Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 26 de abril de 2013

    A bolsa de valores brasileira não é tão ruim assim...


    O mercado acionário brasileiro tem decepcionado bastante em 2013, com um queda expressiva do índice Bovespa. Porém, fica a pergunta: será que este índice  realmente reflete a qualidade do mercado de capitais no nosso país?




    Enquanto diversas bolsas de valores ao redor do mundo (inclusive mercados de países em grave crise financeira) tem apresentado um desempenho interessante, como podemos observar abaixo:

    - IBEX35 (Espanha) -3,09%
    - DAX 30 (Alemanha) -2,00%
    - Dow Jones (EUA) +11,00%

    a bolsa brasileira amarga uma queda de 11,52% em 2013, seguramente sendo uns dos (senão o pior) resultado do mundo. Mas será que a bolsa está realmente ruim? Em partes sim, mas se olharmos o índice bovespa por uma outra ótica podemos verificar que esta é na realidade uma "meia-verdade".

    Vejamos: existem muitas empresas com ganhos espetaculares em 2013, como Grendene (+38,01%), Eternit (+16,59%), Cielo (+15,40%), Vivo (+12,66%), Coelce (+12,45), Cemig (+12,37%), dentre outras.

    Por outro lado, existe uma quantidade enorme de empresas ruins como: OGX (-68,95%), MMX (-67,61%), que acabam influenciando o resultado final do índice por sua liquidez e popularidade.

    É obvio que existem empresas com maior liquidez (e com qualidade, como a VALE por exemplo) que devido à crise tem tido um desempenho ruim e ajudado no fraco desempenho do índice  Porém, o índice Bovespa não leva em conta a qualidade da empresas (o que também não seria fácil de auferir e gerar um índice)  o que acaba levando a uma falsa percepção que tudo está ruim.

    Não é bem assim e existem pessoas ganhando dinheiro e fechando o mês no positivo. Como sempre, fica a dica: se concentre na qualidade das empresas que você investe e não fique ligando para o nervosismo do mercado, pois muitas vezes o próprio índice - que teoricamente deveria representar o mercado - nem sempre passa uma imagem verdadeira das oportunidades que podem ser aproveitadas.

    (Os dados utilizados na postagem referem-se ao dia 19/04/2013)

    Créditos da imagem: http://www.freedigitalphotos.net

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    8 comentários:

    1. Medir se uma empresa é boa ou ruim baseado na valorização dos primeiros 4 meses do ano:

      Não foi assim que Graham ensinou!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! A questão não é mostrar se as empresas são boas ou não. Quero demostrar que a despeito de muitas ações caindo consideravelmente existem diversos ativos se valorizando, mesmo em um cenário aparenta ser totalmente adverso. Um abraço!

        Excluir
    2. Com certeza temos bons papéis por aí, aos que você citou coloque também a porto belo. O segredo está em se selecionar as melhores empresas e entrar nos melhores momentos.

      Abraço

      http://blogdouo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. "O segredo está em se selecionar as melhores empresas"...é isso ai, mas para isso temos que estudar, analisar e estudar mais um pouquinho...rsrsrsrsrs

        Excluir
    3. Quando todo mundo acha que a bolsa está ruim, talvez seja hora de entrar.

      Abraços

      ResponderExcluir
    4. Boa análise.
      A small caps estão dando um show a parte, acrescentaria tabem a EZTC3. O Ibov pode não estar muito bem reflexo do momento global, contudo há empresas excelentes que vem demonstrando grande valorização e só ter paciencia e garimpar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Educação Financeira! Como escrevi no comentário acima, oportunidades existem, mas temos que garimpar! Um abraço!

        Excluir