabalhar cedo e conta-se que com 15 anos já tinha 44 ações do Banco Nacional do México. Trabalhou na Bolsa de Valores e depois abriu uma imobiliária, chamada Carso que foi a porta de entrada para seu sucesso financeiro, pois a partir dela começou a fazer excelentes negócios transformando a mesma posteriormente em uma grande construtora.
    Adquiriu nos anos 80 a Cigatan (principal fabricante de cigarros e charutos do México) e a Telmex nos anos 90.
    É também conhecido por sua simplicidade. Segundo dados, não usa jóias nem ostenta objetos de luxo, vive com 24 mil dólares por mês. Para muitos este valor podee ser muito, mas acredito que para quem tem a fortuna que ele tem é muito pouco. Lembrem-se que os milionários são na maioria das vezes frugais.


    FRASES

    Com o seu pai aprendeu os seguintes axiomas que sempre os aplicou em seus negócios:

    -vender grandes quantidades a preços baixos.
    -possuir sempre uma reserva financeira que permita que oportunidades sejam aproveitadas.
    -investir visando ao longo prazo.
    -considerar que todos os tempos são bons para aqueles que sabem e podem trabalhar.

    Sobre a crise de 2008 disse:

    -Na minha opinião existe uma regulação ruim e supervisão muito pior. Isto a nível mundial (o que continuou a ocorrer e levou ao que vemos hoje em 2011 - Nota Blog Rico por Acaso).
    -Dinheiro fácil e em excesso. É o que estamos vivendo em todas as crises, um problema de excessos em todos os lados e de todos os tipos.
    -Estamos vivendo uma situação muito especial que infelizmente não irá durar um ano, mas muito mais. Não falo do mercado de valores mas sim da economia real e deverão [os governos] tomar medidas para evitar efeitos nesta economia.

    Disse ainda:

    -O que as pessoas devem tentar fazer é trabalhar no que gostam, procurando áreas em que sua vocação e talento façam diferença. É fundamental ser paciente. É vital manter o otimismo sempre.
    -Um empresário pode cometer muitos erros: Não ter as melhores referências mundiais, não reinvestir, não estar com equipamento de ponta, estar atrasado em sua capacidade produtiva, não oferecer qualidade de serviço ao cliente e não desenvolver seu capital humano. E há grandes erros, como querer fazer tudo às pressas, quando as coisas têm seus tempos. É preciso entender os tempos: ter uma visão de longo prazo, ainda que se tenha de atuar no curto.




    LEIA TAMBÉM


    Leitura Recomendada: Investimentos Inteligentes
    Leitura Recomendada: O homem mais rico da Babilônia
    Leitura Recomendada: Pai Rico, Pai Pobre Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário: