Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 30 de agosto de 2013

    O foco do investidor deve ser o lucro (e não a cotação)


    Frequentemente vemos nos filmes operadores da bolsa de valores 'vidrados' nas cotações que aparecem em dezenas de telas em suas mesas. O que para o trader pode ser algo normal, para o investidor de longo prazo é um comportamento altamente prejudicial, como veremos neste post.



    Ficar somente focado na cotação das companhias listadas na bolsa é um grande erro, visto que as naturais oscilações do mercado podem deixar qualquer um louco. Um dia sobe, no outro desce e assim caminha a bolsa de valores.

    Eu mesmo quando comecei a investir ficava vidrado nas cotações, conferindo de hora em hora como minhas ações estavam se saindo. É obvio que este comportamento faz parte do aprendizado e é completamente normal, porém ele não pode se tornar algo reiterado, quase doentio.

    No último post, quando descrevi os aspectos mais importantes do Buy and Hold (se você ainda não leu, clique aqui) vimos que para que o investidor tenha sucesso, as empresas escolhidas para montar sua carteira de investimentos devem apresentar crescimento recorrente e comercializar produtos com vantagem competitiva, de modo que a companhia possa se manter no mercado durante um longo período.

    Mantendo o foco exclusivamente na cotação, o sentimento de angústia tende a tomar conta do investidor, que vê suas ações aumentarem ou perderem valor, o que leva à uma esperança de que tudo possa melhorar ou ficar pior do que já esta. Em consequência, surgem inquietações, insônia e a tendência a mudar constantemente de investimentos, situações que são altamente prejudiciais, tanto à saúde física, mental e financeira do individuo.

    Deste modo, o investidor deve aprender a focar o lucro, ou melhor, a qualidade da empresa em que está investindo. Ora, se a empresa é boa e nenhum fato relevante está acontecendo, porque se preocupar com a cotação? Uma queda acaba se tornando uma oportunidade de comprar mais ações por um menor preço. Mudando o foco (através da confiança no valor da empresa) as inquietações desaparecem e o "sobe e desce" do mercado acaba se tornando natural - como realmente é - afinal quem "entra" no mercado de ações deve saber que ele é variável.

    Por fim, deixo abaixo mais uma grande palestra do Lírio Parisotto que encontrei no Youtube. Aqueles que acompanham o blog sabem que sou um grande fã deste investidor que efetivamente vive de dividendos.

    Aproveitem!
    http://www.youtube.com/watch?v=QaL6K2uKt5Q

    Obs.: Este não é um post patrocinado. O vídeo foi retirado do Youtube e não representa - de forma alguma - nenhuma indicação de corretora e/ou serviços.

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Olá Rafael,
      Muito bom o post e o vídeo selecionado.
      É muito agradável ouvir alguém quem conhece do assunto investimento e, principalmente, otimista e entusiasta do Brasil.
      Sinceramente, acho que já cansou essa ladainha dos pregadores do caos, vimos recentemente uma dúzia de analistas econômicos (muito legal a parte em que o Lírio fala deles) dizendo que o país estava à beira do precipício, quando "surpreendeu" com crescimento do PIB de 1,5% no trimestre.
      Sucesso!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Aroldo! As coisas estão ruins para a economia? Sim, não podemos negar. Mas o exemplo do Lírio é interessante: ele investe em empresas boas, com diferencial competitivo e o que acontece? Mesmo em tempos ruins lá estão os dividendos fornecendo sua renda mensal. Simples assim. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Parabéns pelo blog , estou começando meus investimentos na bolsa , tenho uma empresa de serviços e consigo investir R$ 2.000,00 mensais . Gostaria que me indica se algumas empresas boas pagadores de dividendos para poder montar uma carteira . Já tenho o Home Broker da Caixa Econômica em funcionamento só esperando a coragem de comprar as ações , gostaria que me ajuda se . Um grande abraço !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Como não sou agente de investimentos - legalmente - não posso lhe indicar ações. De qualquer maneira dê uma olhada em um dos últimos post's que escrevi sobre minha carteira:

        http://www.ricoporacaso.com/2013/04/acompanhamento-de-carteira-marco-2013.html

        Você poderá ter uma ideia de como montar uma carteira de dividendos de modo a preparar a sua. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Anônimo,

        Se você já tem sua empresa, por que não investe nela, ao invés de investir na empresa de outros?

        Se está buscando diversificação, talvez a bolsa não seja a melhor opção para seu caso.

        Ou está atrás do Ouro de Tolo?

        www.ricodinheiro.com.br

        Excluir
      3. Olá Kleber! Acredito que o equilíbrio é a chave. Investir no negócio dele e também em sua aposentadoria. Um coisa puxa a outra: sem investir no seu próprio negócio ele não tem dinheiro para investir na aposentadoria. Um abraço!

        Excluir