Alcance sua independência financeira!

Assine Nosso Feed!

  • Receba artigos e informações valiosas para se destacar no mercado financeiro e ganhar dinheiro.
  • Fique tranquilo(a), sua privacidade será respeitada.


  • sexta-feira, 9 de novembro de 2012

    Série Grandes Investidores: Warren Buffett


    Passam os anos e os conselhos do velhinho de Omaha permanecem atuais e suas frases de impacto estão sempre presentes nos blog's e portais financeiros. Dando continuidade à série "Grandes Investidores" o blog Rico por Acaso apresenta um pouco da história e das lições de Warren Buffett.


    Warren Buffett nasceu em Omaha (Nebraska) no dia 30 de agosto de 1930. É um dos mais bem sucedidos investidores do mundo e grande filantropo. É um grande seguidor das doutrinas de Benjamin Graham, o célebre autor do clássico "O Investidor Inteligente", leitura obrigatória e obra ainda muito atual. Nas próprias palavras de Buffett: "Eu sou 15% Fisher e 85% Benjamin Graham" (Fisher foi outro investidor de sucesso e que influenciou Buffett). Sua fortuna atual (2012) é estimada em 44 bilhões de dólares.

    Buffett é o diretor e fundador da Berkshire Hathaway que é uma companhia também sediada em Omaha e que gere todo o conjunto de seus investimentos. É desta empresa que é editada anualmente a já famosa Carta aos Acionistas onde Warren Buffett traça um panorama atual da economia mundial e suas previsões para o futuro.

    A Berkshire Hathaway (e Buffett por consequência) possui pelo menos 5% de participação nas seguintes empresas: Burlington Northern Santa Fe Corp. (subsidiária integral), Wesco Financial Corporation (80%), Moody's Corporation (19,1%), USG (19%), The Washington Post Company (18,2%), American Express (13,1%), Wells Fargo (9,2%), Gillette (9,1%), Coca-Cola Company (8,6%). Não é necessário muito esforço para perceber que ele está" bem servido" nas empresas que escolheu.

    Além disso, Warren Buffett é um grande filantropo. Em testamento deixou 83% de sua fortuna para a a Fundação Bill e Melinda Gates.

    Livros com seu nome ou que tratam de suas estratégias de investimento são garantia de sucesso e como já escrevi no começo deste post, seus conselhos e frases são muito atuais. Trago abaixo um pouco de sua história como investidor e alguns de seus mais famosos conselhos:


    1. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tê-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo…

    2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias oriundas da  entrega de jornais. Pode-se comprar muitas coisas com pequenas economias.

    3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos , no distrito de Omaha, a  qual comprou após se casar, 50 anos atrás. Diz ele que tem tudo o que precisa  naquela casa. Sua casa não possui muros nem cercas.

    4. Dirige seu próprio carro para todo lugar, e não tem motorista particular, nem equipe de segurança à sua volta.

    5. Nunca viaja em jato particular, embora seja proprietário da maior companhia aérea privada do mundo.

    6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente.

    7. Transmitiu aos seus executivos somente duas regras:

    Regra nº 1: não perca nenhum centavo do dinheiro de seu acionista.

    Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1.

    8. Não costuma frequentar a alta-sociedade. Seu passatempo, após chegar em casa, é fazer ele mesmo um pouco de pipoca e assistir a televisão.

    9. Warren Buffett não usa telefone celular, nem tem computador sobre sua mesa.

    10. Bill Gates, o homem mais rico do mundo, encontrou-se com ele, da primeira vez, cinco anos atrás. Bill Gates achava que nada tinha em comum com Warren Buffett. Portanto, programara seu encontro apenas por meia hora. No entanto, quando Gates o encontrou, este encontro perdurou por dez horas, e hoje em dia, Bill Gates o considera o seu guru.

    Seus conselhos aos jovens:

    ‘Fique longe de cartões de crédito e empréstimos bancários, invista o seu dinheiro em você mesmo, e lembre-se:

    A. O dinheiro não cria o homem, mas é o homem quem criou o dinheiro.

    B. Viva a sua vida da maneira mais simples possível.

    C. Não faça o que os outros dizem - ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer.

    D. Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável.

    E. Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.

    F. Afinal de contas, a vida é sua! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida ?’

    Ao final deste post podemos nos perguntar: como alguém com tanto dinheiro pode viver com tanta simplicidade?

    Particularmente acho que vivemos a vida atrás de grandes conquistas e aquisições. Queremos mansões, super-carros etc.. E estamos certos buscando tudo isso. Porém quando temos a oportunidade de saciar estes desejos (comprando os super-carros e as mansões) tempos depois esses desejos perdem a graça e passamos a desejar um algo mais que talvez o dinheiro não consiga comprar. Este "algo mais" pode ser apenas uma "satisfação" ou "a oportunidade de fazer apenas aquilo que desejamos sem nos importar propriamente com o dinheiro" e isso Warren Buffett faz com maestria, pois tem a satisfação de ser reconhecido mundialmente e mesmo rico continuar "batendo" o mercado, fazendo o que gosta e vivendo da maneira que deseja. E esta acredito que é a maior lição que ele pode nos ensinar.

    Um ótimo final de semana à todos!

    Fonte dos conselhos: Entrevista concedida a rede de televisão NBC.
    Créditos das imagens: Warren Buffett: Wikipedia; freedigitalphotos.net
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    7 comentários:

    1. Muito bom.

      Sou fã do Buffett hehehe

      Acho que faltou um "t" no final do sobrenome dele.

      Abraços!
      Ganhando Muito

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá ganhandomuito! Você está correto, Buffett é com dois "t" mesmo. Um grande abraço e obrigado pela visita!

        Excluir
    2. Mto bom o post, mudando de assunto

      e essa ELPL ein ?

      ta feio

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigado! No caso da ELPL4 quem quiser ser sócio que aproveite a promoção e quem não se sentir bem com a empresa que venda e aloque em outro ativo. Um grande abraço!

        Excluir
    3. Pra mim uma das principais lições aprendidas com Buffett é manter um padrão de vida abaixo de suas possiblidades.Por exemplo, possuir um carro que não ultrapasse 5% do valor total de seu patrimônio.

      Abraço!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Felipe! Com certeza esta é uma grande lição. Um grande abraço!

        Excluir
      2. Meu patrimônio de de 1000 reais me permite um veículo de 50tão... to ferrado hahahaha

        O jeito é ir de busão hahaha

        Excluir