Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • quinta-feira, 6 de março de 2014

    Os conselhos de Warren Buffett para 2014

    Na última semana, Warren Buffett divulgou sua carta anual aos investidores da Berkshire Hathaway. Neste post, reproduzo algumas das partes mais importantes deste documento e mais uma vez o mega investidor (que também é conhecido como o Oráculo de Omaha) nos "brinda" com sua sabedoria sobre o mercado financeiro.

    Poucos indivíduos possuem a sabedoria de Warren Buffett quando o assunto é dinheiro e investimentos. Bilionário, mas vivendo uma vida simples, é presidente de uma holding detentora de ações das empresas mais influentes e lucrativas do mundo, como por exemplo a Coca Cola. Em outros post, o blog Rico por Acaso já abordou um pouco da interessante trajetória de vida deste americano. Se você ainda não leu a história de Warren Buffett, clique aqui para ter acesso.

    Neste post, trago uma parte das percepções e conselhos deste investidor encontradas na carta anual aos investidores da Berkshire Hathaway e em uma recente entrevista à TV americana. Como sempre costumo escrever, é importante tomarmos nossas próprias decisões de investimentos, mas conhecer a vida e os conselhos de quem domina o mercado não faz mal à ninguém!

    Seguem abaixo alguns trechos da carta:

    1. "Eu nunca compro ou vendo ações de empresas baseado em fatores macroeconômicos"

    Corroborando outra frase de sua autoria: "Não temos, nunca tivemos e jamais teremos uma opinião sobre como estará o mercado de ações, a taxa de juros ou a atividade econômica daqui a um ano."

    Para Buffett, as empresas são compradas por seu valor intrínseco (sua qualidade e capacidade de gerar valor ao acionista) e não por fatores econômicos. Um exemplo prático: mesmo nas crises, quem deixa de tomar Coca Cola?

    2. "A última coisa que você quer fazer é guardar dinheiro durante uma guerra. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, foi uma oportunidade, pois as ações avançaram muito depois”

    Nas crises, as empresas e as pessoas em geral tendem a guardar dinheiro e retrair seus investimentos. Esta é uma atitude perfeitamente normal, pois todos temos medos, principalmente quando o assunto 'r nossa subsistência.

    Segundo Buffett, é nas crises que surgem as maiores oportunidades. Por exemplo: em 2013 o conglomerado de Warren Buffett Berkshire Hathaway registrou um lucro recorde, saltando 31% em relação ao ano anterior, mesmo com o mundo em crise.

    Mais algumas frases famosas de Buffett sobre o assunto:

    "Grandes oportunidades de investimentos surgem quando empresas excelentes estão certas de circunstâncias incomuns que fazem sua ações serem mal avaliadas."

    "Veja as flutuações do mercado de ações como suas aliadas, não como suas inimigas, lucre com a insensatez em vez de participar dela."

    3. "O desempenho da economia americana tem sido praticamente uma linha reta, mas não com a inclinação que as pessoas gostariam. No entanto, a situação não é tão ruim assim”

    Segundo Buffett, "Os melhores dias da América se encontram à frente”.

    “Charlie e eu temos sempre considerado uma 'aposta' sobre a sempre crescente prosperidade dos Estados Unidos ser muito próximo de algo garantido”.

    “Embora invistamos no exterior também, o melhor filão de oportunidade reside na América.”



    4. "Não é uma moeda de verdade. Eu não ficaria surpreso se o Bitcoin deixar de existir completamente nos próximos 10 anos. Ele tem seu preço fixado fora dólar e está longe de ser uma alternativa cambial durável”

    Se você não sabe o que é Bitcoin, não se desespere! Clique aqui para encontrar uma matéria completa sobre esta moeda virtual.


    Baseado em sua carta anual aos investidores, Buffett ainda deixou alguns conselhos aos investidores:

    1. Você não precisa ser um especialista para alcançar um retorno satisfatório nos investimentos.
    Reconhecer suas limitações é essencial para investir bem. Mantenha a simplicidade das coisas e não deixe suas ambições falarem mais alto. Geralmente, promessas de lucro fácil não são boas coisas.
    2. Foque na produtividade futura do investimento no qual você está apostando. 
    Você precisa entender as ações tem. Não existe a necessidade de ser um especialista em bebidas, mas entender o futuro deste negócio é imprescindível. Por exemplo: investir em uma indústria de máquinas de datilografar algumas décadas atrás não seria um bom investimento, visto que hoje elas praticamente desapareceram.
    3. O fato de um determinado ativo ter se valorizado no passado recente nunca é motivo para comprá-lo.
    Se até para os "especialistas" é difícil prever alguns fatos de um investimento, porque você deveria especular com um ativo?
    4. Com meus dois pequenos investimentos, pensei apenas o que essas propriedades iriam produzir e não me preocupei com a avaliação diária delas.
    O grande foco do mercado de ações deve ser adquirir ações por seu valor intrínseco de longo prazo e sua capacidade produtiva. Comprar uma ação e ficar dia e noite "vidrado" em suas variações de mercado não deve ser a escolha de um investidor sensato. Uma ação deve permitir que você consiga encostar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.
    5. Acreditar em previsões de mercado e macroeconomia feitas pelos outros é uma perda de tempo.
    Novamente: compre ações por sua capacidade de gerar valor ao acionista e não por sua valorização atual. O mercado financeiro sofre muitas mudanças e em pouco tempo, por isso poucos analistas acertam em previsões sobre o mercado futuro. Enfim, foque na qualidade da empresa. 

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Um comentário: