Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 26 de julho de 2013

    Por que tanta gente investiu nas empresas X do Eike Batista?


    Todos tem acompanhado as recentes perdas das empresas X do empresário Eike Batista. Junto com as empresas, muitos investidores perderam dinheiro e eu tenho me indagado: porque tanta gente alocou seu dinheiro nestas empresas?

    Poucas vezes eu abordei as empresas "X" no blog, pois sempre as olhei como empresas pré-operacionais, que divulgavam reiterados anúncios de novos poços de petróleo ou de prováveis capacidades de produção de barris, sem ainda apresentarem resultados realmente concretos. Mesmo assim, muita gente investiu/especulou nestas empresas e nos últimos dias surgiram em portais especializados algumas histórias, que valem a pena serem lidas:

    Exame.com


    Época Negócios


    Deixando de lado o já reiterado conselho de sempre analisar todas as empresas em que se deseja investir, muitos aspectos acabaram por influenciar decisões erradas de investimento.

    Quantas vezes nós vimos o anuncio de novas capacidades de produção dos poços de petróleo do grupo X? Muitas, com certeza. Fora a grande exposição - e por que não o "endeusamento" - da figura do Eike na mídia, com o lançamento de livros e a promoção da imagem de grande empresário, etc. Muitos investiram nas empresas X não por seus resultados financeiros (que visivelmente se mostravam ruins) mas sim pela imagem do "homem mais rico do Brasil", do grande empresário, do Midas brasileiro que tudo que toca vira ouro...


    O X da questão: a trajetória do maior (???) empreendedor do Brasil

    Deste modo acredito que apesar de possuírem grande parcela de culpa, os investidores em geral (principalmente os mais leigos) que perderam dinheiro com as empresas X podem dividir um pouco da sua culpa com a mídia.

    Quem sabe um dia, a imprensa em geral dê atenção ao exemplo de grandes investidores como Warren Buffett, Lírio Parisotto ou mesmo Jorge Paulo Lemann...


    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    15 comentários:

    1. Viveu de apostas e acabou assim.
      Acredito que ele vá dar a volta por cima, mas vai demorar...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Poderá até dar a volta por cima, mas será difícil recuperar a credibilidade. Um abraço!

        Excluir
    2. O cara quis dar uma de super herói e tentou tocar mil negócios ao mesmo tempo, deu no que deu. É triste pra imagem do país, mas estava na cara que a megalomania dele ia acabar dando problema. Eu não imaginava que seria uma queda tão rápida quanto foi, mas claramente o mercado iria acabar cobrando a conta de tantas promessas exageradas.

      Será que ele vai escrever um novo livro sobre o verdadeiro "X da questão", assumindo os erros?

      []'s

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente Nerd, também aguardo o "X da questão" em edição "aumentada e revisada"...

        Como você escreveu é mais uma situação que repercute mal fora do Brasil e leva mais investidores para outros mercados (infelizmente dependemos dos estrangeiros para movimentarem o mercado).

        Excluir
    3. Mano vc já ouviu falar de VINICIUS de Moraes putas compositor né então. Não fez nem fará tanto sucesso como como ooos mc miterios e tchu tchã tchã da vida. Idemos empresários ex família Ermírio de Moraes gerdau e investidores . Tenho dito. Abs

      ResponderExcluir
    4. Cada dia está mais difícil acompanhar os blogs de finanças, o que começou de maneira bacana agora caiu num nível péssimo, vejamos o que aconteceu com os principais blogueiros nos últimos tempos:

      1- Ostra: foi a mais esperta, quando a palhaçada de possível descoberta de identidade de blogueiro começou, tratou de descontinuar seu blog e nunca mais voltou, de vez em quando aparece em algum blog, mas isso está se tornando raro. Provavelmente também sentiu essa decadência e não tem porquê acompanhar.

      2- Além da Poupança: na minha opinião o AdP era um dos blogueiros mais sérios e comprometidos até dar uma entrevista pra quem? Para o Investidor Troll, o extremo oposto, o pior blogueiro que, embora tenha algum conhecimento sobre o mercado, trata de transparecer aquilo que o ser humano tem de pior que é inveja, perseguição, ego inflado e falta de educação. O AdP jogou toda sua reputação abaixo naquela entrevista, assim como o faz todo aquele que se mistura com Troll e sua corja.

      3- Corey: continua sério, mas não tão comprometido como antes, tá na cara que está enchendo linguiça no seu blog ao publicar resumos de livros e opiniões superficiais sobre FIIs, de vez em quando faz um texto de qualidade, mas esses estão se tornando raros. O cara tem perfil único entre os blogs, o que poderia ser uma fonte importante de conhecimento, mas não se preocupa mais em compartilhar experiências. Acho que acabou o assunto e não tem coragem de dizer.

      4- Dividendos: o primeiro milionário dos blogs sempre despertou certa desconfiança devido a seus aportes monstruosos e carteira gigante, apesar disso sempre foi respeitado até inventar (ou não) uma história sobre lançamento a termo. Pegadinha do Malandro? De qualquer maneira jogou sua reputação na lata do lixo, quem desconfiava que ele se trata de um fake, agora tem mais motivos ainda.

      5- Zé Mobral: no começo do blog fez muita gente admira-lo devido ao seu estilo de vida frugal extremo, não tenho dúvidas que sua trajetória é factível, porém, essa história de se apaixonar por índia do Badoo, emprestar dinheiro pra família rica dela e se tornar sócio do sogro não faz o menor sentido pra quem é realmente inteligente. Mais um que, ou está inventando história, ou é um tonto de marca maior.

      6- General Investidor: com um blog profissional e ótimas matérias logo ganhou respeito dos seguidores dos blogs de finanças, assim como Corey, noto um grande desânimo em tocar o projeto do blog, colocando "colaboradores" que não inspiram a menor confiança. Pelo menos esse ainda consegue manter sua reputação sem se meter em histórias sem pé nem cabeça.

      7- Pobretão: tem que ser muito tonto pra acreditar nesse cara, é óbvio que ele é um personagem, mas até aí não há nada de errado, o problema é que ele não tem mais o que escrever e fica requentando tópicos antigos. O Pobretão é um dos responsáveis pela criação da maior parte dos blogs, de um jeito ou outro, tem sua relevância na comunidade.

      8- Estagiário: um rapaz que mesmo bem jovem demonstra grande dose de conhecimento e maturidade, infelizmente o blog está quase morto, com postagens sobre cerveja, mais um que está enchendo linguiça.

      9- Investidor Defensivo: um dos pioneiros dos blogs de finanças, lembro-me dele desde os primeiros blogs anteriores ao Pobretão, infelizmente hoje em dia só faz postagens com piadinhas de Facebook e agora inventou de fazer vídeos para o Youtube.

      Não podemos esquecer de blogueiros que se foram como o Parar de Trabalhar e o Viver de Renda. Eles tinham excelentes blogs e devido a problemas pessoais (no caso do primeiro) e trolagens (caso do segundo), abandonaram seus excelentes blogs.

      Percebo que exitem muitos blogs menores com excelente conteúdo, mas que, por terem chegado tarde, não possuem a mesma visibilidade dos grandes blogueiros. Espero que de alguma maneira ocorra uma substituição natural dos blogs que perderam qualidade por outros, mais novos, que possam agregar mais valor a essa magnífica discussão sobre finanças pessoais.

      Obrigado pela atenção, cordialmente:

      Marco Antônio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tudo bom Marco Antônio? Sinceramente não entendi aonde você quis chegar com este comentário no meu blog...

        Excluir
    5. Ele quer dizer que o seu blog perdeu qualidade sem falar diretamente, talvez por uma questão de educação.

      De fato, ele tem uma dose de razão. Os blogs de finanças estão sofríveis. O seu RPA, eu ainda acredito que é um bom blog, mas não vejo mais aquelas análises de antes, aquelas opiniões mias técnicas , principalmente, a cereja do bolo, a evolução da carteira.

      Tudo bem que teve a questão que você falou que te mandavam e-mails estranhos, mas sinceramente, se você não coloca valores, não tem muito o que temer. Ninguem sabe ao menos de onde você é.

      Acho que a evolução da carteira poderia voltar.

      Não é uma crítica a sua pessoa nem tampouco seja pessoal. Eu digo muito pela minha experiência.

      Há uns meses atrás, não me recordo exatamente quantos, mas provavelmente há mais de um ano, eu estava sempre por aqui lendo todas as matérias, que eram bastante interessantes.

      Hoje venho de vez em quando, e acho tudo muito superficial, sem sentido, sem contexto. Textos que não acrescentam muito.

      Mas isso vai da opinião de cada um. É só a minha.

      Obrigado pela atenção!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá "Anônimo". Posso concordar com vocês em partes. Talvez a falta do acompanhamento de carteira tenha levado à uma diminuição nas postagens com análises mais aprofundadas.

        Por outro lado, NÃO sou um blogueiro anônimo, pois basta clicar na aba "CONHEÇA O AUTOR" para saber meu nome e ver uma foto minha e desta maneira não é tão fácil assim expor a vida financeira na internet. Se os ditos blogueiros anônimos tiveram problemas, imagine aqueles que se expõem mais.

        De qualquer maneira, meu compromisso é com o leitor e podem ter certeza que meu intento será sempre apresentar matérias relevantes e que possam fazer a diferença na vida de quem lê - este sempre foi o maior objetivo do blog.

        Ademais, fico bastante feliz com os comentários, visto que somente com eles posso melhorar mais e mais o blog. Se problemas ocorrem, tenham certeza que serão sanados.

        Um abraço a todos!

        Excluir
    6. Bom, agora, olhando pelo retrovisor, é fácil dizer que Eike estava errado.

      ResponderExcluir
    7. Falou tudo Kleber.

      A imprensa exaltou o Eike e todos os seus filhos doidos sempre que possível, com o jeito de homem poderoso, possivelmente muitos investidores inexperientes achavam que um cara que mantinha aquela imagem, nunca poderia praticamente quebrar, ou até mesmo confiavam que as ações voltariam com tudo(claro Eike é o Super-Man), MAS acho que não irá acontecer isso

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Guilherme! Como escrevi, os investidores tem sua parcela de culpa, mas a imprensa sempre deu um jeito de "endeusar" o mito do Eike "que tudo que tocava virava ouro". Um abraço!

        Excluir