Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 3 de maio de 2013

    As grandes variações da bolsa


    O mês de abril foi novamente negativo para a bolsa, registrando uma queda de 0,78%, sendo que hoje já temos uma perda acumulada no ano de 9,24%.


    Ao longo de 2012 e 2013 muitas empresas já perderam um considerável valor de mercado, sendo que outras tem seguido um caminho diferente e registrado ganhos expressivos. A bolsa de valores é assim, visto ser considerada renda variável, e para estar neste mercado o investidor deve ter uma boa dose de paciência e "aguentar firme" as variações do mercado, para não seguir a manada e vender suas posições sem uma real necessidade.

    E estas grandes variações que a bolsa apresenta tem sido muito bem exemplificadas nas últimas semanas, onde muitas ações atingiram suas chamadas "mínimas", ou seja, caíram tanto que chegaram a um preço que não era praticado há bastante tempo. Vejamos alguns exemplos:

    - A Oi (OIBR4) chegou a ser vendida a R$ 5,41 a menor cotação desde 2007.
    - As ações Eletropaulo foram a R$ 9,14, menor cotação desde 2008.
    - Gerdau e Ambev voltaram à indices de 2012.

    Especialistas dizem que a bolsa vem testando seus suportes e resistências, ou seja, sua "capacidade" de cair mais - ou ao contrário - gerar um movimento altista.

    Existe motivo para pânico? Não vou entrar na discussão se Oi, Eletropaulo ou Ambev são empresas excelentes - isso não vem ao caso - porém devo frisar um ponto: os suportes e as resistências que devem ser testados são dele próprio.


    Se você tem confiança na Ambev, não é motivo para perder seu suporte e achar que ninguém vai mais tomar cerveja - pelo contrário - a hora é de comprar mais. O mesmo deve ocorrer com suas outras ações e investimentos. O investidor deve aprender a estudar a analisar o ambiente em que a empresa esta inserida.

    É claro que muitas empresas estão passando por dificuldades, porém outras estão apenas refletindo o momento econômico desfavorável que o mundo vem passando.

    Mas e o longo prazo, onde fica?

    A empresa tem capacidade de continuar crescendo? Ela vem caminhando de modo a se desenvolver nos novos mercados que vem surgindo? São estas as perguntas que o investidor deve fazer e se questionar, deixando o curto prazo de lado.

    E você leitor, como anda o "gráfico de seus suportes e resistências"?

    Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    6 comentários:

    1. Poderias fazer uma matéria com todas ações que estão no pico mínimo e que poderiam ser adquiridas? Com saúde e potencial da empresa, mas com baixo valor agora?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Anônimo! Vou realizar um levantamento e o quanto antes preparo uma matéria! Um abraço!

        Excluir
      2. Cara,

        Isso pode ser um grave erro. A cotação não quer dizer muita coisa quando a empresa é boa e se pensa em longo prazo.

        Ao fazer um estudo deste porte, o leitor tem que ter a maturidade de entender porque a ação encontra-se no pico mínimo. Pode ser porque esteja barata, mas pode ser que seja um papel ruim, mesmo.

        E tem mais: o que é bom para mim, pode não ser bom para você. Uma empresa boa é aquela que se encaixa nos seus critérios de entrada e ponto.

        Em outras palavras: quando falamos em B&H, é muitas vezes consensual uma lista de empresas ruins. Mas as boas não, vai de cada um. Vai da percepção de cada um.

        Então amigo, aqui vai uma dica. Quando vir uma empresa em pico mínimo, antes de comprar, procure saber os motivos. E lembre-se: se a empresa é boa, a cotação é o que menos importa.

        Atenciosamente,

        Geraldo

        Excluir
      3. Olá Geraldo! Entendo sua preocupação e como escrevi no post, a intenção não é sugerir empresas - muito pelo contrário - mas sim mostrar que muitas ações atingiram valores que não eram observados há bastante tempo, o que apresenta muitas oportunidades ao investidor. A empresa é boa? Isso vai depender de uma análise criteriosa feita pelo investidor e não com base em dicas de blogs, portais, revistas e dos vizinhos. Um grande abraço!

        Excluir
    2. Rafael,

      A minha resposta não foi ao seu post, pois, eu sei que você tem a correta preocupação de mostrar ao investidor sobre suas responsabilidades.

      A minha resposta foi pro anônimo, que pediu uma matéria com todas ações que estão no pico mínimo e que poderiam ser adquiridas...

      Se ele falasse só em pico mínimo tudo bem, mas ele falou em "poderiam ser adquiridas", como se esse fosse o critério absoluto para aquisição.

      Por isso dei o toque!

      Geraldo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Geraldo! Sim, entendi! Obrigado por seu comentário e por visitar o blog! Um abraço!

        Excluir