Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quarta-feira, 17 de agosto de 2011

    Quem pode investir na Bolsa ?


    Alguns dias atras lendo algumas matérias da Exame.com me deparei com um texto que tinha por título: "Quem nunca deve investir na Bolsa".
    Pois bem, uma matéria bem escrita, onde mostrava que os endividados, o conservador, o consumista dentre outros, deveriam se abster de alocar seu dinheiro na Bolsa, visto a situação financeira ou o perfil dos mesmos. Porém, o primeiro tópico do texto me chamou a atenção: a matéria dizia que o empresário também não deveria investir na Bolsa. 
    Pensei...pensei....pensei.....Mas por que cargas d´água o empresário não poderia investir na Bolsa? Segundo a matéria, seria por ser uma ocupação de risco, onde mais de 50% das empresas fecham antes dos cinco anos de vida, o que para mim não justificaria tal informação.
    Bom, pensando nisto resolvi escrever este post, porém analisando o contrário: quem pode investir na Bolsa?

    Eu sou empresário. E invisto na Bolsa. Este investimento é para o futuro e em nada atrapalha minha capacidade de me manter e de manter meu negócio sadio financeiramente. Ao contrário da matéria, acredito que aqueles que se dispõe a ser empresários (no sentido literal da palavra) devem ter um minimo de conhecimento de capital de giro, despesas, custos e etc. (é claro que existem exceções!). O lucro ou uma parte daquilo que sobra como lucro, deve ser re-investido na empresa e naquilo que o empresário vê como boa alternativa para investimentos. No meu caso, optei por construir uma carteira baseada em dividendos.
    Acredito que aqueles que são empresários, na mesma medida que podem quebrar, podem também obter lucros altíssimos (que não é meu caso rsrsrs) e por consequência tem uma capacidade maior de re-investimento em se negócio e em outras alternativas, como por exemplo na Bolsa ao contrário do que acontece com aqueles que estão assalariados ou são funcionários públicos que geralmente tem um mesmo salário todo mês, o que pode "engessar" um pouco a capacidade para os investimentos.

    Agora, quem pode investir na Bolsa? 

    Podem investir os funcionários públicos, os assalariados e obviamente os empresários, desde que tenham noção que investir na Bolsa não é participar de um cassino, tendo a certeza que somente muito estudo irá levar o investidor ao sucesso, seja investindo em valor ou em dividendos.
    Aqueles que estão endividados, devem acertar sua situação antes de investir. Aqueles que são conservadores, devem se voltar para os Títulos Públicos, por exemplo.
    O que eu gostaria de deixar claro neste post é que a Bolsa é acessível para todos e não só para aqueles que tem montanhas de dinheiro, e que dizer que os empresários não devem investir na Bolsa é generalizar e toda generalização é perigosa.

    E você leitor, é empresário? Em que você anda investindo???

    Um abraço a todos!

    Créditos da imagem:  http://www.freedigitalphotos.net/


    LEIA TAMBÉM


    A proteção das boas pagadoras de dividendos
    Cuidado ao pagar suas contas com o cartão de crédito
    Como organizar seus investimentos em ações
    Fique no azul antes de poupar Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. Também sou empresário e nem por isto deixo de investir na Bolsa. Um abraço

      ResponderExcluir
    2. Com consciência e paciência todos podem investir, cada um do jeito que se adeque mais ao seu perfil!

      http://www.encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    3. @Geral InvestimentosEste era o intuito deste post. TODOS podem investir. Basta ter paciência e muito estudo. Os resultados virão. Um abraço!

      ResponderExcluir
    4. Acho que ser empresário não é pra qualquer um... isso sim. rs
      Já tive oportunidades de largar o trabalho "na privada" algumas vezes mas meu sexto sentido me brecou... fiquei só com a dúvida se ele estava certo ou não.

      ResponderExcluir
    5. @Investidor AnônimoSer empresário hoje no Brasil é ser herói...rsrsrs...todo mês eu fico pensando o quanto eu poderia investir a mais em meu negócio, contratar mais funcionários (que eu preciso) se a carga tributária fosse menor.

      ResponderExcluir
    6. Eu já perdi a conta de quantos planos de negócios já montei e até hoje nada saiu do papel. Espírito empreendedor o brasileiro tem, só não tem incentivo. Carga tributária e alto custo do capital de giro inviabiliza muita coisa...

      Abcs,

      ResponderExcluir
    7. @Finanças InteligentesEu sei que milagres são difíceis, principalmente no tocante a impostos, porém eu estou vendo com bons olhos a iniciativa do Governo de criar o Ministério das pequenas e médias empresas, ainda mais colocando na chefia alguém com conhecimento de causa. Um ótima semana!

      ResponderExcluir